O Teatro do Sesc, localizado na Avenida Alberto Bins, 665, centro de Porto Alegre, recebe o Sarau do Solar Especial - Música e Diversidade - da Assembleia Legislativa - em homenagem a Luiz Carlos Borges.
O espetáculo é nesta quarta-feira, 24 de setembro, às 19 horas, com Emily Borghetti e Mauro Moraes Trio.
Entrada gratuita, mediante retirada de senhas no local, a partir das 18h30.
Emily Borghetti é uma artista cujo trabalho transita entre a dança, a música e a performance. Desde 1994, estuda dança com sua mãe, Cadica, e juntas dirigem uma companhia que, ao longo de 30 anos, pesquisa e desenvolve a fusão do flamenco com as tradições culturais do Rio Grande do Sul. A busca pelo protagonismo feminino nas danças tradicionais gaúchas é uma das pesquisas de Emily, que também coreografou diversos grupos em CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), destacando a força e a representatividade das mulheres na dança regional.
O projeto Viração, que vai ser apresentado no Sarau do Solar, é uma colaboração artística inédita entre a bailarina e percussionista Emily Borghetti e musicistas e cantoras gaúchas com trabalhos autorais, que unem suas expressões musicais e a dança vibrante de Emily, marcada por sapateado, percussão e energia. O espetáculo celebra a cultura do pampa gaúcho, explorando suas tradições em constante transformação e conectando-as com novas formas de criação. A performance reflete sobre a importância da improvisação e da criação autoral, criando uma experiência única e inovadora. Com seu caráter de ineditismo, Viração busca romper com convenções e apresentar uma abordagem fresca e original das tradições gaúchas.
O espetáculo contará com participações especiais de mulheres musicistas e cantoras que também exploram as temáticas da cultura gaúcha, ampliando a diversidade e a representatividade da apresentação.
Mauro Moraes completa a noite festival. Nascido em Uruguaiana, é um cantor, compositor e violonista nativista gaúcho. Em sua carreira foi premiado com seis troféus Açorianos de Música. Em 1999, 2004, 2005 e 2007, venceu o prêmio nas categorias Melhor Compositor, Música Regional e Melhor Disco Regional. Em 2002, foi homenageado na Câmara Municipal de Porto Alegre com o Prêmio Lupicínio Rodrigues, pelo conjunto de sua obra. Em 2014, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha da 53ª Legislatura, pelo cumprimento de seus 30 anos de carreira. Em 2017, na 40ª Califórnia da Canção Nativa, foi homenageado com a Medalha da 54ª Legislatura. Com a canção "Feito o Carreto", foi premiado sete vezes na 31ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 2002, sendo agraciado com o Troféu Calhandra de Ouro.
O espetáculo do Sarau - “Mauro Moraes Trio” - é um trabalho autoral fundamentado nas coisas de campo e cidade e traz na poesia a palavra cantada.
SERVIÇO
Sarau Especial Luiz Carlos Borges recebe Emily Borghetti e Mauro Moraes Trio
Dia 24 de setembro, às 19 horas
No Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665 - Porto Alegre)
Entrada gratuita, mediante retirada de senhas no local, a partir das 18h30
ONDE ASSISTIR O SARAU DO SOLAR
⦁ Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
⦁ Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
⦁ YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/ transmissoes
⦁ Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.