quarta-feira, 22 de maio de 2024

MORRE O MÚSICO OSMAR CARVALHO

O universo da música regional gaúcha perdeu um de seus mais destacados integrantes.  Faleceu na noite de terça-feira, 21 de maio, o músico e compositor Osmar Carvalho. Ele tinha 78 anos de idade.
Exímio violonista, Osmar Carvalho granjeou reconhecimento e prestígio no cenário rio-grandense, notadamente nos festivais nativistas, nos quais obteve inúmeras premiações como instrumentista. Na função de compositor, igualmente respeitado, tem canções registradas em disco nas vozes de grandes intérpretes gaúchos, dentre os quais José Cláudio Machado, João de Almeida Neto, Flávio Hansen entre outros. No festivais nativistas, conquistou troféus de Primeiro Lugar em mais de 60 mostras competitivas, dentre as quais a Califórnia de Uruguaiana, Carijo de Palmeira das Missões, Reponte de São Lourenço do Sul, Coxilha de Cruz Alta, Tertúlia de Santa Maria, e outras tantos. 
Professor de Violão Clássico e Popular, lecionou por mais de 35 anos, período durante o qual teve o privilégio de ter grandes alunos, dentre os quais Yamandu Costa, consagrado atualmente como um dos maiores violonistas do mundo.
Ao lado de talentosos colegas, Osmar foi um dos precursores do Dueto de Violões em festivais nativistas.
Violonista profissional há 40 anos, Osmar Carvalho nasceu em 24 de abril de 1946, na cidade de Bagé.

Nossas condolências e um fraterno abraço a seus familiares. 

Um comentário:

  1. Muito triste 😔. O Osmar me acompanhou muitas vezes por estes palcos da vida. Que Deus o receba com muito amor.

    ResponderExcluir

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.