TOTAL DE ACESSOS

13º CANTO DE LUZ e 9ª LAMPARINA DA CANÇÃO GAÚCHA

13º CANTO DE LUZ e 9ª LAMPARINA DA CANÇÃO GAÚCHA
13º CANTO DE LUZ e 9ª LAMPARINA DA CANÇÃO GAÚCHA - De 28 a 30 de novembro - Sociedade Ginástica Ijuí - Ijuí/RS - Para mais informações, clica na imagem acima.

6ª CONVENÇÃO NATIVISTA

6ª CONVENÇÃO NATIVISTA
VI CONVENÇÃO NATIVISTA - De 13 a 15 de dezembro - Júlio de Castilhos/RS - Clica na imagem para mais informações.

20º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA

20º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA
20º ACAMPAMENTO DA ARTE GAÚCHA . Inscrições até 21 de novembro. Clica na imagem e te inscreve.

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS

ESTRELARTE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Leva estas atrações para abrilhantar o teu evento. Para contratar: (51) 995.498.483.

AGENDA NATIVISTA 2024

AGENDA NATIVISTA 2024
Clica na imagem e confere os prazos para inscrições e as datas de realização dos festivais de música e de poesia previstos para o ano de 2024.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

TROPEIRISMO: UMA SÍNTESE DIDÁTICA

É com imensa satisfação que registramos o recebimento e, ao mesmo tempo, destacamos o livro intitulado Tropeirismo – Uma Síntese Didática, escrito pelos pesquisadores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli (Zoreia), dois dos mais competentes estudiosos da referida temática no sul do Brasil.
Composto por 143 páginas a publicação apresenta nove capítulos através dos quais o leitor tomará conhecimento de peculiaridades do tropeirismo de muares.
O primeiro capítulo introduz o leitor no assunto; o capitulo dois narra sobre o tropeirismo no Mundo, no Brasil e na Região Sul; o terceiro demonstra os tipos de tropas; o quarto capitulo descreve o Tropeiro e suas funções na comitiva; o quinto fala sobre as “traias”, ou seja, os equipamentos utilizados pelo tropeiro e sua forma de uso; o sexto capitulo é dedicado à alimentação e os acessórios utilizados no seu preparo; o sétimo capitulo se refere ao vestuário do tropeiro, desde os primórdios até os últimos dias; o oitavo relata as jornadas do tropeiros e os caminhos que percorriam, da colônia de Sacramento, no Uruguai até Sorocaba, em São Paulo; e por fim, o nono capítulo  evidencia o legado deixado pelos tropeiros nos segmentos econômico, social e cultural. Suas andanças fizeram surgir novas povoações, provocaram intercâmbio cultural, semearam a religiosidade, expandiram a culinária, criaram indumentárias, expandiram hábitos sociais como a roda de chimarrão, por exemplo, e até expressões e ditados foram criados pelos tropeiros.  Ou seja, esses desbravadores ofereceram uma fantástica contribuição para o progresso do sul do país.
Além dos textos qualificados, o livro é repleto de fotografias e gravuras que ilustram sobremaneira o conteúdo da obra.  Também acompanha a publicação, um mapa geral das principais rotas sulinas das tropas de mulas xucras durante o Ciclo do Muar, entre os séculos XVIII e XX.  
Não é exagerado dizer que o livro Tropeirismo – Uma Síntese Didática se configura numa aula sobre o Tropeirismo de Muares, que merece ser propagada e apreciada por todos.
Para adquiri-lo, basta fazer contato com os próprios autores através do e-mail: valterfnunes@gmail.com ou pelo whatsapp: (51) 999.725.137.
Ou então, comparecendo ao lançamento do livro, que ocorrerá na quinta-feira, dia 21 de novembro, as 19h30min, no Auditório da FACCAT, em Taquara/RS, situada na Av. Oscar Martins Rangel, 4.500 – Bairro Fogão Gaúcho.  

Os autores: 
VALTER FRAGA NUNES: 
Viamonense, biólogo, mestre em botânica e criador de asininos e muares. Milita há mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo os últimos 20 anos, dedicados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre o tema.  É autor de várias publicações, de artigos em livros, revistas e jornais relacionados ao Tropeirismo. É um dos responsáveis pelo Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Integra a Comissão Gaúcha de Folclore e é vice-diretor do Departamento de Tropeadas do MTG/RS e sócio correspondente da Academia Sorocabana de Letras. 

MARCO AURÉLIO ANGELI (ZOREIA)
Natural de Taquara, é produtor rural, criador e domador de asininos e muares há mais de trinta anos. Participa como associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras e integra a Comissão Gaúcha de Folclore. É autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, promove exposições, em vários eventos nacionais e internacionais sobre a temática. Também é um dos idealizadores do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Milita há mais de 50 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, dos quais dedicou boa parte aos estudo do Tropeirismo.
Foi Coordenador da 22ª Região Tradicionalista e Conselheiro do MTG/RS, bem como Vice-Presidente da ORCAV/RS. 
 
O Blog Ronda dos Festivais agradece aos escritores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli pela consideração e pela gentileza de presentear-nos com um exemplar desta magnífica obra, cuja aquisição e leitura recomendamos com entusiasmo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.