sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

TRILHA TURÍSTICA “CAMINHOS DO PAJADOR”

Uma iniciativa do Poder Executivo de Bossoroca, com apoio da Associação Cultural Bossoroca, a trilha turística Caminhos do Pajador está sendo formatada para ser inaugurada, possivelmente no dia 27 do mês de outubro, em um evento que vai tratar exclusivamente da arte que Jayme Caetano Braun dominava com maestria, a pajada.
Na programação, haverá um grande espetáculo com pajadores locais e regionais, além de grandes nomes desta arte do improviso, que serão especialmente convidados pelos organizadores. A programação completa será divulgada em breve.
Caminhos do Pajador compreende rememorar e valorizar uma série de locais de Bossoroca, por onde 
Representantes das entidades que criaram o roteiro turístico
Caetano Braun cruzou, na sua infância e adolescência. Muitos desses lugares são referências em suas pajadas, a exemplo da “Venda do Bonifácio” que foi um importante ponto comercial daquela região.
Este trabalho de coleta de dados está sendo realizado por uma equipe da ACB, juntamente com servidores municipais. Algumas informações ainda estão sendo verificadas, com a finalidade de complementar o projeto.
Um pouco sobre a arte da “payada” ou “pajada”:
Payada é uma forma de poesia oral feita geralmente de improviso, muito difundida na Argentina, Uruguay, Paraguay e Chile. Já o Pajador, também considerado um repentista, é quem recita a pajada, obrigatoriamente composta por estrofes de 10 versos (décimas), acompanhado de violão.

 

4 comentários:

  1. Mil gracias pela força, tocaio. Um missioneiro abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a pajada é um modo de repentismo lindo demais, é um dom artìstico que deveria ser muito mais valorizado , afinal fazer verso não se aprende em faculdade , o pajadodor é um ser iluminado por Deus , portanto não é prà quem que è prà quem foi escolhido por Deus prá ter este privilégio ! GILDO CAMPOS

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mestre Gildo Campos. Baita abraço.

    ResponderExcluir

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.