TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

TROFÉUS RONDA DOS FESTIVAIS 2022 - OS AGRACIADOS

Em janeiro do ano de 1998, numa das páginas do 
Jornal Painel da cidade de Osório,  eram anunciados pela primeira vez, os Destaques dos Festivais.  iniciativa do comunicador e produtor nativista Jairo Reis, surgia, há 25 anos, com o propósito de revelar os nomes daqueles poetas, músicos,  compositores, intérpretes, instrumentistas, declamadores e amadrinhadores que conquistaram mais premiações nos festivais de música e de poesia realizados no ano de 1997.   A repercussão positiva dos Destaques..., estimulou o seu autor a continuar realizando anualmente a pesquisa e a divulgar seus resultados nos espaços que ocupava em alguns veículos de comunicação, tais como: Jornal Painel, Rádio Osório, Rádio Rural, Jornal do Nativismo, Almanaque da Gente Gaúcha, Rádio Inter, Web TV Mercado Rural, Rádio Bandeirantes, Rádio Metrópole e Blog do Jairo Reis, Blog Ronda dos Festivais e Programa Gente Gaúcha. 
Em 2011, o Blog Ronda dos Festivais passou a ser o principal canal de divulgação dos Destaques dos Festivais.  A partir de 2016, o idealizador do projeto passou a promover eventos, durante os quais eram entregues Troféus aos agraciados. Em 2021, a premiação passou a denominar-se  Troféu Ronda dos Festivais.   A nova  designação tem o objetivo de enaltecer o Blog Ronda dos Festivais e o relevante papel que desenvolve, há 12 anos, em favor do nativismo gaúcho.
Em relação a entrega do Troféu Ronda dos Festivais aos melhores dos festivais realizados em 2022, estamos em busca de parcerias que possibilitem a relização de um evento de confraternização para este fim, no mês de março de 2023, em data e local a serem confirmados brevemente. 
É imperioso ressaltar que, infelizmente, em decorrência da pandemia do coronavirus, as confraternizações alusivas aos Destaques dos anos de 2019, 2020 e 2021, não puderam ser realizadas. A fabricação dos respectivos troféus também precisou ser interrompida. Mas já foi retomada e, em breve, os troféus deverão ser entregues aos seus destinatários, aos quais novamente agradecemos pela compreensão e parceria.  
Cabe uma vez mais, salientarmos a importância dessa “usina de criação poético-musical” formada pelos festivais nativistas, bem como os benefícios que dela resultam, seja pela simples propagação da cultura ou através da criação de oportunidades de trabalho e renda para diversos segmentos profissionais. 
Vida longa ao Nativismo Gaúcho!

Bueno. 
Após este sucinto relato histórico, chega o momento de anunciarmos os agraciados com  Troféu Ronda dos Festivais 2022.   Antes, porém, é fundamental que fiquem claros os parâmetros que norteiam desde sempre, a nossa iniciativa:
1. Foram considerados neste levantamento aqueles festivais que, nos seus regulamentos, estabelecem a realização de mostras competitivas, nativistas ou entendidas como tal, com as obras concorrentes sendo determinadas por triagem prévia, apresentadas no palco e/ou através de transmissões ao vivo;
2.  Além dos certames promovidos no Rio Grande do Sul, foram inseridos no levantamento, os festivais Sapecada da Canção Nativa, de Lages/SC, Terral da Canção Gaúcha, de Balneário Camboriu/SC e Celeiro da Poesia, de Abdon Batista/SC, em virtude de serem concursos com características idênticas aos que ocorrem no RS e por contarem com significativa participação de autores, músicos e intérpretes gaúchos;
3. Não integram esta estatística os “festivais temáticos”, também chamados de “costeiros” ou “de barranca”, os concursos de interpretação e as mostras reconhecidas como "fase local";
4. O critério para definição dos agraciados, desde a sua primeira edição, é a cumulatividade, ou seja, a soma dos prêmios conquistados em cada modalidade;
5. As modalidades foram estabelecidas pelo autor do levantamento, o comunicador e produtor nativista Jairo Reis, num formato de fácil compreensão;
6. Eventuais empates serão resolvidos levando-se em consideração as outras premiações eventualmente obtidas pelos indicados, respeitando-se a representatividade hierárquica do prêmio (1º lugar, 2º, 3º e assim, sucessivamente);
7. Se ainda assim, persistir o empate, será declarado vencedor o indicado que tiver a idade mais avançada;  
8. Os vencedores de cada modalidade receberão um exemplar do Troféu Ronda dos Festivais, oferecido pelo blog Ronda dos Festivais.
9. Será realizado um evento de confraternização e entrega dos troféus aos vencedores, em data e local a serem definidos e divulgados oportunamente.

