TOTAL DE ACESSOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

AGENDA NATIVISTA 2024

AGENDA NATIVISTA 2024
Clica na imagem e confere os prazos para inscrições e as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2024.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

TROFÉU RONDA DOS FESTIVAIS 2023 - CATEGORIA POESIA


E
m janeiro do ano de 1998, numa das páginas do Jornal Painel da cidade de Osório, eram anunciados pela primeira vez, os Destaques dos Festivais.  A iniciativa do comunicador e produtor nativista Jairo Reis, surgia, há 26 anos, com o propósito de enaltecer os nomes daqueles poetas, músicos, compositores, intérpretes, instrumentistas, declamadores e amadrinhadores que conquistaram maior número de premiações nos festivais de música e de poesia realizados no ano de 1997.   A repercussão positiva dos Destaques..., estimulou o seu autor a continuar realizando anualmente a pesquisa, divulgando seus resultados nos espaços que ocupava a época, em alguns veículos de comunicação.
Em 2011, o Blogue Ronda dos Festivais passou a ser o principal canal de divulgação dos Destaques dos Festivais.  
A partir de 2016, o idealizador do projeto passou a promover eventos, durante os quais entrega Troféus aos agraciados.  Em 2018, a confraternização aconteceu no fantástico Estribo Hotel Estância, em Santo Antônio da Patrulha.  Em 2019, o evento foi realizado no Restaurante Parque de Rodeio, em Osório.  Nos anos de 2020, 2021 e 2022, a pandemia e seus efeitos tornaram impossível a realização da festividade.
Em 2022, com o objetivo de enaltecer o Blogue e o relevante papel que a página vem cumprindo em favor do nativismo gaúcho, a premiação passou a denominar-se Troféu Ronda dos Festivais. 
A entrega física dos troféus aos destaques do nativismo, voltou a ser realizada em 2023, tendo por cenário o CTG Presilha do Pago, em Sant’Ana do Livramento. 
Em 2024, provavelmente no mês de abril, haverá um evento de confraternização e entrega dos troféus aos vencedores. A data e o local estão sendo definidos e serão divulgados oportunamente.

Após este sucinto relato histórico, chega o momento de anunciarmos os agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais 2023 na Categoria FESTIVAIS DE POESIA.
 
Antes, porém, é fundamental que fiquem claros os parâmetros que norteiam desde sempre, a nossa iniciativa:
1. Foram considerados neste levantamento aqueles festivais que, nos seus regulamentos, estabelecem a realização de mostras competitivas, de cunho regionalista, com as obras concorrentes sendo determinadas por triagem prévia, apresentadas no palco e/ou através de transmissões ao vivo;
2.  Além dos certames promovidos no Rio Grande do Sul, foi inserido no presente levantamento, o festival 10º Celeiro da Poesia, de Abdon Batista/SC, em virtude de ser um concurso com características idênticas aos que ocorrem no RS e por contar com significativa participação de poetas, declamadores e amadrinhadores do Rio Grande do Sul;
3. Não integram esta estatística os “festivais temáticos”, também chamados de “costeiros” ou “de barranca”, os concursos de interpretação e as mostras reconhecidas como "fase local";
4. O critério para definição dos agraciados, desde a sua primeira edição, é a cumulatividade, ou seja, a soma das premiações conquistadas em cada modalidade;
5. As modalidades contempladas no TRDF foram estabelecidas pelo autor do levantamento, o comunicador e produtor nativista Jairo Reis, num formato de fácil compreensão;
6. Eventuais empates serão resolvidos levando-se em consideração as outras premiações eventualmente obtidas pelos indicados, respeitando-se a representatividade hierárquica do prêmio (1º lugar, 2º, 3º e assim, sucessivamente). Se ainda assim, persistir o empate, será declarado vencedor o indicado que tiver a idade mais avançada;  
7. Os vencedores de cada modalidade receberão um exemplar do Troféu Ronda dos Festivais, oferecido pelo blog Ronda dos Festivais.
8. Em 2023 foram realizados 06 (seis) festivais de Poesia, a saber:    
    8º Esteio da Poesia Gaúcha - 12 de agosto – Esteio/RS
    7º Festival do Candieiro - Poesia e Canto - 01 de setembro – Uruguaiana/RS
    Sesmaria da Poesia Gaúcha - 25ª Quadra - 30 de setembro – Osório/RS
    8ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula - 21 de outubro - Porto Alegre/RS
    19º Bivaque da Poesia Gaúcha - 21 de outubro - Campo Bom/RS
    10º Celeiro da Poesia - 11 de novembro - Abdon Batista/SC
 
