TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

DESTAQUES DOS FESTIVAIS 2019 - MÚSICA E POESIA DO ANO


Já é do conhecimento de todos os leitores e amigos que o projeto Troféu Destaques dos Festivais, executado há 22 anos pelo comunicador e produtor nativista Jairo Reis, enfatizou mais uma vez, aqueles músicos, poetas, compositores, instrumentistas, declamadores e amadrinhadores que obtiveram maior número de premiações nos festivais de música e de poesia realizados durante o ano de 2019.  Os nomes dos agraciados foram revelados aqui mesmo no blog Ronda dos Festivais, em postagem publicada no dia 19 de dezembro passado.  O resultado também foi divulgado no programa Ronda dos Festivais, veiculado por 25 emissoras do RS e de SC.
A exemplo da edição no ano passado, além das categorias e modalidades individuais, o projeto TDF2019 está novamente prevendo a escolha da Poesia do Ano, da Canção do Ano e da Música Instrumental do Ano.
Para esta importante incumbência, de ouvir e analisar cada uma das 41 canções, 05 poesias e 02 músicas instrumentais vencedoras dos festivais de 2019 e, na sequência, apontar os melhores trabalhos de cada modalidade, foi constituída uma Comissão Avaliadora, formada por Gabriel MoraesIbaldo PedraJaime Ribeiro, Juarez Fonseca, Léo Ribeiro, Odilon Ramos e Valter Portalete, sete conceituadas personalidades, dotadas de lisura, conhecimento e capacidade técnica,  profissionais respeitados e com notória credibilidade no ambiente radiofônico, nativista e regional gaúcho. A esses parceiros o nosso sincero e fraterno muito obrigado.  
No período entre 01 e 20 de janeiro, a referida comissão avaliadora, analisou os poemas, as letras e as melodias de todas as obras vencedoras. Nota-se que no conjunto de canções, registra-se mais uma vez a supremacia da “Milonga” dentre os gêneros musicais utilizados pelos compositores.
A título de curiosidade, elencamos os ritmos adotados pelos melodistas.
Milonga            16
Chamame          5
Chamarra          5
Toada                3
Canção              2
Vaneira              3
Bugio                1
Candombe        1
Chacarera         1
Chimarrita        1
Folia de Reis    1
Mazurca           1
Polca                1
Pop                   1
Zamba              1

Ao final dos trabalhos, cada integrante da comissão avaliadora elegeu os cinco trabalhos de sua preferência, com exceção, é claro, da Música Instrumental que só tinha 2 obras vencedoras.
Comparados os conceitos atribuídos pelos avaliadores, aparadas as eventuais divergências, chegamos ao veredicto que nos permite proclamar os seguintes resultados: 

Música Instrumental do Ano:   LUNA
Gênero:  Chamame
Autores:  Marcelinho Carvalho/Diego Machado/Aparício Maidana
Interpretação: Autores
Festival: 2ª Penca da Música Instrumental
Cidade: Santana do Livramento/RS        




Poesia do Ano:   ETERNAMENTE

Autora: Bianca Bergmam                            
Declamadora: Bianca Bergmam               
Amadrinhador: Dairan Dellavechia
Festival:  7ª Carreteada da Poesia
Cidade:  São Valentim - Santa Maria/RS 














Canção do Ano:  LEILÃO DE APEROS
Gênero: Milonga
Letra: Flávio Saldanha
Melodia: Nilton Ferreira
Interpretação: Nilton Ferreira
Festival: 41ª Califórnia da Canção Nativa
Cidade: Uruguaiana/RS



Assim como os demais Destaques dos Festivais 2019, os autores da Poesia do Ano, da Canção do Ano e da Música Instrumental do Ano, também receberão troféus representativos, durante a confraternização a ser realizada no dia 18 de março de 2020, em local a ser definido e revelado em breve.    





Parabenizamos aos autores, músicos e intérpretes das obras agraciadas com o Troféu Destaques dos Festivais, bem como cumprimentamos a todos os participantes dos eventos realizados em 2019. 
Que as conquistas e o sucesso sejam maiores em 2019.

Música Instrumental do Ano, a Poesia do Ano e a Canção do Ano serão apresentadas com exclusividade, na edição do próximo final de semana do programa RONDA DOS FESTIVAIS, veiculado em 25 emissoras de rádio do RS e de SC, sempre com produção e apresentação de JAIRO REIS

Utilizamos nesta postagem, algumas fotos cujos autores não conseguimos identificar. Agradecemos pela cedência compulsória das fotos. 

Em caso de utilização e reprodução destas informações, favor registrar o devido crédito ao autor do presente levantamento, o comunicador e produtor de eventos JAIRO REIS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.