TOTAL DE ACESSOS

6ª ALDEIA DA CANÇÃO GAÚCHA

6ª ALDEIA DA CANÇÃO GAÚCHA
6º ALDEIA DA CANÇÃO GAÚCHA - Dias 19 e 20 de dezembro - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí/RS. Clica na imagem e confere as músicas classificadas.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

MARIO TRESSOLDI LANÇA O LIVRO CANTAR REIS

Secretário Canário recebendo o livro de Mário Tressoldi
Na noite de quinta-feira, 4 de dezembro, a Cabanha Terra Costa, em Santo Antônio da Patrulha, foi palco de um encontro especial entre memória, música e identidade patrulhense. 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, por meio da Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa, foi lançado o livro Cantar Reis: Histórias, Versos e Partituras,  de autoria do músico e maestro Mário Tressoldi, uma obra que resgata e celebra uma das mais marcantes expressões culturais de Santo Antônio da Patrulha.
O público foi recebido por um clima verdadeiramente natalino, embalado por uma apresentação emocionante de Terno de Reis. Tressoldi, acompanhado dos músicos patrulhenses Tony da Viola e Luizinho Silveira, proporcionou um momento de profunda conexão com nossas raízes, encantando a plateia.
Além da sessão de autógrafos, a noite contou com um gesto simbólico e muito significativo: a entrega de exemplares da obra às escolas municipais de Ensino Fundamental, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a formação cultural das novas gerações. O evento também incluiu um bate-papo sobre a história e a permanência dos Ternos de Reis em Santo Antônio da Patrulha, ampliando o diálogo sobre o valor dessa tradição.
Estiveram presentes o secretário municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Canário; o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre; a diretora de Cultura, Jassira Castro; a diretora pedagógica da Secretaria da Educação, Suzi Gross; a bibliotecária Bianca Teixeira Ramos; e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHGSAP), Maria Helena Gil Peixoto, que, acompanhada de outros integrantes da instituição, enriqueceu o bate-papo trazendo registros históricos sobre os Ternos de Reis na cidade.
Santo Antônio da Patrulha tem 265 anos de existência e se caracteriza por ser um dos redutos da colonização açoriano no Rio Grande do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.