TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A MAGNÍFICA OBRA DE JUAN DANIEL

Juan Daniel Isernhagen, poeta e escritor sulino
Natural de Santa Maria, o poeta e compositor gaúcho Juan Daniel Isernhagen já andejou pelo centro-oeste brasileiro, até que em 2007, aquerenciou-se na cidade catarinense de Balneário Camboriú, onde trabalha e reside desde então.    A partir de 2008, Juan Daniel pavimentou sua estrada no universo do nativismo gaúcho, com participações frequentes e importantes no cenário dos festivais  de música e de poesia do sul do Brasil.  Agora em 2022, Juan lidera a comissão organizadora do 1º Terral da Canção Gaúcha, mostra competitiva programada para os dias 24 e 25 de setembro, em Balneário Camboriú/SC.  
Além das atribuições já citadas, Juan Daniel Isernahagen também se apresenta como um excelente escritor.  Possui dois livros publicados,  "Bagualles - Um Canto de Amor à Terra", editado em 2014,  e "Pueblito - Contos do Sul do Mundo", lançado em 2021, obras de grande valor literário, artístico e cultural.  
Numa demonstração imensa de gentileza, Juan Daniel enviou exemplares das duas publicações pra gente. 
Ao mesmo tempo em que agradecemos a atenção do autor e amigo Juan Daniel, discorremos a seguir sobre as características das obras, cuja leitura e audição novamente recomendamos.   


Bagualles - Um Canto de Amor à Terra.
Romance regional campeiro,  com 350 páginas, nas quais o autor descreve a cidade fictícia (ou não) de Bagualles, bem como narra a saga de seu morador mais ilustre, Dom Arthur de Bagualles, campeiro, nativista e cantador que  se auto designou a missão de transformar a sociedade por intermédio da cultura de qualidade, da música e dos valores regionais. 
Além do primoroso texto, o livro traz ainda poemas, letras de músicas e gravuras do artistas plástico Vasco Machado.    
Ilustrando a narrativa, acompanha o romance, um CD com 17 canções de autoria de Juan Daniel,  interpretadas por nomes consagrados do nativismo:
Juan Daniel Isernhagen, Luiz Marenco, Joca Martins, Cristiano Quevedo, Marcelo Oliveira, Juliano Moreno, Raineri Spohr, Daniel Cavalheiro, Alex Har, Francisco Oliveira, Xiru Antunes, Vítor Amorim, Robson Garcia, Arthur Mattos, Ita Cunha.


DVD Bagualles:
Lançado em 2016, o DVD complementa o romance editado em 2014. Registra som e imagens de um grande espetáculo poético-musical, realizado e gravado ao vivo em junho de 2015, no Teatro Municipal de Balneário Camboriú.   Produzido por Juan Daniel, Leonardo Gadea e Cristian Camargo, o show contou com as participações de 13 importantes intérpretes nativistas.  
Encartado na embalagem do DVD, acompanha o CD igualmente gravado ao vivo durante o show. 





Pueblito - Contos do Sul do Mundo:
Lançado em 2021, o livro de 224 páginas traz contos regionais, estórias e crônicas, narradas com criatividade, inspiração e sensibilidade pelo seu autor Juan Daniel.  
Desta feita, ele apresenta o personagem Riograndino Artigas Folcloreando, amigo de Dom Arthur de Bagualles, figura central do romance Bagualles, lançado em 2014.  Riograndino Artigas Folcloreando, segundo seu criador,  " é um cavaleiro andante do tempo, que renasce muitas vezes sempre com a alcunha de ser ... Sulino". 
Além de um texto cativante, Pueblito, mostra gravuras, fotos, poemas e escritos musicais campeiros. A exemplo de Bagualles, Pueblito também encarta um CD com 18 faixas, todas de autoria de Juan Daniel Isernhagem, interpretadas por um elenco primoroso de cantores e cantoras nativistas.    Produzido por Juan Daniel, Cristian Camargo e Pedro Terra, o disco registra as vozes dos seguintes intérpretes:    Ricardo Bergha & Juan Daniel Isernhagen, Luiz Marenco, Joca Martins, André Teixeira, César Oliveira & Rogério Melo, Nilton Ferreira, Jari Teres, Quarteto Coração de Potro, Marcelo Oliveira, Juliana Spanevello & Trio Rédea Solta, Buenas e M'Espalho, Marco Aurélio Vasconcellos. Juliano Moreno, Raineri Spohe, Chico Paim & Alex Har,  Daniel Cavalheiro, Índio Ribeiro & Chico Bastos,  Arthur Mattos, Xirú Antunes, Ita Cunha.
A faixa 1 do CD é justamente o rasguido intitulado Riograndino Artigas Folcloreando, com letra de Juan Daniel e melodia de Rodrigo Morales, premiado em segundo lugar na 2ª Trincheira do Canto Xucro, festival realizado em agosto/2021, na cidade de Viamão.

Esta é uma parte importante da magnífica obra poética, musical e literária desse jovem poeta sulino, cujo talento merece ser apreciado por gaúchos e brasileiros.

Parabéns e um baita abraço Juan Daniel Isernhagen! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.