TOTAL DE ACESSOS
quinta-feira, 29 de abril de 2021
JURADOS DA 41ª COXILHA
FESTIVAL GAÚCHO DA INCLUSÃO
Encerra nesta sexta-feira, 30 de abril, o prazo para inscrições ao Festival Gaúcho da Inclusão, concurso artístico virtual, exclusivo para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. O evento é uma inicaitiva do MTG RS (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e da 20ª Região Tradicionalista.
domingo, 25 de abril de 2021
QUERÊNCIA DA POESIA - RESULTADO
Romeu Weber interpretando o poema vencedor |
A Querência da Poesia Xucra - Associação de Poetas, Escritores e Declamadores, sediada na cidade de Caxias do Sul, realizou neste sábado, 24 de abril, o Festival Virtual de Poesias Inéditas - Edição Comemorativa aos 27º Aniversário da entidade.
A Comissão Avaliadora, formada por João Batista de Oliveira, Rodrigo Medeiros e Romila Hoffman do Amaral, estabeleceu o seguinte resultado:
Autor: Osmar Ransolin
Declamador: Romeu Weber
Amadrinhador: Kayke Mello
Autor: Vitor Lopes Ribeiro
Declamador: Kayke Mello
Amadrinhador: Natalício Cavalheiro
Terceiro Lugar: O Braço Forte do Avô
Autores: Sebastião T. Correia/João A. Marin Hoffmann
Autor: Osmar Ransolin
Declamador: Romeu Weber
Amadrinhador: Kayke Mello
sábado, 24 de abril de 2021
41ª COXILHA JÁ RECEBE INSCRIÇÕES
28/07 (quarta-feira): Coxilha Nativista Instrumental
29/07 (quinta-feira): Coxilha Instrumental e 1ª Eliminatória da 41ª Coxilha Nativista - 10 composições.
30/07 (sexta-feira): Coxilha Instrmental e 2ª Eliminatória da 41ª Coxilha Nativista - 10 composições.
31/07 (sábado): 4ª Coxilha Instrumental e Finalíssima da 41ª da Coxilha Nativista - 10 composições (estarão automaticamente incluídas no DVD da 41ª Coxilha Nativista).
II - Cada autor poderá ter apenas 01 (uma) composição pré-selecionadas em seu nome e/ou parceria.
III – No caso das 1ª e 2ª Eliminatórias, apenas 01 (uma) composição por autor e/ou parceria poderá ser classificada para a Grande Finalíssima, sendo que nessa etapa até 02 (duas) composições de sua autoria.
IV – Após a triagem não será permitida alteração nominal dos autores das composições em nenhuma das fases.
V – A inscrição deverá ser realizada por meio digital, através do e-mail do festival, sendo que são itens indispensáveis para a inscrição:
Os trabalhos deverão ser remetidos, ATÉ A DATA DE 07 DE JUNHO DE 2021, para o e-mail, para inscricoescoxilhanativista@gmail.com .
A triagem das composições inscritas está prevista para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2021;
O autor classificado deverá entregar em mãos, ou enviar através de carta registrada ou Sedex, para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, até o dia 1º de julho de 2021, impreterivelmente, as autorizações dos autores para gravação e a declaração do nome do responsável para receber os valores pagos pelo festival pela participação da obra na 41ª Coxilha Nativista.
NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES COM CNPJ, inclusive MEI.
IMPORTANTE: OS MÚSICOS E INTÉRPRETES, CLASSIFICADOS PARA AS DUAS ELIMINATÓRIAS DO FESTIVAL, PARA TEREM ACESSO AO PALCO DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE APRESENTAR A TESTAGEM PARA “COVID-19”, REALIZADO ANTES DA SEMANA DO EVENTO, NA QUAL PASSARÃO POR TRIAGEM PELA EQUIPE MUNICIPAL DE SAÚDE.
É livre a interpretação vocal e instrumental, bem como são livres os arranjos e a caracterização cênica e coreográfica dos trabalhos concorrentes, observando-se o mínimo de 03 (três) integrantes em palco para cada composição;
Cada intérprete poderá subir ao palco nesta condição, seja como INTÉRPRETE PRINCIPAL OU PARTICIPAÇÃO EM DUO, TRIO ou com mais intérpretes, APENAS UMA VEZ, na 1ª e 2ª Eliminatórias.
Cada instrumentista poderá defender até 02 (duas) composições entre a 1ª Eliminatória e as demais eliminatórias do Festival, ou seja, poderá participar em até duas músicas, sejam elas da 1ª ou da 2ª Eliminatória.
Para as apresentações de palco, se sugere o uso de INDUMENTÁRIA TÍPICA do Rio Grande do Sul. O uso de vestuário contendo inscrições político-partidárias, logotipos empresariais e textos que sejam considerados inapropriados poderão resultar em desclassificação dos participantes, a critério da Comissão Organizadora/Executiva.
Para cada composição pré-selecionada na triagem da 41ª Coxilha Nativista Fase Local e Geral, serão pagos os valores conforme a etapa eliminatória.
O intérprete (ou intérpretes) que NÃO UTILIZAR O RECURSO DA LEITURA em suas apresentações concorrerá a premiação de “MELHOR INTÉRPRETE”, sendo este um critério de desempate a ser utilizado pelos jurados para tal escolha.
Os valores serão pagos*, em espécie, a partir das 19 horas do dia da apresentação no festival, diretamente na Tesouraria localizada nos bastidores do Festival, sendo que destes serão deduzidos descontos de Contribuição Previdenciária e do Imposto de Renda Retido na Fonte, conforme legislação vigente para pagamento à Pessoa Física.
