segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

26ª TAFONA JÁ RECEBE INSCRIÇÕES

A 26ª Tafona da Canção Nativa, já recebe inscrições para o festival que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, em Osório.
O prazo para inscrições se esgota no dia 30 de março.
Ajuda de custo: R$ 4.500,00 por música classificada.

Confiram o regulamento completo:

26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA

REGULAMENTO E   FICHA DE INSCRIÇÃO -         FICHA DE INSCRIÇÃO

Através da Tafona da Canção Nativa, músicos, compositores, cantores e pessoas ligadas à cultura do Rio Grande do Sul, buscam participar de atividades que
cultuam as nossas tradições, com ênfase especial ao folclore, usos e costumes dos gaúchos, de suas danças, expressões artísticas, valorização do homem do campo e do litoral Norte do RS e as manifestações culturais.
A Tafona da Canção Nativa é um evento de cunho artístico, social e cultural, o evento tem uma dimensão de nível nacional recebendo composições musicais de todos os recantos do Brasil e Países do Mercosul. A Tafona oferece a todos os músicos e compositores, a oportunidade de divulgar suas composições e seus talentos.
REALIZAÇÃO – OBJETIVOS
Art. 1º – A 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, com Produção da Associação Cultural Sesmaria.(Comissão Organizadora)
Art. 2º – A 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA tem entre seus objetivos a valorização da cultura musical gaúcha, através da participação de músicos, letristas, intérpretes e arranjadores.
Art. 3º – A 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA será realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2016, no Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva, na cidade de Osório/RS.
Art. 4º – A 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA estabelece as linhas musicais: LINHA RIOGRANDENSE e LINHA LITORÂNEA.
Parágrafo primeiro: Na Linha Riograndense, as composições devem enfocar usos, costumes e as lides campeiras do Rio Grande do Sul, representando as origens culturais gaúchas, tanto na letra, como na melodia e nos instrumentos musicais utilizados.
Parágrafo segundo: Na Linha Litorânea, o autor deve abordar, obrigatoriamente, na letra e melodia, aspectos identificados à cultura do Litoral Norte do RS, seja por sua história, seu folclore, sua musicalidade ou aos usos e costumes.
Parágrafo terceiro: Os autores deverão indicar na Ficha de Inscrição a linha na qual pretende ver sua obra concorrendo. Caso não o façam, a Comissão Avaliadora tem total liberdade para enquadrá-la na mais apropriada dentre as duas Linhas previstas neste regulamento.
Parágrafo quarto: Esta definição de linha é somente para a classificação das músicas, após escolhidas as 12 composições para o festival, estarão competindo em igualdade de condições.
PARTICIPAÇÃO – INSCRIÇÃO
Art. 5º – Poderão participar da 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, músicos, compositores e intérpretes nascidos e/ou domiciliados no Brasil e nos países integrantes do Mercosul, desde que respeitem este REGULAMENTO.
Parágrafo Único: Os artistas contratados para Shows Artísticos nos intervalos do evento (Tafona) não poderão participar como concorrentes ou artistas intérpretes.
Art. 6º – O período para inscrições encerra-se impreterivelmente no dia 30 de março de 2016.
Art. 7º – As inscrições devem ser encaminhadas para os seguintes locais:
– SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E TURISMO: Av. Jorge Dariva, nº 1261 – Osório/RS – CEP: 95.520.000 – com a inscrição no envelope: 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA.
Art. 8º – Cada compositor, em seu nome poderá inscrever 5 (cinco) composições e mais 5 (cinco) em parceria, porém apenas UMA poderá ser pré-selecionada em seu nome e UMA em parceria.
Parágrafo primeiro: Não serão aceitas as composições com mais de 05(cinco) minutos de duração.
Art. 9º – O concorrente deverá encaminhar uma ficha de inscrição para cada composição inscrita, devidamente preenchida e assinada, acompanhada de 06 (seis) cópias da letra, sem identificação dos autores, em envelope lacrado, contendo por fora apenas o título da composição e a linha em que pretende concorrer. (nas inscrições via correio)
Art.10 – Além da ficha de inscrição e das cópias da letra, os autores deverão encaminhar para a Comissão Organizadora da 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, no momento da inscrição da música, um CD com a gravação da obra concorrente, em estúdio de livre escolha, com qualidade técnica necessária e indispensável para a TRIAGEM. (nas inscrições via correio)
Parágrafo Primeiro:  Os CDs contendo as composições inscritas, não serão devolvidos.
INSCRIÇÃO VIRTUAL:
