O cenário da música do Litoral Norte gaúcho está de luto com o desaparecimento de uma de suas vozes mais importantes. Faleceu neste sábado, 13 de dezembro, em Osório, a cantora Cléa Gomes, viúva do saudoso cantor e compositor Carlos Catuipe, e mãe do também músico Catuipe Junior e de Melina, esposa do baterista Marco Michelon. Ao lado de seu parceiro de palco, Carlos Catuipe, Cléa construiu uma trajetória de dedicação à música, valorizando a identidade cultural do litoral gaúcho.
Reconhecida por sua voz maviosa e ao mesmo tempo potente, Cléa foi presença constante nos festivais nativistas do litoral norte, destacando-se principalmente na Tafona da Canção Nativa, de Osório e na Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha. Nestes evento consagrou-se diversas vezes como Melhor Intérprete e também por interpretar músicas premiadas e não raro, vencedoras.
![]() |
| Carlos Catuipe e Cléa Gomes, agora juntos na eternidade |
Mas Cléa também teve participações marcantes em festivais de outras regiões do estado, nos quais teve papel importante na propagação do ritmo "maçambique", gênero musical de origem afro, muito presente na musicalidade litorânea, graças as pesquisas realizadas pelos compositores Ivo Ladislau e Carlos Catuipe.
Reconhecida por sua voz sensível e ao mesmo tempo potente, Cléa Gomes edificou uma carreira respeitada na música do Rio Grande do Sul.
Que sua luz siga iluminando a memória e o coração de todos.


Sou testemunho de tudo que escreventes amigo Jairo.
ResponderExcluirE um momento de muita tristeza , perder Clea Gomes é deixar uma lacuna no senario musical do litoral
Lamento, era minha amiga, assim assim como era Catuipe. Eles valorizaram um trabalho meu.....que Deus o tenha, meus sentimentos a família e amigos.
Realmente foi uma grande perda para o RS,a partida de Clea! Nós osorienses temos o maior orgulh0 dela com sua voz maravilhosa que encantava a todos por onde passava.Vai em paz minha querida amiga!
ResponderExcluir