Já faz 26 anos que o comunicador, produtor nativista e blogueiro Jairo Reis revela, no início de cada ano, a nominata dos agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais,
tradicional premiação oferecida aos destaques dos festivais de música e de poesia de cada ano no Rio Grande do Sul.
Além dos quesitos individuais, nas Categorias Música, Poesia e Música Instrumental,
a partir de 2017 mais três modalidades passaram a ser contempladas: MÚSICA DO ANO, POESIA DO ANO e MÚSICA INSTRUMENTAL DO ANO.
Desde então, os trabalhos vencedores destas três categorias tem sido eleitos por uma comissão avaliadora, constituída especialmente para exercer a honrosa tarefa.
Após receber os arquivos de áudio e as letras das músicas e das poesias vencedoras dos festivais, os integrantes da referida comissão, tem a incumbência de ouvir, analisar criteriosamente e conceituar uma por uma das obras. A partir dessa apreciação, cada avaliador apontará, de acordo com o seu critério, os melhores poemas, as melhores canções e as melhores músicas instrumentais, ranqueando-as do 1º ao 5º Lugar.
Os jurados receberão os áudios e as letras das músicas e das poesias vencedoras até o dia 12 de janeiro e terão que remeter suas avaliações ao organizador Jairo Reis, até o dia 31 de janeiro.
De posse das planilhas enviadas pela comissão julgadora, o organizador atribuirá uma pontuação para cada uma das 05 (cinco) obras destacadas pelos jurados. O somatório dos pontos definirá a MÚSICA DO ANO a POESIA DO ANO e a MÚSICA INSTRUMENTAL DO ANO.
O anúncio das vencedoras será publicado no blog Ronda dos Festivais, no início do mês de fevereiro.
O resultado será repercutido numa das próximas edições do no Programa Gente Gaúcha, veiculado semanalmente em diversas emissoras de rádio. No programa, serão apresentadas as obras vencedoras, bem como as manifestações de seus autores e intérpretes.
Confere a relação das poesias e das músicas vencedoras dos festivais de 2023, clicando no link a seguir: https://rondadosfestivais.blogspot.com/2024/01/trofeu-ronda-dos-festivais-definira.html
Como de praxe, haverá uma confraternização para entrega dos Troféus aos agraciados, provavelmente no início do mês de abril, em Porto Alegre.
A comissão avaliadora que elegerá a MÚSICA DO ANO, a POESIA DO ANO e a MÚSICA INSTRUMENTAL DO ANO, está constituída por pessoas com capacidade e conhecimento comprovados, cujos nomes passamos a elencar agora:
.
Poeta,
escritor e Presidente da Estância da Poesia Crioula
Jornalista, radialista e apresentador
Cantor, compositor e deputado estadual
Um dos mais experientes e atuantes
diretores de palco dos festivais nativistas.
Tá feia a coisa...
ResponderExcluir