Bom dia gauchada.
Antes de publicar este texto, eu fiz contato com diversas pessoas e confirmei as informações que chegaram ao meu conhecimento, dando conta de que pelo menos 21 (vinte e um) participantes da 29ª Ronda de São Pedro, testaram positivo para Coronavirus no transcurso da semana entre 25/09 e 01/10.
O festival aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, em São Borja.
Por uma questão de ética e de respeito a todos, eu não vou divulgar os nomes dos infectados, tampouco vou atribuir culpabilidade a quem quer que seja. Não existem culpados, existem responsáveis por atitudes que nem sempre são as mais adequadas.
Por uma questão de ética e de respeito a todos, eu não vou divulgar os nomes dos infectados, tampouco vou atribuir culpabilidade a quem quer que seja. Não existem culpados, existem responsáveis por atitudes que nem sempre são as mais adequadas.
Na minha visão, a responsabilidade pela ocorrência desse indesejado surto de Covid 19 é unicamente daqueles que compareceram ao festival. Inexplicavalmente, as pessoas já se concederam o direito de negligenciar os cuidados em relação a pandemia. Agem como se ela já não existisse mais, relaxando nas medidas anti-covid e desta forma, assumindo comportamento irresponsável perante os demais integrantes dos seus círculos de relacionamento social, profissional e familiar.
Não foi diferente lá em São Borja durante a 29ª Ronda, apesar dos cuidados adotados pelo festival. O que era possível fazer para que esse fato não ocorresse, foi feito, disse-me um dos organizadores da Ronda. Mas, lamentavelmente, ocorreu.
Até este momento, apurei que 13 músicos, 4 compositores, 3 jurados e 1 integrante da comissão organizadora testaram positivo para Covid 19 nos últimos dias. Todos já estavam vacinados, com duas doses, inclusive. Graças a Deus estão bem e almejo que assim continuem.
É óbvio que esse surto indesejado de covid 19 gerou apreensão no meio nativista. Foi a primeira vez que isso aconteceu... e desejo que seja a última.
Torcendo para que não surjam mais casos, espero que esta inusitada circustância sirva de lição e de alerta para os demais festivais e eventos em geral.
Por favor, não afrouxem nas medidas de preservação da saúde. Exijam o uso da máscara, estimulem o uso do alcool gel, promovam a higienização dos equipamentos e, principalmente, não povoquem aglomeração de pessoas.
Invistam na preservação da saúde.
Aos meus amigos poetas, compositores, músicos, intérpretes e intrumentistas, eu reforço o meu apelo: Cuidem-se! Não sejam inconsequentes, nem menosprezem os protocolos de higiene. Por favor, preservem suas vidas e as de seus familiares e amigos.
Esta doença é muito cruel. Causa angústia e sofrimento para todos e deixa sequelas por longo tempo. Afirmo isso, lastreado na minha própria experiência, quando vivi dramáticos e terríveis dias numa UTI. Não quero isso pra ninguém.
Vamos preservar a saúde e vivermos com alegria as emoções do nativismo gaúcho.
Grato a todos pelas informações prestadas e pela atenção dispensada ao nosso blogue.
Baita abraço e bom domingo.
Jairo Reis
Comunicador e Produtor Nativista
Comunicador e Produtor Nativista
Baaahhh coisa braba... E não se pode relativizar!
ResponderExcluirA MAIORIA DOS CASOS DOS INFECTADOS NÃO FORAM PELO O FESTIVAL, NÃO VAMOS CAUSAR O SUSTO, AINDA PRECISAMOS TER MUITO CUIDADO MAS, DE FONTE SEGURA QUE NÃO FOI NO FESTIVAL QUE ACONTECEU O TAL SURTO, AQUI NA CIDADE JA ESTA TUDO LIBERADO E NÃO TEMOS NENHUM TIPO DE SURTO, NÃO ESTOU QUERENDO CAUSAR POLEMICA MEU AMIGO MAS, NÃO TEVE SURTO NA RONDA, COMO EU DISSE, A MAIORIA DESSES CASOS DO COVID 19 FOI TRANSMISSÃO DE OUTRO LUGAR.
ResponderExcluirNosso amigo Corderosa, descanse em paz !!!! 🙏
ResponderExcluir