Em 2022 foram realizados 44 (quarenta e quatro) festivais, sendo 37 (trinta e sete) de Música e 07 (sete) de Poesia.   No primeiro semestre do ano, quando ainda persistiam recomendações sanitárias anti-covid, foram realizados 06 festivais de música e 01 de poesia.  Na segunda metade do ano, aconteceram  31 de música e 6 de poesia, todos já no formato convencional, com participações presenciais de músicos, equipe de produção e com pessoas na plateia. 
Outro aspecto positivo que merece aplauso é a permanência das transmissões ao vivo pela internet, adotadas durante a pandemia e imprescindíveis de agora em diante.      

Após estes necessários esclarecimentos, passamos a revelar, a partir de agora, os Agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais 2022.

FESTIVAIS DE POESIA:
Os festivais considerados neste levantamento foram:  
10ª Querência da Poesia Gaúcha –  30 de abril - Caxias do Sul
7º Esteio da Poesia Gaúcha -  02 de julho - Esteio
1ª Porteira da Poesia – 15 de outubro - Vacaria 
19º Bivaque da Poesia Gaúcha - 22 de outubro - Campo Bom
8ª Carreteada da Poesia Nativa - 21 a 23 de outubro - São Valentim/Santa Maria
9º Celeiro da Poesia – 12 de novembro - Abdon Batista/SC
3º Unidos Pela Tradição – 26 de novembro - Tapejara

Os destaques dos festivais de POESIA realizados em 2022, são os seguintes:

POETA COM MAIS VITÓRIAS:
Nesta modalidade tivemos 07 autores com um troféu de primeiro lugar cada um: Carlos Omar Villela Gomes, Matheus Costa, Moisés Silveira de Menezes, Joseti Gomes, Rafael Ferreira,  Matheus Bauer, Douglas Dias.
Para desempatar esta disputa, levamos em consideração o fato de que um deles conquistou ainda os troféus de segundo e terceiro lugares em outros festivais.  
Diante disso, proclamamos que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Poeta Com Mais Vitórias, é o Poeta MATHEUS COSTA.
Ele venceu a 1ª Porteira da Poesia, de Vacaria, com o poema O Estranho, recitado pela declamadora Silvana Andrade, acompanhada ao violão pelo amadrinhador Jean Carlo Godoy.


MELHOR DECLAMADORA:
 
Nesta modalidade, apenas uma declamadora conquistou o troféu de Primeiro Lugar. Ela defendeu o poema "Meu Filho Morreu de Fome" de autoria de Carlos Omar Villela Gomes, na 8ª Carreteada da Poesia, realizada em São Valentim/Santa Maria.  Sendo assim, é justo declarar que o Troféu Ronda dos Festivais 2022 da modalidade Melhor Declamadora vai para ALINE LINHARES.


MELHOR DECLAMADOR:
Nesta modalidade, destacou-se aquele que conquistou o troféu de Primeiro Lugar Declamador em três festivais:  1ª Porteira da Poesia, 18º Bivaque da Poesia e 9º Celeiro da Poesia.
Dito isto, anunciamos que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Declamador vai para ROMEU WEBER.


