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13º CANTO DE LUZ e 9ª LAMPARINA DA CANÇÃO GAÚCHA

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13º CANTO DE LUZ e 9ª LAMPARINA DA CANÇÃO GAÚCHA - De 28 a 30 de novembro - Sociedade Ginástica Ijuí - Ijuí/RS - Para mais informações, clica na imagem acima.

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AGENDA NATIVISTA 2024

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Clica na imagem e confere os prazos para inscrições e as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2024.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

CALIFÓRNIA REGISTRA NÚMERO ELEVADO DE INSCRIÇÕES

Encerrado o período para o encaminhamento de inscrições à 46ª Califórnia da Canção Nativa e à Califórnia Estudantil 2024, a comissão organizadora dos festivais informa que foram catalogadas 952 obras musicais considerando-se os dois certames.  
  
Os trabalhos de seleção e triagem das músicas e dos intérpretes infantojuvenis inscritos, serão realizados nos dias 13 e 14 de novembro, em Uruguaiana, com a presença dos integrantes da comissão avaliadora, cujos nomes só serão revelados posteriormente, quando da divulgação dos classificados.

Alguns autores, ao efetivarem suas inscrições no site da Califórnia, receberam avisos de confirmação com  numerações acima de 1.500, fato que causou a impressão de que haveria este alto numero de registros.  Questionada sobre o fato, a comissão organizadora informou que o sistema numerava aleatoriamente as inscrições. Estava desfeito o burburinho.     
"Com o coração cheio de orgulho, agradecemos a cada compositor que inscreveu sua música e confia na Califórnia da Canção Nativa pra levar adiante a voz do Rio Grande!  Que o festival mais clássico do estado, continue sendo palco dos nossos talentos e das nossas tradições! 
Muito obrigado a todos que fortalecem e acreditam nesse sonho!", finalizou a comissão organizadora.

8 comentários:

  1. Tem que parar de mentir, é humanamente escutarem tudo isso de músicas Na 4 Coxilha no auge dos festivais, eu tava na triagem, funcionário e tinha 320 músicas, em três dias inteiro escutaram 210 escolheram as 36 e ficou faltando 100 músicas pra escutar,querem se valorizar, e também não tem tanto compositor no momento e os que tem são fracos

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  2. Não existe, é mentira

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  3. Quem vai escutar todas essas músicas e dois dias, é mentira
    Ou vai ser 40 avaliadores, parem com isso

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  4. Considerando a média de 4 minutos por música, dá mais de 3800 minutos. Ou seja, quase 64 horas de música. Considerando que se dorme 8 horas por dia, se pára duas horas para almoço e janta, e se no resto do tempo tocar a triagem sem parar, só ai dá dá 5 dias ouvindo música direto. Fazem as triagens em um dia, dois no máximo. Não escutam tudo mesmo, esses comentários estão certos. Devem ouvir 15 segundos de música, e aquelas que gostam, ouvem mais. E alguma letra que chame a atenção. E um terço vai pro compadrio, já previamente estabelecido. Vejo a tertúlia como o melhor meio de julgamento hoje, transparente, planilha com critérios e acessível ao público, triagem julgada on line e com notas, sem que um jurado saiba dda nota do outro. Com tempo para as devidas apreciações, e com julgadores diferentes dos triadores nas apresentações do festival. As melhores pontuações somadas se classificam. Não retira as preferências e as influências pessoais de cada jurado, mas preserva a clareza e dá mais trasparência para o meio, onde muitos ainda vêem as comissões de triagem como uma caixa preta, o que só prejudica a imagem dos nossos festivais. Comissões organizadoras, este é o caminho!

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  5. Esses comentários são válidos, aliás o governo deveria liberar a lei de incentivo só para festivais com clareza na triagem, tipo esse comentado acima, acabando com a panela histórica dos festivais, isso prejudica a cultura, tem muita música boa que não é ouvida e os parceiros sempre passam não importa a qualidade, outra coisa é o nível dos jurados, tem jurado que mal começou a carreira e anda julgando o trabalho dos outros, tem gente que já é jurado profissional de festival, aí olha o currículo dele, vergonha, vamos a acabar com isso! Transparência já!

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  6. Com certeza há uma grande hipocrisia nos festivais do RS, as comissões organizadoras fingem que não vêem os conchavos onde amigos passam musica de amigos e assim vai. Por isso não temos mais obras de grande relevância cultural como haviam no final da década de 80, ou seja, nivelamos por baixo quando deixamos os mesmos participarem, não há uma renovação trazendo temas variados como deveria ser.
    Hoje as triagens conduzidas pelo favorecimento de alguns para alguns e todos fingem não ver, muito simples de entender, é humanamente impossível ouvir tantas músicas em tão pouco tempo, as que passam já são cartas marcadas, assistam os vídeos das últimas dez edições da califórnia e verão um desfile dos mesmos pelo palco, alguns com duas músicas em várias edições. Com tantas inscrições teriamos que ser muito ingênuos para acreditar que grande parte dos jurados não tem seus "escolhidos" antes mesmo das triagens acontecerem. Acredito que seja por isso o fracasso dos festivais de hoje, músicas "anêmicas" que não são escutadas mais depois da apresentação nos palcos dos festivais, isso gera um desinteresse no público devido as más qualidades das mesmas. Sem um público que absorva estas obras eu pergunto: Qual é mesmo o objetivo dos festivais nativistas ?

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