Após estes necessários esclarecimentos, passamos a revelar os agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais 2023 nos festivais de POESIA.
 
POETA COM MAIS VITÓRIAS:
O vencedor desta modalidade, conquistou 2 (dois) troféus de Primeiro Lugar, no 8º Esteio da Poesia Gaúcha, com a poesia ANDARENGAS, e no 19º Bivaque da Poesia Gaúcha, com o poema E A RIMA FECHA A PORTEIRA.  
Considerando este fato, anunciamos que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais, na modalidade Poeta Com Mais Vitórias, pelo segundo ano consecutivo, é o MATHEUS COSTA.















 MELHOR DECLAMADORA: 
Nesse quesito modalidade, apenas uma declamadora conquistou o troféu de Primeiro Lugar na modalidade. 
Ela defendeu o poema ROMANCE DA APARECIDA, de autoria de Paulo Ricardo Costa, no 7º Festival do Candieiro – Poesia e Canto, realizado no dia 1º de setembro, em Uruguaiana.  
Sendo assim, é justo declarar que o Troféu Ronda dos Festivais 2023, na modalidade Melhor Declamadora vai para JULIANE BERTIN.
                                                                                                                                                                           





MELHOR DECLAMADOR:
Nesta modalidade, houve 2 (dois) declamadores conquistando 1 (um) troféu de Primeiro Lugar Declamador. Um deles, no entanto, atuou numa poesia classificada em terceiro lugar no 8º Esteio da Poesia.  Valendo-nos desse critério de desempate, concluímos que o Troféu Ronda dos Festivais 2023, na modalidade Melhor Declamador vai para ÉRICO PADILHA.
 






MELHOR AMADRINHADOR: 
Neste quesito igualmente houve empate entre dois amadrinhadores que conquistaram 1 (uma) vez o troféu de Primeiro Lugar Amadrinhador.  Um desses instrumentistas, no entanto, atuou nas poesias classificadas em primeiro e segundo lugares no 8º Esteio da Poesia Gaúcha.  Esta constatação, utilizada como critério de desempate, nos permite anunciar que o Troféu Ronda dos Festivais 2023, na modalidade Melhor  Amadrinhador será entregue ao violonista JEAN CARLO GODOY.
Jean também venceu esta modalidade no ano de 2022.
 
DECLAMADOR OU DECLAMADORA COM MAIOR NÚMERO DE PREMIAÇÕES:
Esta modalidade tem como agraciado aquele declamador que, na modalidade Melhor Intérprete, conquistou 2 (dois) troféus de Segundo Lugar, no 8º Esteio e no 19º Bivaque.    A partir destes indicadores, é correto anunciar que o Troféu Ronda dos Festivais 2023, na modalidade Declamador Com Mais Premiações, vai para FÁBIO MALCORRA.
 
AMADRINHADOR COM MAIOR NÚMERO DE PREMIAÇÕES:
Nesta categoria, 2 (dois) Amadrinhadores conquistaram 2 (dois) troféus de Primeiro Lugar na modalidade. Utilizando o critério de desempate, constatamos que vencedor defendeu dois poemas classificados em primeiro e segundo lugares. O outro amadrinhador defendeu poesias classificadas e segundo e terceiros lugares.
Diante disso, podemos declarar que o Troféu Ronda dos Festivais 2023, na modalidade Amadrinhador Com Mais Premiações vai para o violonista JEAN CARLO GODOY.
 


