Capa do compacto de 1967, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. |
O saudoso cantor José Mendes, apesar de sua breve carreira musical, deixou um importante legado para a música regional gaúcha, principalmente pelo êxito inesperado da composição Para Pedro, parceria dele com o trovador Portella Delavy, registrada em 1967, num compacto simples que tornou-se um fenômeno de vendagem, ultrapassando a marca de um milhão de cópias comercializadas. Além de Para Pedro, o disco apresentava a milonga Mensagem de Saudade.
O sucesso instantâneo, transformou José Mendes num dos artistas mais populares do Rio Grande do Sul e até mesmo no centro do País.
Lamentavelmente a brilhante carreira de José Mendes foi precocemente interrompida por um grave acidente de trânsito, ocorrido na BR 471, município de Rio Grande, no dia 15 de fevereiro de 1974, há 50 anos portanto. Ele tinha apenas 34 anos de idade.
Nos 12 anos de sua bem sucedida carreira, José Mendes deixou sua obra eternizada em 07 discos (Long Plays): Passeando de Pago em Pago (1962- quando ainda usava o nome artístico de “Gaúcho Seresteiro”); Pá... ra Pedro (1967); Não Aperta, Aparício (1968); Andarengo (1969); Mocinho do Cinema Gaúcho (1970); Gauchadas (1971); Isto é Integração (1973); e num disco póstumo chamado Adeus Pampa Querido (1974).
Além de cantor e compositor, José Mendes foi ator de cinema, tendo produzido e estrelado três filmes: Pára Pedro, Não Aperta Aparício, A Morte Não Marca Tempo (cartazes abaixo).
Memorial José Mendes, em Esmeralda |
Em 2004, seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, prédio em formato de violão, instalado junto a Capela Santa Terezinha, localizada entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, na região serrana do Rio Grande do Sul.
José Mendes Guimarães nasceu no dia 20 de abril de 1939, em Esmeralda, então distrito de Lagoa Vermelha. Em 2024 ele completaria seu 85º Aniversário.
Por intermédio desta postagem, o Blogue Ronda dos Festivais presta uma singela homenagem ao cancioneiro dos pampas José Mendes, por ocasião de seu 85º aniversário de nascimento e pelos 50 anos de saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.