NÃO SERÃO FORNECIDAS ALIMENTAÇÃO NEM HOSPEDAGEM AOS PARTICIPANTES.
O ajuste do som dos concorrentes da 41ª COXILHA NATIVISTA será realizado em data e horários, definidos pela Comissão, a serem informados aos participantes selecionados.
Em virtude da ampla programação a ser desenvolvida nesta edição, os horários serão rigidamente cobrados, sendo as penalidades aplicadas severamente caso ocorram negligencias de compromisso com a passagem de som e os horários estabelecidos pela Comissão Organizadora. O tempo de passagem de som será de no máximo 20 minutos, por composição.
Em caso de não cumprimento dos horários, seja para o ajuste do som, seja para a chegada dos artistas aos bastidores do Festival (que terá início às 19h30min), será descontado 1/3 dos valores pagos e estes se submeterão a defender sua obra musical sem os devidos ajustes, responsabilizando-se por eventual comprometimento da apresentação.
A gravação do DVD será realizada ao vivo, diretamente do palco da 41ª COXILHA NATIVISTA.
Aos destaques da 41ª COXILHA NATIVISTA serão atribuídos os seguintes prêmios, com valores brutos, abaixo especificados:
OBS: Os valores da premiação serão pagos em CHEQUE, após a divulgação dos resultados, e destes serão deduzidos somente descontos de Imposto de Renda – Pessoa Física, conforme legislação vigente.
A escolha da Música Mais Popular será realizada por voto entre o público expectador das lives nas noites do Festival entre as composições apresentadas na 1ª e 2ª Eliminatória.
Aos premiados com 1º, 2º, 3º lugares e Música Mais Popular serão oferecidos 02 (dois) troféus: um para o (s) autor (es) da Letra e outro para o(s) autor(es) da Melodia, quando assim se entender necessário.
4ª COXILHA INSTRUMENTAL
* Palestra sobre os principais ritmos gaúchos destinado aos professores da rede municipal com o percussionista Sandro Cartier.
* Workshop com o percussionista Marcelo Pimentel e construção de instrumentos com a utilização de material reciclável.
* Workshop Caminha do Bem – O Violão Vai À Escola com o violonista Marcello Caminha.
* Teatro musical a Fubica da Vovó com o músico e cantor Tuny Brum trazendo músicas de Humberto Gabbi Zanatta.
quarta-feira, 21 de abril de 2021
41ª COXILHA SERÁ LANÇADA NA PRÓXIMA SEXTA
Na coletiva de imprensa, a ser realizada na Casa de Cultura Justino Martins, a comissão organizadora apresentará o regulamento da 41ª Coxilha, revelará o prazo para inscrições e anunciará o formato do festival, se virtual, presencial ou híbrido.
A Coxilha Nativista é o mais longevo festival nativista em edições ininterruptas.
RONDA DE SÃO PEDRO ACONTECERÁ EM JULHO
A 29ª Ronda de São Pedro, festival promovido pelo Centro Nativista Boitatá, da cidade de São Borja, está confirmada para acontecer nos dias 16 e 17 de julho de 2021.
sábado, 10 de abril de 2021
2ª TRINCHEIRA ADIADA PARA 27 DE JUNHO
A 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual teve sua data de realização transferida para o dia 27 de junho de 2021.
Data: 27/06/2021
Local: DTG Luz e Tradição
10h: Ensaios, passagem de som
19h: Abertura da 2ª Trincheira – Edição Virtual
19h15: Apresentação das 12 músicas concorrentes
21h: Espetáculo – Grupo Guitarra, Alma e Garganta
22h: Divulgação do Resultado e Premiação
quarta-feira, 7 de abril de 2021
2ª TRINCHEIRA DEFINE MÚSICAS CONCORRENTES
Na noite desta quarta-feira, 07 de abril de 2021, encerraram-se os trabalhos de triagem das músicas inscritas na 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual, festival promovido pela WAP Produções e Eventos.
A comissão avaliadora, formada por Anomar Danubio Vieira, Clódis Rocha e Osmar Carvalho, analisaram letra e melodia de 491 músicas para a Etapa Geral e 21 para a Etapa Regional, totalzando 512 obras inscritas.
A data do festival, inicialmente marcada para o dia 02 de maio, deverá ser postergada, em decorrência do agravamento da pandemia e da necessidade de se preservar a saúde de todos participantes e demais envolvidos com a realização do evento. A data mais provável é 04 de julho de 2021, dependendo ainda da autorização do Sistema Pró-Cultura RS. Em breve divulgaremos a nova data.
Fiquem tranquilos que a 2ª Trincheira vai acontecer, com sucesso, se Deus quiser.
As 12 canções concorrentes na 2ª Trincheira do Cato Xucro - Edição Virtual, são as seguintes:
Melodia: Gabriel Selvage
Ritmo: Milonga
2. UM CANTAR DE FRONTEIRA
Ritmo: Milonga
6. RINCÃO DO COTOVELO
Melodia: Ricardo Oliveira/Gabirel Maculan
Ritmo: Milonga
10. RIOGRANDINO ARTIGAS FOLCLOREANDO
Melodia: Rodrigo Morales
Ritmo: Rasguido
1. CHAMARRÃO DO TOURO ALÇADO
Ritmo: Chamarra
2. PRA BENDIZER VIAMÃO
Melodia: Nino Saldanha/Luizmar Machado
Ritmo: Milonga