TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

sexta-feira, 15 de março de 2024

LITERATURA REGIONAL - MAIS DUAS OBRAS IMPORTANTES

Na coluna Literatura Regional desta semana, falaremos sobre mais dois livros que recebemos recentemente, graças a cortesia de seus autores.

A primeira obra que destacamos tem o título de Andanças - Causos, Poesias e Imagens, e foi escrita pelo poeta, declamador, radialista e ativista cultural Dorval Dias
Em 168 páginas, ao livro traz um apanhado de histórias que se sucederam no decorrer da vida do autor, bem como descreve um regionalismo puro, corroborado não só pelas 35 poesias da lavra de Dorval, mas também pelas 116 fotografias, alguns recortes de jornais e os 41 causos que foram contados por ele, ao jornalista José Nunes, presidente da ARI - Associação Rio-grandense de Imprensa. O projeto, idealizado ainda em 2020, tem como proposta, levar o leitor a um universo cultural que deve ser contado e reverenciado por todos.  
O livro foi lançado foi apresentado ao público gaúcho durante o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.  A atividade oficial de lançamento, ocorreu no dia 12 de março, na Sociedade Orpheu, em São Leopoldo. 
Para adquirir o livro Andanças – Causos, Poesias e Imagens, basta fazer contato com José Nunes, através dos seguintes Whatsapp nº (51) 99949-3142.

Breve Biografia do Autor:
Natural de Bagé, Dorval Delgado Dias é poeta, compositor, declamador, produtor cultural e radialista. Atua no meio nativista desde 1970, nas funções de compositor, jurado e produtor. Possui mais de 80 composições gravadas por diversos cantores gaúchos. De forma individual, tem 10 CDs editados. Foi premiado como autor em cerca de 20 festivais e já produziu mais de 40 edições. Recentemente ajudou a fundar o CTG Querência de Garopaba, na cidade catarinense onde reside atualmente. 
 

O outra obra literária que recebi e que igualmente enfatizo aqui na coluna Literatura Regional tem o título de Resenha de uma Existência.  Escrito pelo advogado, escritor e poeta Anildo Araújo, o livro é constituído por 215 páginas pelas quais se espargem 46 poemas, 20 sonetos, 19 contos e crônicas, 9 quadrinhas e 14 pensamentos impregnados de sensibilidade, com versos que abordam temáticas sociais, falam sobre o amor, sobrevoam o sagrado, sem deixar de abordar assuntos ligados ao universo regional.
A importância deste livro é declarada pelo poeta Carlos Omar Villela Gomes ao prefaciar a obra:  “Entreguem-se à poesia pura e reinventem sua própria história, com a certeza de que suas almas e pegadas se fortalecerão a cada página.”
Resenha de uma Existência é o primeiro livro do poeta Anildo Araújo. 

Breve Biografia do Autor:
O advogado, poeta e escritor Anildo Araújo é gaúcho de Erechim, mas está aquerenciado na cidade de Chapecó/SS, onde aposentou-se como promotor de justiça.
Iniciou sua militância no tradicionalismo gaúcho ainda na juventude, quando participava ativamente como declamador e também como laçador. 
Após a aposentadoria libertou sua alma para que desse vazão às suas inspirações poéticas.   

  
Nosso sincero agradecimento aos poetas Dorval Dias e Anildo Araújo pela atenção e pela gentileza de presentearem-nos com tão valiosas publicações que valorizam e enaltecem a poesia regional gaúcha. Baita abraço a esses dois amigos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.