Com o troféu, Alex Moreira, autor e intérprete da música vencedora. |
Interpretação: Alex Moreira
Interpretação: Rui Carlos Ávila
Interpretação: Maria Alice
Interpretação: Frederico Viana
Com o troféu, Alex Moreira, autor e intérprete da música vencedora. |
Será obrigatório o envio de uma ficha de inscrição para cada poema inscrito.
2. Etapa Estudantil: Voltada para alunos das escolas públicas do Município de Fraiburgo, a partir do 7º ano do Ensino Fundamental 2.
3. Na Etapa Estudantil do Festival serão selecionadas 10 poemas, sendo 05 para a Temática Livre e 05 para o Tema Especial.
4. O Tema Especial para a 7ª Colheita de Versos na fase estudantil é a “História do Município de Fraiburgo”.
5. Etapa Geral: Aberta para poetas de todo o país, e para declamadores e amadrinhadores escolhidos pelos poetas classificados, com as especificações contidas neste edital.
6. Na Etapa Geral serão selecionados 15 poemas, sendo 10 para o Tema Livre e 05 para o Tema Especial.
7. No Tema Livre, 03 vagas das 10 poesias a serem classificadas, serão reservadas a poetas de Santa Catarina, e 07 de ampla concorrência para poetas de todo país.
8. Considera-se poeta ou poetisa de Santa Catarina, aqueles nascidos no Estado.
9. No Tema Especial, as 05 poesias serão de ampla concorrência, independendo da origem do autor.
10. Em ambas as etapas, será classificado apenas 1 (um) poema de cada autor, individualmente ou em parceria.
11. Na Etapa Geral do Festival, cada declamador poderá apresentar apenas uma poesia em palco, conjunta ou isoladamente.
12. É proibida a leitura de parte ou da íntegra do poema em palco, bem como o uso de ponto eletrônico.
13. Na Etapa Geral do Festival, cada amadrinhador poderá acompanhar até 02 (dois) poemas na noite do festival, conjunta ou isoladamente.
14. A Comissão Avaliadora para a 7ª Colheita de Versos é constituída pelo poeta e declamador Pedro Júnior da Fontoura, pela declamadora Liliana Cardoso e pelo pesquisador e declamador Giovani Primieri.
15. De 1º julho a 30 de agosto de 2024, a Comissão Avaliadora se reunirá e fará a seleção dos 10 poemas da Etapa Estudantil e dos 15 poemas da Etapa Geral.
16. O resultado oficial dos poemas classificados será divulgado no dia 1º de setembro de 2024 no site do Festival e nos perfis do Facebook e do Instagram da Colheita de Versos.
17. Os concorrentes nas duas Etapas serão apresentados no dia 09 de novembro de 2024, a partir das 19h30min, no Centro Educacional Fraiburgo, situado à Rua Adalberto Burda, Centro, em Fraiburgo, SC.
18. O Festival será transmitido ao vivo através das plataformas digitais.
19. Os 15 poemas selecionados para a Etapa Geral do Festival, receberão como ajuda de custo para produção da gravação em estúdio e para apresentação em palco no dia do Festival, o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), por transferência bancária, para o titular da inscrição.
20. Os 10 poemas selecionados para a Etapa Estudantil do Festival, receberão como prêmio, o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), por transferência bancária para o titular da inscrição ou adulto responsável, e a Medalha Colheita Estudantil.
Primeiro Lugar Poema: Colheita de Ouro
Segundo Lugar Poema: Colheita de Prata
Terceiro Lugar Poema: Colheita de Bronze
Primeiro Lugar Declamador: Colheita de Ouro
Segundo Lugar Declamador: Colheita de Prata
Terceiro Lugar Declamador: Colheita de Bronze
Primeiro Lugar Amadrinhador: Colheita de Ouro
Segundo Lugar Amadrinhador: Colheita de Prata
Terceiro Lugar Amadrinhador: Colheita de Bronze
Melhor Poema Tema Especial: Colheita Especial
FRANCIELA RANSOLIN
Coordenadora Geral
OSMAR RANSOLIN
Produtor
MAGNA BARPP
Coordenadora Técnica
A “Colheita de Versos” foi originalmente concebida no bojo de outro evento, designado “Celeiro da Poesia”, criado ainda no ano de 2012, no Município de Campos Novos (SC), por iniciativa do declamador, instrutor de danças e tradicionalista Giovani Primieri.
O intuito do Celeiro da Poesia era incentivar a leitura entre as crianças e transformar a poesia e a declamação em elementos corriqueiros na formação dos educandos.
O Celeiro evoluiu ao longo de sua existência, e se tornou um referencial de oficinas de arte poética e declamação.
Em 2017, foi realizada a primeira Colheita de Versos, no formato de festival de poesias inéditas.
Dentre os principais objetivos, estavam a aproximação da classe poética da população da região do Planalto Sul de Santa Catarina, propiciando um evento que trouxesse para o Estado, os grandes nomes da poesia regional do Sul.
E o objetivo foi alcançado. Já desde a primeira edição a Colheita trouxe poetas, declamadores e amadrinhadores que eram e são referências em suas respectivas áreas, formando um evento de alto nível, que se consolidou como o maior festival poético de Santa Catarina, e um dos maiores do sul do país.
A partir de 2018, o evento passou a ser executado no Município de Abdon Batista, que encampou integralmente a Colheita, apoiando e incentivando suas cinco edições subsequentes.
No ano de 2023, em edição comemorativa dos 10 anos do Celeiro da Poesia, a Colheita de Versos foi realizada em edição especial, através de poemas voltados para crianças (todos inéditos) e trouxe ao palco declamadores desta faixa etária, num evento único, que agradou imensamente o público e os poetas e poetisas que participaram do evento.
A partir da 7ª Edição da Colheita de Versos, o idealizador Giovani Primieri transferiu a coordenação do evento ao poeta e advogado Osmar Ransolin, que trouxe o evento para Fraiburgo, o que permitirá maior visibilidade para o festival, e ainda, melhor acesso aos participantes, considerando que a cidade está localizada geograficamente na região central do Estado de Santa Catarina.
A Colheita é o primeiro festival poético da cidade de Fraiburgo, e recebeu apoio da Prefeitura Municipal, do grupo Superviza e da empresa Renar Móveis.
Será realizado em duas etapas, sendo uma estudantil e outra geral, tendo como tema especial, a História do Município de Fraiburgo.
A autenticidade era uma das características de Quide Grande. |