TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

sexta-feira, 8 de março de 2024

DOIS LIVROS DE FUNDAMENTO

Bueno gauchada. 
Graças a gentileza de seus autores, recebemos nesta semana, mais duas publicações de fundamento, dois livros de poesias cuja aquisição e leitura recomendamos, por se tratarem de duas joias da literatura regional gaúcha.

A primeira obra que eu destaco 
tem o título de A POESIA NOS UNE, escrito pela poetisa e declamadora Tatiane Crestani, seguidamente premiada em festivais de poesia e concursos de declamação.
O livro A Poesia nos Une e constituído por 135 páginas pelas quais campeiam 42 poemas impregnados de sensibilidade e de encanto, versos que falam sobre temáticas sociais e existenciais, sem deixar de abordar assuntos como a vida no campo, a natureza, os romances, a força do amor e a própria arte poética. São poemas que nos emocionam, nos alegram e até mesmo nos levam à reflexão  sobre a nosso papel como seres humanos. 
Como diz o poeta Moisés Menezes num dos textos de apresentação do livro, “... amar a poesia é amar a vida. A poesia é um refúgio onde a realidade em sua crueza, não nos alcança. Tatiane Crestani nos une em torno deste livro, nos une em torno da poesia, então, nos une pelo amor.”    


O outro livro de poesias que recebi e que igualmente enfatizo aqui neste espaço, é intitulado GUERRA
E LAVRA - POEMAS DO SUL
, de autoria do poeta José Luiz Flores Moró, presença constante no cenário poético do Rio Grande do Sul, com participações importantes em festivais e concursos de poemas.
Primeiro livro publicado por MoróGuerra e Lavra é composto por 215 páginas pelas quais são distribuídos 79 poesias bem concebidas, ricas em figuras de linguagem e metáforas, poemas, narrativas e sonetos que abordam temas como a lide do homem campeiro, a importância da família, os tempos de guri, o êxodo rural e suas consequências... Falam também de amor, de nostalgia e da prenda amada.
Parafraseando o poeta Carlos Omar Villela Gomes, autor do texto de apresentação do livro: A poesia é alimento pra alma e neste livro, Guerra e Lavra, temos um prato cheio de bons alimentos para os nossos espíritos.

Muito obrigado a poetisa Tatiane Crestani e ao poeta José Luiz Flore Moró pelo carinho e pela gentileza de presentearem-me com tão valiosas obras que valorizam e enaltecem a poesia regional gaúcha.

Baita abraço aos dois amigos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.