MELHOR AMADRINHADOR: 
A exemplo da modalidade anterior, neste quesito o vencedor também conquistou três vezes o troféu de Primeiro Lugar Amadrinhador, nos festivais:  1ª Porteira da Poesia, 18º  Bivaque e 9ºCeleiro.  
Sendo assim, podemos anunciar que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na categoria Melhor Amadrinhador será entregue ao violonista JEAN CARLO GODOY.


DECLAMADOR ou DECLAMADORA COM MAIS PREMIAÇÕES:
Esta modalidade tem como vencedor aquele declamador que, além de conquistar 03 (três) troféus de Melhor Intérprete, ainda defendeu 01 (um) poema classificado em 1º Lugar e  (01) um poema premiado em 2º Lugar.    A partir destes indicadores, é correto anunciar que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Declamador Com Mais Premiações, vai para ROMEU WEBER.
 


AMADRINHADOR COM MAIS PREMIAÇÕES:
O vencedor desta modalidade,  destacou-se com sobras perante os demais competidores. Como Amadrinhador ele conquistou 03 (três) troféus de primeiro lugar, 01 (um) de segundo e 02 (dois) de terceiro. Além disso, atuou em 2 (dois) poemas premiados em primeiro lugar, 01 (um) em segundo e 01 (um) em terceiro.  Sendo assim, é justo declarar que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Amadrinhador Com MaIs Premiações  vai para o violonista JEAN CARLO GODOY.


POETA COM MAIS PREMIAÇÕES: 
Para definir o agraciado desta modalidade, consideramos, exclusivamente, as conquistas relativas a categoria Poesia. Obedecendo esta norma, apuramos que um dos autores conquistou um Primeiro Lugar na 1ª Porteira da Poesia, um Segundo Lugar no 9º Celeiro da Popesia e um Terceiro Lugar no 18º Bivaque da Poesia Gaúcha. 
Este conjunto de premiações credencia o poeta MATHEUS COSTA a receber o Troféu Ronda dos Festivais 2022 de Poeta Com Mais Premiações.





JURADO MAIS FREQUENTE:
Antes de anunciarmos os agraciados na Categoria Música, precisamos revelar os nomes daqueles, ou daquelas, que integraram mais vezes as comissões avaliadoras dos festivais de música e de poesia do ano de 2022. Para esta modalidade demos o nome de Jurado Mais Frequente.

Iniciamos pela Modalidade POESIA:
Ao todo, 25 pessoas fizeram parte das comissões avaliadoras dos 07 festivais de poesia contemplados no presente levantamento.    
Foram 11 poetas, 02 poetisas, 04 declamadores, 02 declamadoras e 03 amadrinhadores, 01 amadrinhadora e 02 (duas) professoras. Todos/as exerceram a função de Jurado/a uma única vez.  Diante dessa intrincada situação, tivemos que nos valer do critério longevidade para desempatar a concorrrência.  Desta forma, é possível anunciar que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais, na modalidade Jurado Mais Frequente nos festivais de poesia de 2022 é o poeta CARLOS HAHN, cuja idade é superior aos demais indicados. Ele atuou na comissão avaliadora do 9º Celeiro da Poesia.




Modalidade MÚSICA: 
No que tange aos festivais de música, analisando as comissões avaliadoras dos 37 certames promovidos em 2022, chegamos ao total de 140 pessoas atuando na condição de Jurado.  Nesse rol estão  34 compositores, 30 letristas masculinos, 02 letristas femininas, 23 cantores, 10 cantoras, 32 instrumentistas masculinos, 05 instrumentistas femininas, 04 profissionais de imprensa. 
Destes 140 nomes, 119 atuaram uma vez, 18 atuaram duas vezes e apenas 04 participaram como avaliador em três oportunidades: Edilberto Bérgamo, Jean Kirchoff, Márcio Correia e Pirisca Grecco.  Um deles será
o Jurado Mais Frequente, nos festivais de música realizados em 2022. 
Para definirmos este quesito, a exemplo do que ocorreu na modalidade Poesia,  tivemos que utilizar a faixa etária dos candidatos como critério de desempate.  A partir da aplicação deste mecanismo, é possível declarar como Jurado Mais Frequente nos festivais de música de 2022, o músico, cantor e compositor PIRISCA GRECCO, um pouco mais velho do que os outros dois indicados. 
Pirisca integrou as comissões avaliadoras dos seguinte festivais:  28ª Sapecada da Canção Nativa, 20ª Casilha da Canção Farrapa e 2º Festival Canta Arroio do Sal. 



