TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

sábado, 13 de junho de 2020

DIAS TRISTES PARA A MÚSICA REGIONAL

Dias tristes para todos os gaúchos, mas de maneira mais dolorosa para nós que trabalhamos com a música regional gaúcha. Num período de 24 horas, perdemos dois grandes artistas, pessoas com quem tivemos o prazer de conviver e até mesmo de privar da amizade: Porca Véia e Jorge Freitas
Que lástima !
Com o Porca Véia eu não tinha muito contato, sequer tenho uma foto com ele. Mas sempre fui e continuarei sendo, um dos tantos admiradores do seu estilo musical, que além de enaltecer a "música Bertussi", se preocupava em gravar e dar popularidade a diversas canções oriundas de festivais nativistas, tais como "Chamamento", "Pataquero", "Estrelas de Peão", "Coplas de Vira Mundo" e "Lembranças", seu maior sucesso.
Nas minhas passagens por patronagens de CTGs, não raro eu contratava o Porca e o seu Grupo Cordiona para animar fandangos. Perda lamentável para o gauchismo.
Jorge Freitas valorizava minhas reportagens.

Com o Jorge Freitas eu tinha bem maior proximidade. Ele era um personagem constante nos festivais de música, cuja maioria eu tive o privilégio de cobrir jornalisticamente. Outros tantos eu produzi e pude contar com sua participação, no palco e na mesa de jurados.Além de grande intérprete, com voz tonitruante e afinada, Jorginho era o tipo de entrevistado que os repórteres gostam, sabia muito, tinha opinião, era sincero e às vezes até meio polêmico. Mas tinha um baita coração e uma talento musical de fazer inveja.
Certa feita, quando eu atuava no Instituto Estadual de Música, consegui tornar possível o lançamento de um de seus CDs, intitulado "Motivos de Campo" aqui em Porto Alegre, no Teatro Bruno Kieffer, da Casa de Cultura Mário Quintana.  O espetáculo, realizado no dia 13 de outubro de 2009, inaugurou o projeto cultural “Cenário Nativo – música regional pra gente da capital”  que eu criei e produzi para IEM durante aquele ano. Foi uma baita show, com teatro lotado. Por iniciativa do próprio Jorge Freitas, não houve cobrança de ingresso, ficando a critério do público a doação de gêneros alimentícios não perecíveis. No outro dia, fomos eu e o Jorginho entregar ao Asilo Padre Cacique, os 76 kg de alimentos  arrecadados na noite anterior.   
Fato importante de um momento inesquecível para mim e marcante para a carreira do meu amigo e agora já saudoso Jorge Freitas.
Minha solidariedade e meus respeitos às famílias enlutadas.

JAIRO REIS
Comunicador e Produtor Nativista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.