TOTAL DE ACESSOS

9º CANTO GALPONEIRO

9º CANTO GALPONEIRO
9º CANTO GALPONEIRO e 4º PIAZITO GALPONEIRO - De 16 a 18 de outubro - Gran Palazzo - Passo Fundo/RS. Para mais informações, clica na imagem.

ESTEIO DA POESIA GAÚCHA

ESTEIO DA POESIA GAÚCHA
10º ESTEIO DA POESIA GAÚCHA e 6º ESTEIO DO AMANHÃ. Dia 18 de outubro - 16h30 - Casa de Cultura de Esteio. Para mais informações, clica na imagem.

24ª SEARA DA CANÇÃO GAÚCHA

24ª SEARA DA CANÇÃO GAÚCHA
24ª SEARA DA CANÇÃO GAÚCHA e 11ª SEARINHA - De 24 a 26 de outubro - Acapesu - Carazinho/RS. Clica na imagem e acessa o site da Seara.

13ª GALPONEIRA DE BAGÉ

13ª GALPONEIRA DE BAGÉ
13ª GALPONEIRA DE BAGÉ - De 30 de outubro a 01 de novembro - Largo do Centro Administrativo - Bagé/RS. Clica na imagem para mais informações.

domingo, 8 de junho de 2025

A MÚSICA GAÚCHA PERDE DOIS ARTISTAS IMPORTANTES

Este final de semana foi marcado pelo falecimento de dois artistas vinculados à música regional gaúcha.

No sábado, o violinista Douglas Mendes, morreu em decorrência de complicações renais provocados por um câncer.  Natural de Encruzilhada do Sul, Douglas ganhou o reconhecimento graças ao seu virtuosismo e sua habilidade, sendo considerado o violinista mais rápido do Brasil. Também foi apontado pelo site Musicson como um dos melhores violinistas do mundo. 
Além de participar e ser constantemente premiado como instrumentista em festivais de música e de poesia no Rio Grande do Sul, Douglas integrou o grupo Sinfonia Gaúcha, liderado pelo músico Luiz Cardoso. Em razão de seu notório talento, seguidamente era convidado por artistas de renome nacional, para atuar em seus espetáculos musicais e, não raro, mostrava seu talento em programas de TV de grandes redes de comunicação.
Considerado por todos como uma ótima pessoa, Douglas Mendes tinha apenas 36 anos de idade. 
O velório está ocorrendo na Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul e o enterro será as 16h30min deste domingo, 08 de junho.
A prefeitura de Encruzilhada do Sul decretou luto oficial por três dias. 

As 6h da manhã deste domingo, 8 de junho, morreu a cantora, escritora e poetisa Nelma Cardoso, aos 73 anos. Ela estava internada no hospital de Santana do Livramento, onde se tratava contra um câncer.
Figura querida e respeitada no cenário cultural de Livramento, Nelma Cardoso é de uma família de artistas.  É irmã do músico, cantor, compositor Luiz Cardoso, um dos mais respeitados violonistas do RS, da gaiteira Natalina Cardoso e do também cantor e compositor Nelson Cardoso, de saudosa lembrança.   
Reconhecida por sua voz marcante e por suas composições autorais, ela deixou um legado significativo na música tradicionalista e na poesia.  Além de sua carreira musical, Nelma era uma talentosa poetisa, com planos de lançar um livro reunindo seus poemas e a história de sua família. 
Sua partida deixa uma lacuna profunda na arte e na cultura da região, mas sua obra e sua memória perdurarão através de suas músicas e versos.
O velório de Nelma Cardoso está sendo realizado na capela da Funerária Enrique Icart, e o sepultamento será às 15h30min deste domingo, 08 de junho, no cemitério de Santana do Livramento.

Duas perdas lamentáveis para a música do Rio Grande do Sul.
Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.