FESTIVAIS DE MÚSICA:
Finalizada a revelação dos destaques nas categorias POESIA e JURADO MAIS FREQUENTE, passamos de imediato a proclamar os agraciados com o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na categoria MÚSICA.

Iniciamos pela modalidade AUTOR COM MAIS VITÓRIAS:
Nesta modalidade, dois autores empataram com 03 (três)  Primeiros Lugares cada um: Érlon Péricles e Paulo Ricardo Costa.   
Para promover o desempate, tivemos que considerar os 02 (dois) Segundos Lugares conquistados por um deles em outros certames.  A partir dessa constatação foi possível anunciar que o Troféus Ronda dos Festivais 2022 na modalidade Autor Com Mais Vitórias vai para o compositor ÉRLON PÉRICLES.






MELHOR INTÉRPRETE MASCULINO:
Nesta modalidade 03 (três) cantores conquistaram 03 (três) premiações de Melhor Intérprete:  Flávio Hanssen, Joni André e Juliano Moreno.  No entanto, apenas um deles interpretou uma música vencedora.
Considerando esse fato, podemos afirmar que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Intérprete Masculino é o cantor JULIANO MORENO.







MELHOR INTÉRPRETE FEMININA:
A vencedora desta modalidade foi premiada como Melhor Intérprete em 03 (três) festivais: 29º Ronco do Bugio, 13º ExpoCanto e 37º Ponche Verde.  Dito isto é correto declarar que a agraciada com o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Intérprete Feminina é a jovem cantora MARIA ALICE.  Pelo segundo ano consecutivo, é bom que se registre. 
Não podemos deixar de observar que em 2022 foram premiadas 13 (treze) cantoras como Melhor Intérprete. numero bem superior, comparado às edições anteriores do TDF. Além de ser interessante e positivo, este índice experessivo deixa transparecer um avanço importante na participação feminina nos festivais. 
 

MELHOR INSTRUMENTISTA:
Nesta modalidade, o vencedor conquistou 04 (quatro) troféus de Melhor Instrumentista nos seguintes festivais: 35º Carijo, 20ª Casilha, 37º Ponche Verde e 44ª Califórnia.
Diante dessa constatação é justo anunciar que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Instrumentista, vai para o violonista FELIPE GOULART.





MELHOR LETRISTA:
Nesta importante modalidade, 02 (dois) autores conquistaram 02 (dois) troféus de Melhor Letra nos festivais de 2022: Otávio Lisboa e Rodrigo Bauer.
Um deles, no entanto, conquistou também um Primeiro e um Segundo Lugares com as mesmas letras premiadas.    Por este critério é possível definir que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Letrista é o poeta OTÁVIO LISBOA








MELHOR MELODISTA: 
O vencedor desta modalidade destacou-se sobre os demais premiados, com 02 (dois) troféus de Melhor Melodia conquistados nos festivais 19º Acampamento da Canção Nativa e 13º ExpoCanto.  
Sendo assim, anunciamos que o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Melhor Melodista, vai para o músico e compositor JULIANO GOMES.









