TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

AGENDA NATIVISTA 2024

AGENDA NATIVISTA 2024
Clica na imagem e confere os prazos para inscrições e as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2024.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

PEDRO ORTAÇA - PATRONO DO FESTEJOS FARROUPILHAS 2024

Foto: Jornal Expoente do Iguaçu
Pedro Ortaça, cantor, compositor e um dos nomes mais importantes da música regional gaúcha e missioneira, foi escolhido como Patrono dos Festejos Farroupilhas 2024, durante a mais recente reunião da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, realizada dia 20 de fevereiro, no Galpão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.
A indicação do músico missioneiro, aprovada por unanimidade pelas instituições participantes, partiu das entidades: Estância da Poesia Crioula, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
No mesmo encontro igualmente foi oficializado como Tema dos Festejos Farroupilhas 2024, o Centenário de Nascimento de Jayme Caetano Braun, poeta e payador, também missioneiro.

Breve Biografia de Pedro Ortaça:
Pedro Marques Ortaça nasceu na localidade de Pontão de Santa Maria, distrito do município de São Luiz Gonzaga, no dia 29 de junho de 1942. Alcançará 82 anos de idade em 2024. 
Músico, cantor, instrumentista e compositor de sucessos da música regional gaúcha, como Timbre de Galo e Bailanta do Tibúrcio, entre tantos outros.  É pai dos também músicos Gabriel, Alberto e Marianita Ortaça, que se apresentam atualmente com ele nos espetáculos.
Pedro Ortaça foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga.
Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pela Fundação Vitor Mateus Teixeira.
É Mestre das Culturas Populares Brasileiras, honraria concedida pelo Ministério da Cultura.
Na função de radialista, apresentou durante longo tempo o programa Orgulho Gaúcho, na Rádio Missioneira de São Luiz Gonzaga.
Discografia de Pedro Ortaça:
1977 - Mensagem dos Sete Povos 
1979 - Chão Colorado
1982 - Missões, Guitarra e Herança
1988 - Troncos Missioneiros (com Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá)
1989 - Timbre de Galo 
1991 - Apontando o Rumo 
1992 - De Guerreiro a Payador 
1995 - Grito da Terra 
1998 - 17 Grandes Sucessos de Pedro Ortaça 
2000 - Galo Missioneiro
2007 - Pátria Colorada 
2009 – DVD Pedro Ortaça
2010 - De Igual pra Igual 
2015 - Pedro Ortaça & Filhos

2 comentários:

  1. Buenas ta ai um nome que não tem contrários. Assim como ele , temos que olhar mais para as regiões do estado, Missões, Fronteira , Campanha, Serra todas as regiões tem gente que na sua humildade e talento sempre contribuíram para o rumo de nossa Tradição. Tenho visto indicações do pessoal que esta mais próximo a capital, e aqui deixo claro que todos indicados ate agora tem merecimento, sem discussão quanto a isto....mas este olhar para um grande nome ainda vivo da musica missioneira, demonstra que estamos atentos também a este manancial que são as outras regiões.

    ResponderExcluir
  2. Grande escolha deste icone da musica gaucha..missioneira e latino americana..Pedro Ortaca juntamente com seus filhos..Gabriel..Alberto. e Marianita..parabens..

    ResponderExcluir

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.