TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

quarta-feira, 18 de março de 2020

PARA APRECIAR O ESTEIO DA CANÇÃO

O jornalista e nosso amigo Djalma Pacheco, servidor da prefeitura de Esteio e principal responsável pelo êxito do Esteio da Poesia Gaúcha, teve a louvável iniciativa de disponibilizar ao público em geral, notadamente ao apreciadores de festivais, os arquivos de áudio das duas únicas edições do Esteio da Canção Nativa, realizadas nos anos de 1994 e 1995.  A primeira edição foi registrada em vinil e a segunda em CD.
O Djalma executou a tarefa de converter o vinil do 1º Esteio para MP3 e contou com a dedicação voluntária do músico Jean Carlo Godoy, que utilizou os equipamentos do seu estúdio  para "limpar" o som, eliminando os chiados tão peculiares em LPs. 
Já as faixas e demais informações da segunda edição, foram disponibilizados ao Djalma pelo compositor Carlos Hahn, leitor assíduo do nosso blogue e ouvinte do programa Ronda dos Festivais.
Além de nosso amigo, Hahn é um importante colecionador de discos que, não raro, coloca seu acervo a disposição de quem precisa resgatar alguma música ou informação dos festivais de antigamente.   

Essa parceria espontânea entre a cultura da cidade de Esteio, através do Djalma Pacheco, o músico Jean Godoy e o colecionador Carlos Hann, resultou num importante resgate da história musical do Esteio da Canção Nativa, cujos registros estavam à beira do esquecimento.  
Graças a essa determinação coletiva, as canções do 1º e do 2º Esteio da Canção Nativa, já estão disponíveis no "sítio" do Soundcloud, para apreciação de todos que queiram matar a saudade ou até mesmo  conhecer o festival, cuja trajetória foi interrompida na década de 1990. 
Segundo o Djalma, muito em breve o material estará disponível também no Youtube.

Parabéns a todos os envolvidos, pela excelente atitude que deve servir de estímulo para aqueles festivais que ainda insistem em deixar sua história empoeirada nas gavetas e nas prateleiras.    

Para ouvir acessa:  https://soundcloud.com/user-898287769-214389719/albums?fbclid=IwAR04o-TkTxVwRxHQdHAyqldsgo4O3A-Lcr-ezzLjkY_pHDnGokb0ZCXFBiw

Um comentário:

  1. Miles de grácias, Jairão, pela matéria. Realmente, temos que trabalhar para resgatar o conteúdo dos festivais, de música e poesia.

    Aproveito para lembrar que todo o conteúdo de todos os Esteios da Poesia estão em www.esteio.rs.gov.br/esteiodapoesia

    ResponderExcluir

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.