Embora o Blog Ronda dos Festivais disponibilize e mantenha uma Agenda Nativista completa e atualizada, seguidamente somos consultados por organizadores de festivais de música e de poesia, sobre o cronograma de atividades destas mostras competitivas que ocorrem às dezenas no Rio Grande do Sul e até mesmo em Santa Catarina. Mesmo sem entender por que eles mesmos não pesquisam na Agenda, prestamos as informações solicitadas com a maior boa vontade, em total parceria.
Notamos, no entanto, que a maioria absoluta das consultas referem-se à datas do segundo semestre, que é desde sempre, o período em que acontece o maior número de festivais.
Mas, por que os produtores culturais, as prefeituras e as associações que promovem estes eventos preferem o segundo semestre do ano?
Alguém poderia responder?
Tentando retratar esta realidade, e também à título de curiosidade, fizemos uma breve pesquisa na Agenda Nativista 2025, considerando é claro os festivais que já ocorreram, os que já confirmaram suas edições e aqueles que estão apenas projetados. O resultado é o seguinte:
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025:
Festivais de Músicas Inéditas:............................. 09
Festivais de Poesias Inéditas:.............................. 01
Festivais de Música Instrumental:...................... 02
Festivais de Interpretação - Música:................... 07
Festivais de Interpretação - Poesia:.................... 01
TOTAL DE FESTIVAIS:.......................................... 20
SEGUNDO SEMESTRE DE 2025:
Festivais de Músicas Inéditas:............................. 43
Festivais de Poesias Inéditas:.............................. 11
Festivais de Música Instrumental:....................... 03
Festivais de Interpretação - Música:.................... 15
Festivais de Interpretação - Poesia:..................... 03
TOTAL DE FESTIVAIS:........................................... 75
FESTIVAIS POR MÊS:
Julho:........................ 06
Agosto:...................... 17
Setembro:.................. 13
Outubro:................... 13
Novembro:................ 17
Dezembro:................ 09
Este números revelam que, provavelmente ocorrerão 75 (setenta e cinco) festivais em 26 (vinte e seis) semanas. Se eliminarmos a do Natal, restam 25 (vinte e cinco) até o final do ano, o que estabelece uma média de 3 (três) festivais a cada final de semana.
Alguns afirmam que as coincidências de datas são negativas, pois impossibilitam a participação de músicos e prestadores de serviços em mais de um evento, reduzindo suas oportunidades de trabalho e de faturamento financeiro. Contraditoriamente, outros as veem como positivas, dizendo que graças a estes choques de datas, surgem aberturas de espaços para outros profissionais da música mostrarem suas aptidões e, igualmente, obterem algum ganho pecuniário.
Polêmicas à parte, sugerimos que os organizadores de festivais reflitam sobre este assunto, buscando quem sabe, um movimento de unidade em prol da elaboração de um calendário de atividades mais justo, que traduza o interesse do maior número possível de eventos, independente de sua representatividade ou grandeza financeira, sem egoísmo e sem soberba.
O Blog Ronda dos Festivais está à disposição para colaborar neste sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.