TOTAL DE ACESSOS

CANDEEIRO DA CANÇÃO NATIVA - 11ª EDIÇÃO

CANDEEIRO DA CANÇÃO NATIVA - 11ª EDIÇÃO
CANDEEIRO DA CANÇÃO NATIVA - 11ª EDIÇÃO. Dias 05 e 06 de abril de 2024 - Restinga Seca/RS. Clica na imagem para mais informações.

10º LEVANTE DA CANÇÃO GAÚCHA - Capão do Leão/RS

10º LEVANTE DA CANÇÃO GAÚCHA - Capão do Leão/RS
10º LEVANTE DA CANÇÃO GAÚCHA - Capão do Leão/RS. Inscrições até 28/03/2024. Clica na imagem e acessa o regulamento.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

ROMEU WEBER É O HOMENAGEADO DA 24ª SESMARIA


Parabéns a comissão organizadora da Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório, pela acertada definição do nome do declamador Romeu Weber para ser o homenageado da 24ª Quadra, que acontece no final do mês de setembro. 
Romeu Weber merece.   Ele é o criador do festival. Foi dele a iniciativa de apresentar a ideia para os governantes da época e, sobretudo, de semear o respeito pela poesia no coração dos osorienses.
Não tem como desassociar a Sesmaria da Poesia Gaúcha da figura de Romeu Weber. 
Romeu Weber é a cara da Sesmaria.  
Ou seria o contrário ?    
Não importa. 
Graças ao seu prestígio, na primeira edição do festival, realizada em setembro de 1996, já era possível imaginar que estava nascendo um grande acontecimento para o universo poético e cultural rio-grandense.
Com o passar do tempo, outros personagens importantes engajaram-se nas ações em favor da Sesmaria, resultando na criação da Associação Cultural Sesmaria, entidade que passou a produzir e realizar o evento.  A partir deste fato, a Sesmaria viria a se tornar o principal festival de poemas do RS, servindo de espelho para outros eventos que surgiram na sequência.  
Neste quase meio século de existência, a Sesmaria da Poesia Gaúcha serviu de berço para o surgimento de novos poetas, de brilhantes declamadores, de talentosos amadrinhadores e, acima de tudo, para o advento de grandes poemas, que são propagados através das vozes de declamadores e declamadoras pelo Rio Grande afora. 
Hoje a Sesmaria é um festival consagrado e prestigiado pela gauchada sul-brasileira.
Parabéns Sesmaria da Poesia!
Parabéns Romeu Weber!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.