TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

segunda-feira, 14 de março de 2022

A MÚSICA DE ORISTELA ALVES

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, aconteceu a estreia do documentário A Música de Oristela Alves, que aborda a trajetória de uma das mais destacadas cantoras do movimento nativista. Com 37 minutos de duração, o documentário é fruto do projeto de extensão Processos Criativos de Produção Musical (Câmara de Eco), vinculado ao curso de Música e Tecnologia da UFSM.
 
O filme resgata a história de Oristela Alves, como uma das intérpretes que mais brilhou nos palcos da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, principalmente de 1975 e 1985.  Oristela participou também de muitos outros festivais. E essa experiência  ela trouxe consigo para Santa Maria, onde integrou-se a organização da Tertúlia Musical Nativista e de outros eventos. 
O material cinematográfico conta com uma entrevista exclusiva com a cantora, além de participações especiais de personalidades como Luiz Carlos Borges, Júnior Benaduce, Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Vasconcellos, Chico Sosa, Daiane Diniz e Analise Severo, entre outros artistas que falam sobre a trajetória de Oristela Alves.
Coordenado pelo professor e músico Sandro Cartier, o projeto Câmara de Eco desenvolveu-se por meios virtuais, nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, a equipe do documentário trabalhou na realização de entrevistas, coleta de depoimentos e pesquisa em arquivos.

Integram a equipe de criação Sandro Cartier, que assina roteiro e direção; Elvio Alberto Walter, responsável pelo roteiro e pesquisas; Raquel Guerra (docente da Licenciatura em Teatro), na produção e edição; Renato Molina, na produção e edição musical; Laédio José Martins (docente do Departamento de Artes Cênicas), na direção de arte; e Luciano Gabbi, na produção do set. O curta-metragem tem ainda a participação dos estudantes Arthur Reckelberg, Jordiel Biniek e Krystal Dalla Corte, respectivamente nas funções de trilha, design gráfico e assistência de produção.

O evento de lançamento do documentário A Música de Oristela Alves ocorreu no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), mas o vídeo pode ser apreciado no canal do projeto no Youtube (link abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=U2yRR_BZ-JU&t=1638s

Outras informações estão disponíveis nas páginas do projeto Câmara de Eco no Facebook e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.