TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

OLHOS PAMPA: MÚSICA E POESIA PARA LER E ESCUTAR

Bueno gauchada. 
Dia desses, eu recebi aqui em casa um regalo de fundamento, gentilmente enviado pelo meu amigo Marco Antônio Antunes, conhecido no meio cultural e artístico rio-grandense pela alcunha de Xirú Antunes.  

Estudioso do folclore gaúcho e sul americano, Xirú Antunes destaca-se também por ser poeta, declamador e compositor laureado em diversos festivais de música e de poesia. 

Abrindo o pacote, fiquei louco de faceiro ao me deparar com um exemplar autografado do livro intitulado OLHOS PAMPA, apresentado oficialmente ao grande público no dia 19 de agosto de 2022, no Conservatório de Música da UFPel, em Pelotas. O espetáculo de lançamento contou com as participações dos músicos Silvério Barcellos, Fabiano Bachieri, Ricardo Bergha, Gustavo Otesbelgue e do poeta Sérgio Carvalho Pereira. 

Em suas 180 páginas, Olhos Pampa reúne 80 poemas concebidos pelo talento de Xiru Antunes, divididos em 06 capítulos: Trilogia das Coplas Campeiras, Querência, Meus Ancestrais - O Índio, Depois da Porteira, Pela Mesma Estrada e Poemas do Disco

O livro conta também com ilustrações temáticas da artista plástica Lauren de Bacco, que traduz em desenhos algumas poesias que fazem parte da publicação.  

Além dos poemas e das bonitas gravuras, o livro traz encartado um Compact Disc com 11 faixas, todas de autoria de Xiru Antunes em parceria com 07 compositores diferentes. 
São músicas e poesias interpretadas por Joca Martins, Fabiano Bachieri, Xiru Antunes, Leonel Gomez e Gustavo Teixeira.

Olhos Pampa é um trabalho de qualidade que merece ser lido, escutado e apreciado por todos.   Razão pela qual, a obra também é destaque na edição deste final de semana do Programa Gente Gaúcha, que eu tenho o privilégio de produzir e apresentar em 38 emissoras de rádio do sul do Brasil.

É necessário referir que o projeto Olhos Pampa, foi viabilizado graças ao financiamento do Sistema PróCultura Pelotas e ao  apoio do Sindicato Rural de Arroio Grande. A produção é da Nota Azul Produções Musicais.
Parabéns a todos os envolvidos !!

Para adquirir o livro "Olhos Pampa", é só entrar em contato através do whastsap nº (53) 981.187.878.

Obrigado ao amigo, mestre Xiru Antunes, pela gentileza e consideração para comigo, um humilde divulgador da arte e da cultura do garrão do Brasil.  Um baita abraço.

JAIRO REIS
Comunicador e Produtor Nativista

Um comentário:

  1. Imagino a riqueza dessa obra. Parabéns amigo XIRU.um forte abraço.

    ResponderExcluir

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.