TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

quinta-feira, 31 de março de 2022

FÁBRICA DE GAITEIROS EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

                                                                                                
Idealizado em 2012 pelo acordeonista Renato Borghetti, o projeto Fábrica de Gaiteiros já atua com sucesso em 16 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Agora, chegou a vez da cidade de Santo Antônio da Patrulha contar com uma de suas unidades. O local escolhido foi a Pracinha da Cultura - Praça CEU, situada na Rua Fernando Antônio de Lemos, 85, Bairro Bom Princípio. 
O projeto Fábrica de Gaiteiros - Unidade SAP oferecerá aulas gratuitas de gaita de oito baixos para estudantes de escolas públicas de Santo Antônio da Patrulha, com idade entre 7 e 15 anos. Quem ministrará as aulas será o músico patrulhense Evandro Cardoso, o popular Manchinha, neto do saudoso gaiteiro Nenê Cardoso. 
O início das aulas está agendado para a segunda quinzena de abril e as inscrições podem ser efetivadas até o dia 06/04/2022, diretamente no site www.fabricadegaiteiros.com.br.  
Encerrado o período para inscrições, haverá um sorteio entre todos os inscritos, com a presença dos envolvidos, prezando pela transparência do processo. Serão definidos os 12 alunos contemplados e mais 12 suplentes, para o caso de desistências ou aumento do número de vagas. 
As crianças e jovens interessados não precisam ter conhecimento prévio no instrumento ou em música, assim como não é necessário ter a gaita. Nas aulas são utilizadas as gaitas produzidas na própria Fábrica de Gaiteiros de Barra do Ribeiro, exclusivamente para fins didáticos.

Financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BRDE, a Unidade Patrulhense da Fábrica de Gaiteiros tem produção executiva e cultural da Tambor Produções, empresa da também patrulhense Raffaela Reis, que é a proponente do projeto cultural aprovado junto à Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo. 
A iniciativa conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha e a parceria do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música.
Durante o desenvolvimento das ações, haverá um Concerto Didático para estudantes e professores de escolas públicas, ministrado pelos acordeonistas Manchinha e Renato Müller. No encerramento das atividades,  a comunidade local poderá apreciar um espetáculo de encerramento do ano, estrelado pelos gaiteiros mirins com participação especial de Renato Borghetti.

PS:  Parabéns à produtora Raffaela Reis, que é sobrinha do comunicador e produtor nativista Jairo Reis, responsável pelo blog Ronda dos Festivais

Foto: Renê Goya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.