TOTAL DE ACESSOS

1º Balseiros da Canção Nativa

1º Balseiros da Canção Nativa
1º BALSEIROS DA CANÇÃO NATIVA - De 17 a 19 de maio - Parque da EFAPI - Chapecó/SC - Clica na imagem e acessa a página da Confraria Musiqueira.

sábado, 20 de julho de 2019

1º PEITAÇO REÚNE MULHERES GAÚCHAS

Shana Muller criadora do 1º Peitaço

Desde ontem , 19/07, até amanhã, 21/07, aproximadamente quatro dezenas de mulheres musicistas, intérpretes, compositoras melodistas, poetisas e convidadas, estarão reunidas no 1º Peitaço da Composição Regional, que acontece na Fazenda São Francisco do Pinhal, em Val de Serra, município de Júlio de Castilhos-RS.  Haverá palestras e papos com relatos das vivências das mulheres presentes, serão proporcionadas vivências de campo como forma de aproximar as participantes com a lida campesina, material de inspiração para muitas canções. Para ajudar no processo de (re)construção do feminino no universo nativo, estarão presentes a violinista e etnomusicóloga, Clarissa Ferreira, a escritora, Leticia Wierzchowski, e a jornalista, Rosana Orlandi.
A idealizadora e coordenadora do evento é a cantora e apresentadora Shana Müller.  Ela salienta que não será um concurso, mas uma mostra e um exercício de composição focado na temática nativista do Rio Grande do Sul.  
O evento será restrito a convidadas e, a cada ano terá um tema de inspiração escolhido por alguma convidada do evento: um poema já escrito, uma reportagem, um assunto, um trecho de livro, etc;. Este ano a escolha do tema ficará a cargo da escritora Letícia Wierzchowski. Além disso, em cada edição uma artista será homenageada, desta vez, a cantora Rosa Maria, falecida em 2017, uma das primeiras cantoras em festivais.  
Na programação do encontro, acontecerão oficinas e palestras sobre a composição e sobre o papel da mulher na seara regional da arte. A partir disso, será oferecido um tema e a oportunidade da formação de grupos entre as participantes para compor novas músicas e apresentá-las ao grande grupo. 
As mulheres mães terão a liberdade de levarem seus filhos, que serão envolvidos em tarefas infantis também ligadas à arte, junto ao Clube da Gurizadinha. 

PROGRAMAÇÃO DO 1º PEITAÇO:
Sexta-feira, 19/07/2019
Chegada das participantes/montagem dos acampamentos
20h: Palco Galpão – reunião das participantes
Prosa com Rosana Orlandi:  “Duas décadas de Galpão Crioulo – como vi a mulher na música gaúcha”.
21h: Caminhada “Procissão da Patrona” – caminhada com velas até o açude para o batismo do evento cantando a homenageada da primeira edição
21h30: Janta  e Fogo de Chão
Após jantar: Tertúlia/Sarau - – troca de experiências, apresentação da arte de cada participante
Sábado – 20/07/2019
7h: Café da manhã
9h:  Palestra ministrada por Leticia Wierzchowski -  “A representação das mulheres na literatura rio-grandense”
10h: Leitura do Tema sugerido para o festival
12h: Almoço -  Churrasco
14h: Oficina de Composição com Clarissa Ferreira 
15h:  Criação artística e sonora para mulheres e Formação de grupos, exercício de composição a partir do tema
21h: Jantar
Pós jantar: livre para composição, ensaios e trocas no Fogo de Chão.
Domingo –  21/07/2019
7h: Café da manhã
09h: Apresentações das músicas elaboradas
12h: Entrega dos certificados de participação e das premiações
12h30: Eleição da homenageada da segunda edição do evento por votação
13h: Almoço de encerramento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.