POETA COM MAIOR NÚMERO DE  PREMIAÇÕES: 
Para definir o agraciado ou agraciada desta modalidade, consideramos, exclusivamente, as conquistas relativas a categoria Poesia. Obedecendo esta norma, apuramos que um dos autores conquistou dois troféus de Primeiro Lugar no 8º Esteio e no 19º Bivaque.  Estas premiações indicam que o Troféu Ronda dos Festivais 2023 de Poeta Com Mais Premiações vai para o jovem vate MATHEUS COSTA.
 







JURADO MAIS FREQUENTE:
Esta modalidade revela o nome daquele, ou daquela, que integrou maior número de vezes as comissões avaliadoras dos festivais de poesia do ano de 2023.  
Ao todo, 18 pessoas atuaram como jurados nos 06 (seis) festivais de poesia contemplados no presente levantamento.  Foram 08 poetas, 02 poetisas, 04 declamadores, 01 amadrinhador e 03 nomes de outros segmentos culturais. Todos/as exerceram a função de Jurado/a uma única vez.  Diante dessa intrincada situação, a exemplo da edição passada, tivemos que aplicar novamente o critério “longevidade” para definirmos o merecedor do troféu.  Desta forma, é possível anunciar que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais, na modalidade Jurado Mais Frequente nos festivais de poesia de 2023 é o poeta EDILSON VILLAGRAN MARTINS, cuja idade é superior aos demais indicados. Villagran, que completou 80 anos no dia 04 de janeiro passado, atuou na comissão avaliadora do 19º Bivaque da Poesia Gaúcha, de Campo Bom. .
 
POESIA DO ANO:
A Poesia do Ano de 2023 será definida por uma comissão avaliadora que terá a incumbência de analisar criteriosamente cada uma das 07 (sete) poesias que conquistaram a premiação alusiva ao Primeiro Lugar nos festivais realizados no ano de 2023. 
Encerradas as análises individuais, cada jurado deverá ranquear as cinco melhores poesias, em ordem crescente, de acordo com a sua opinião, é claro. 
Os nomes dos integrantes da referida comissão julgadora, serão anunciados numa próxima postagem, aqui no blog. 
POESIA DO ANO será anunciada ainda no mês de janeiro/2024, tão logo seja definida pelos avaliadores.  
Após revelados os merecedores do Troféu Ronda dos Festivais 2023 na categoria POESIA, temos por obrigação, externar o nosso agradecimento a todos que, de alguma forma, colaboraram com este nosso humilde, mas importante trabalho de eleger os destaques dos festivais de poesia do ano de 2023.  Precisamos igualmente, parabenizar a todos aqueles e aquelas que concorreram nesses festivais, especialmente àqueles que despontaram como agraciados.    Que as conquistas e o sucesso sejam maiores em 2024.
O resultado do Troféu Ronda dos Festivais 2023, será repercutido no programa Gente Gaúcha, veiculado atualmente por 30 trinta) emissoras de rádio de quatro estados brasileiros, com produção e apresentação de Jairo Reis.
 
Lembrando mais uma vez que a confraternização de entrega do Troféu Ronda dos Festivais 2023, acontecerá em data e local a serem definidos e divulgados oportunamente. Haverá de ser um grande acontecimento, cuja presença de todos torna-se imprescindível.
 
Numa próxima postagem, revelaremos a nominata dos agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais 2023 na categoria FESTIVAIS DE MÚSICA.
Aguardem.

Utilizamos nesta postagem, imagens captadas nos perfis dos agraciados nas redes sociais.  Aos autores das referidas imagens, cujos nomes não foi possível descobrir, vai o nosso agradecimento pela cedência do material.
 
IMPORTANTE: 
Em caso de utilização e reprodução parcial ou total das informações constantes nesta postagem, favor registrar o devido crédito ao seu autor, o comunicador e produtor nativista JAIRO REIS. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.