TOTAL DE ACESSOS

PATROCINADORES DO TROFÉU RONDA DOS FESIVAIS 2024

PATROCINADORES DO TROFÉU RONDA DOS FESIVAIS 2024
Obrigado por valorizarem a música e a poesia do sul do Brasil.

AGENDA NATIVISTA 2025

AGENDA NATIVISTA 2025
Clica na imagem e confere as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2025.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

OS "LOUCOS" ENCONTRARAM-SE EM SANTA MARIA


Ilton Piram
Por iniciativa do comunicador Ilton Piram, gaúcho de Barão do Cotegipe, radicado na cidade de Guramirim/SC, existe no whatsapp, um grupo intitulado Loucos por Festivais, cujos participantes, por óbvio, são pessoas apaixonadas pelos temas inerentes aos festivais de música e de poesia que ocorrem semanalmente no sul do Brasil.   
Nas interações do grupo, os mais experientes contam histórias e postam fotos dos festivais de antigamente, enquanto os mais jovens falam de suas movimentações atuais e seus projetos de futuro. Além disso, o grupo tem sido um janela permanente de divulgação de tudo que se relaciona a cultura regional e ao nativismo gaúcho.   
O Grupo Loucos por Festivais e o Blog Ronda dos Festivais, peleiam na mesma trincheira e rengueiam da mesma perna.  
A participação dos integrantes do Grupo Loucos por Festivais é tão intensa que apenas a prosa virtual tronou-se insuficiente para tanta parceria e fraternidade. Estava na hora de promover um encontro presencial pra amenizar a necessidade de se trocar um daqueles quebra-costelas de volta e meia.
Nereu Nascimento
Sendo assim, foi marcado o 1º Encontro dos Loucos por Festivais, que ocorreu no último sábado, 15 de fevereiro, na sede social da Apofesma, na cidade de Santa Maria, graças principalmente à dedicação e ao esforço do poeta Nereu Nascimento, um dos "loucos" mais atuantes. 
As atividades do Encontro iniciaram as 10h com uma roda de conversa, durante a qual cada um dos participantes se apresentava e falava um pouco de sua trajetória pessoal e artística. A prosa continuou durante o churrasco servido no almoço e se estendeu até o meio da tarde, quando começou uma Tertúlia Livre, com muitos dos participantes ocupando o palco. 
A programação do Encontro encerrou por volta da 20 horas, deixando a certeza de que foi uma maravilhosa oportunidade de entretenimento, de confraternização, de emoção e de fraternidade.
Eduardo Fabra
O depoimento do músico e "louco" Eduardo Fabra, traduz bem o que representou este 1º Encontro dos Loucos por Festivais. Confiram: 
Queridos irmãos,
Nos reunimos sob a luz da inspiração e a sombra da emoção. Cada um de vocês trouxe consigo as cores únicas de sua alma, e juntos, nós pintamos um quadro vibrante de criatividade e reflexão. 
A música e a poesia, como fios invisíveis, nos uniram nesta jornada. Compartilhamos não apenas canções, mas também as histórias que nos moldaram, sentimentos que nos habitaram e sonhos que ainda desejamos alcançar. 
Agradeço profundamente pelas palavras que tocaram nossos corações, pelos acordes que ressoaram em nossos espíritos e pela energia que fluiu livremente entre nós. Cada nota e cada verso foram testemunhos do que somos: seres humanos, sonhadores e artistas.
Que este encontro nos lembre da força da nossa união, da beleza que encontramos quando nos unimos e da importância de continuarmos a criar e inspirar uns aos outros. 
Vamos levar a lembrança deste momento em nossos corações e deixar que as ideias semeadas hoje germinem em novas canções, versos e sonhos.    

Seguem mais algumas fotos do 1º Encontro dos Loucos por Festivais




 













O escritor José Luiz dos Santos autografou exemplares de suas obras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.