TOTAL DE ACESSOS

5º CORDEIRAÇO DA CANÇÃO NATIVA E 2º CORDEIRAÇO MIRIM

5º CORDEIRAÇO DA CANÇÃO NATIVA E 2º CORDEIRAÇO MIRIM
5º Cordeiraço da Canção Nativa e 2º Cordeiraço Mirim - De 11 a 13 de abril de 2025 - Santa Margarida do Sul/RS - Clica na imagem acima e confere as canções classificadas

AGENDA NATIVISTA 2025

AGENDA NATIVISTA 2025
Clica na imagem e confere as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2025.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

11º ESMERALDA CANTA ZÉ MENDES ACONTECERÁ EM ABRIL

Para marcar os 85 anos de nascimento e os 
50 anos de saudades do cantor José Mendes, autor e intérprete da música Pára Pedro, entre tantos sucessos, a prefeitura municipal de Esmeralda volta a promover o festival de canções inéditas Esmeralda Canta Zé Mendes, cuja 11ª edição será realizada nos dias 20 e 21 de abril de 2024, no Memorial José Mendes, localizado no citado município.
O regulamento do festival deve ser divulgado em breve e assim que estiver disponível, será publicado aqui no blog Ronda dos Festivais. 
A comissão avaliadora já está definida e contará com as atuações de Mauro Moraes, Fabiano Torres, Leonardo Quadros, Rafael Ferreira e Uiliam Michelon. 

Capa do Compacto que vendeu um milhão de cópias
Quem foi José Mendes: 
José Mendes Guimarães, ou simplesmente Zé Mendes, nasceu no dia 20 de abril de 1939, em Esmeralda, à época distrito do município de Vacaria.
Reconhecido como um dos mais importantes artistas do Rio Grande do Sul, Zé Mendes era cantor e compositor com nove discos gravados, sendo o de maior sucesso o compacto simples lançado em 1967, no qual estavam registradas as músicas Pára Pedro e Mensagem de Saudade. O disco, com apenas estas duas faixas, foi um fenômeno de vendagem, ultrapassando a marca de um milhão de cópias comercializadas.    
Além de cantor e compositor, José Mendes foi ator de cinema, tendo produzido e estrelado três filmes: Pára Pedro, Não Aperta Aparício, A Morte Não Marca Tempo.
Infelizmente, José Mendes teve sua breve e bem sucedida carreira interrompida tragicamente, quando perdeu a vida num grave acidente de trânsito, ocorrido na BR 471, município de Rio Grande, no dia 15 de fevereiro de 1974, há 50 anos, portanto.  
Em 2004, seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, instalado junto a Capela Santa Terezinha, localizada entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, região serrana do Rio Grande do Sul.  
Se ainda estivesse entre nós, José Mendes alcançaria 85 anos de idade no próximo dia 20 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.