TOTAL DE ACESSOS

21º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA DE TAPES/RS

21º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA DE TAPES/RS
21º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA. De 16 a 18 de janeiro de 2025. Para conferir as músicas classificadas, clica na imagem acima.

RIFA DE UMA FACA GAÚCHA

RIFA DE UMA FACA GAÚCHA
RIFA DE UMA FACA GAÚCHA em favor do TROFÉU RONDA DOS FESTIVAIS 2024. Clica na imagem acima e adquire teus números. Somente R$ 10,00 cada um.

AGENDA NATIVISTA 2025

AGENDA NATIVISTA 2025
Clica na imagem e confere as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2025.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

TROPEIRISMO: UMA SÍNTESE DIDÁTICA

É com imensa satisfação que registramos o recebimento e, ao mesmo tempo, destacamos o livro intitulado Tropeirismo – Uma Síntese Didática, escrito pelos pesquisadores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli (Zoreia), dois dos mais competentes estudiosos da referida temática no sul do Brasil.
Composto por 143 páginas a publicação apresenta nove capítulos através dos quais o leitor tomará conhecimento de peculiaridades do tropeirismo de muares.
O primeiro capítulo introduz o leitor no assunto; o capitulo dois narra sobre o tropeirismo no Mundo, no Brasil e na Região Sul; o terceiro demonstra os tipos de tropas; o quarto capitulo descreve o Tropeiro e suas funções na comitiva; o quinto fala sobre as “traias”, ou seja, os equipamentos utilizados pelo tropeiro e sua forma de uso; o sexto capitulo é dedicado à alimentação e os acessórios utilizados no seu preparo; o sétimo capitulo se refere ao vestuário do tropeiro, desde os primórdios até os últimos dias; o oitavo relata as jornadas do tropeiros e os caminhos que percorriam, da colônia de Sacramento, no Uruguai até Sorocaba, em São Paulo; e por fim, o nono capítulo  evidencia o legado deixado pelos tropeiros nos segmentos econômico, social e cultural. Suas andanças fizeram surgir novas povoações, provocaram intercâmbio cultural, semearam a religiosidade, expandiram a culinária, criaram indumentárias, expandiram hábitos sociais como a roda de chimarrão, por exemplo, e até expressões e ditados foram criados pelos tropeiros.  Ou seja, esses desbravadores ofereceram uma fantástica contribuição para o progresso do sul do país.
Além dos textos qualificados, o livro é repleto de fotografias e gravuras que ilustram sobremaneira o conteúdo da obra.  Também acompanha a publicação, um mapa geral das principais rotas sulinas das tropas de mulas xucras durante o Ciclo do Muar, entre os séculos XVIII e XX.  
Não é exagerado dizer que o livro Tropeirismo – Uma Síntese Didática se configura numa aula sobre o Tropeirismo de Muares, que merece ser propagada e apreciada por todos.
Para adquiri-lo, basta fazer contato com os próprios autores através do e-mail: valterfnunes@gmail.com ou pelo whatsapp: (51) 999.725.137.
Ou então, comparecendo ao lançamento do livro, que ocorrerá na quinta-feira, dia 21 de novembro, as 19h30min, no Auditório da FACCAT, em Taquara/RS, situada na Av. Oscar Martins Rangel, 4.500 – Bairro Fogão Gaúcho.  

Os autores: 
VALTER FRAGA NUNES: 
Viamonense, biólogo, mestre em botânica e criador de asininos e muares. Milita há mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo os últimos 20 anos, dedicados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre o tema.  É autor de várias publicações, de artigos em livros, revistas e jornais relacionados ao Tropeirismo. É um dos responsáveis pelo Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Integra a Comissão Gaúcha de Folclore e é vice-diretor do Departamento de Tropeadas do MTG/RS e sócio correspondente da Academia Sorocabana de Letras. 

MARCO AURÉLIO ANGELI (ZOREIA)
Natural de Taquara, é produtor rural, criador e domador de asininos e muares há mais de trinta anos. Participa como associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras e integra a Comissão Gaúcha de Folclore. É autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, promove exposições, em vários eventos nacionais e internacionais sobre a temática. Também é um dos idealizadores do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Milita há mais de 50 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, dos quais dedicou boa parte aos estudo do Tropeirismo.
Foi Coordenador da 22ª Região Tradicionalista e Conselheiro do MTG/RS, bem como Vice-Presidente da ORCAV/RS. 
 
O Blog Ronda dos Festivais agradece aos escritores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli pela consideração e pela gentileza de presentear-nos com um exemplar desta magnífica obra, cuja aquisição e leitura recomendamos com entusiasmo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.