INTÉRPRETE COM MAIS VITÓRIAS:
Nesta modalidadedestacamos aquele 
cantor ou cantora que, através de sua interpretação, conduziu uma ou mais canções ao prêmio máximo do festival.  Apuramos que 48 (quarenta e oito) intérpretes defenderam músicas vencedoras, sendo que apenas 01 (um) o fez em 03 (três) oportunidades.    Então, é para ele que vai o Troféu Ronda dos Festivais 2022, na modalidade Intérprete com Mais Vitórias:  JULIANO MORENO.  



AUTOR COM MAIS PREMIAÇÕES:
Por fim, chegamos a derradeira modalidade, que congrega os compositores de letra ou de melodia, que obtiveram ao longo do ano, o maior número de premiações, considerando-se para isto somente os troféus de Primeiro, Segundo e Terceiro lugares.  Ao todo, 184 (cento e oitenta e quatro) autores apareceram nesta condição, mas apenas 01 (um) deles foi premiado em 05 (cinco) oportunidades,  03 (três) Primeiros Lugares e 02 (dois) Sergundo Lugares.   Estes indicadores permitem afirmar que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivasi 2022, na modalidade Autor Com Mais Premiações é o compositor ÉRLON PÉRICLES


Categorias MÚSICA DO ANO e POESIA DO ANO:
Como procedemos nas edições anteriores, vamos eleger novamente POESIA DO ANO e a MÚSICA DO ANO, dentre as obras vencedoras dos festivais  realizados em 2022.  Para tanto, constituiremos uma comissão avaliadora, composta por 15 (quinze) pessoas dotadas de idoneidade, conhecimento e capacidade técnica, cuja missão é ouvir, analisar e conceituar as 39 (trinta e nove) canções e os 07 (sete) poemas vencedores e, deste universo, apontarem as melhores de 2022.
A referida comissão, cujos nomes serão revelados numa próxima postagem, tem até o dia 31 de janeiro de 2023 para concluir o trabalho de avaliação.

POESIA DO ANO e a MÚSICA DO ANO serão anunciadas tão logo sejam definidas pela comissão julgadora.  
Aguardem.

Antes de finalizarmos esta postagem, é nosso dever saudar e agradecer a parceria das comissões organizadoras, bem como parabenizar a todos os participantes dos festivais de música e de poesia, de modo especial àqueles que despontam como agraciados neste nosso humilde, mas importante trabalho de eleger os contemplados com o Troféu Ronda dos Festivais 2022.    Que as conquistas e o sucesso sejam maiores em 2023.

O resultado do TROFÉU RONDA DOS FESTIVAIS 2021, será repercutido no programa Gente Gaúcha, veiculado atualmente na programação de 38 emissoras de rádio de cinco estados brasileiros.


Lembrando mais uma vez que a confraternização de entrega do Troféu Ronda dos Festivais, acontecerá em data e local a serem definidos e divulgados oportunamente. Será, portanto, um grande acontecimento, cujo comparecimento de todos se torna imprescindível.

Para promovermos um evento bonito e bem organizado, necessitamos do engajamento de investidores, pessoas físicas ou jurídicas que possam apoiar esta iniciativa que valoriza e propaga o nativismo gaúcho.    A possibilidade de apoiar o Troféu Ronda dos Festivais 2022 igualmente está ao alcance de todos, sejam leitores do Blog, apreciadores dos festivais, empresários, comissões organizadoras e até mesmo os agraciados. Qualquer fomra de apoio será mujito bem vindo.   
Estamos a disposição através do chasquezap (51) 991.194.444 ou pelo e-mail
Ajude-nos a realizar mais esta edição do Troféu Ronda dos Festivais.
Antecipadamente agradecemos.
 
Utilizamos nesta postagem, imagens de autoria de diversos profissionais da fotografia, alguns conhecidos, outros cujos nomes não nos foi possível descobrir.  A todos eles, o nosso agradecimento pela cedência do material.
 
IMPORTANTE: 
Em caso de utilização e reprodução parcial ou total das informações constantes nesta postagem, por favor, façam o devido crédito ao seu autor, o comunicador e produtor nativista JAIRO REIS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.