Uma ficha de inscrição, que deve ser inteiramente preenchida e enviada por e-mail para tafonaosorio@gmail.com, acompanhada de um Arquivo Word, PDF ou OPEN OFFICE contendo a letra sem identificação do(s) autor(es) e um Arquivo MP3 para cada composição sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es).
PARÁGRAFO ÚNICO: O autor poderá enviar todas as músicas no mesmo email, com os mp3 e suas respectivas fichas.
Art. 11: Os autores, depois de comunicados, terão que confirmar suas presenças no Festival por telefone, fax ou e-mail no prazo máximo de 24 horas, e enviar um termo com firma reconhecida do(s) autor(es) da música classificada  autorizando a gravação em CD sob pena de desclassificação a critério da Comissão Central, no prazo máximo de 7 dias, caso contrário será chamada a música suplente.
Art. 12: Em hipótese alguma, haverá modificação dos créditos autorais (nomes dos autores e acompanhantes) das músicas integrantes do CD, em relação aos créditos preenchidos na ficha de inscrição no festival.
PARA AS MÚSICAS CONCORRENTES
Art. 13 – As composições deverão ser inéditas até a sua apresentação pública na 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, sendo eliminadas em caso contrário.
Parágrafo Único: Entende-se por inédita a música que nunca tenha sido editada ou gravada em disco comercial ou mesmo sem a gravação do disco, estiver participado entre as classificadas de algum festival do gênero. Disco comercial – todo disco gravado, duplicado, replicado e distribuído em quantidade superior a 100 (cem) cópias. Entende-se por original a música não plagiada, tanto a melodia como a letra da composição;
OBS: Caso venha a ser classificada alguma música que não seja inédita ou original e não sendo do conhecimento da Comissão Central, o interessado deverá apresentar documento e provas instruindo a denúncia até às 18 horas do dia 30 de abril de 2016 à mesma Comissão, que julgará o mérito da questão de forma soberana.
SELEÇÃO – APRESENTAÇÃO
Art.14 – Encerrado o prazo para inscrições, uma Comissão Avaliadora convidada pela Comissão Organizadora da 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, selecionará as 12 (doze) canções concorrentes.
Art.15 – A relação das composições classificadas, ordem e data de apresentação na 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, serão comunicados de forma individual aos seus autores, bem como pelos meios de comunicação.
Parágrafo 1º: Cada compositor poderá classificar somente 01 (uma) composição de sua autoria e no máximo mais 1 (uma) em parceria com terceiros.
Parágrafo 2º: A gravação da composição para a confecção do CD deverá ter qualidade profissional, a Comissão terá o direito de recusar a gravação caso não atenda esta solicitação. Os compositores poderão fazer a gravação em estúdio de sua livre escolha ou gravar no estúdio indicado pela Comissão Organizadora. Será informada após a classificação das composições a data da entrega da gravação.
Art.16 – As músicas selecionadas receberão a título de Direitos Autorais e Artísticos, o valor líquido de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), já incluso o valor para o deslocamento e gravação do CD em Estúdio.
Art.17 – O valor referente a Direitos Autorais e Artísticos será pago em parcela única, em horários estipulados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo primeiro: Será definido antecipadamente o horário da passagem de som das composições classificadas, caso os concorrentes não se apresentem no horário estabelecido não será permitido o ajuste quando subirem ao palco. Os concorrentes que desrespeitarem o horário para passagem de som e/ou horário para apresentação no palco serão penalizados em 50% (cinqüenta por cento) do valor previsto no Artigo 16º.
Parágrafo segundo: O pagamento será feito à pessoa indicada na ficha de inscrição.  O PAGAMENTO SERÁ FEITO COM CHEQUE NOMINAL A PESSOA INDICADA NA FICHA DE INSCRIÇÃO.
Parágrafo terceiro: O Festival não fornecerá alimentação nem hospedagem aos autores, intérpretes e músicos credenciados.
Art.18 – Será admitido, no mínimo 03 (três) e, no máximo 10 (dez) integrantes em cada grupo concorrente, sendo de total responsabilidade do concorrente a seleção dos instrumentistas e instrumentos.
Art.19 – Intérprete, grupo ou instrumentista poderá atuar SOMENTE EM 1(UMA) COMPOSIÇÃO concorrente.
Art. 20 – As 12 (doze) canções selecionadas serão apresentadas nas noites de sexta-feira (27) e sábado (28) de maio de 2016.
Parágrafo único: O Grupo que se apresentar na sexta-feira (27) deverá ser o mesmo na noite de sábado(28) Casos de extrema necessidade serão analisados pela comissão organizadora, sendo sua decisão irrecorrível.
Art. 21 –Todas as 12 (doze) músicas selecionadas para a 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA farão parte do Compact Disc (CD) e do DVD do festival.
Parágrafo segundo: A Comissão Avaliadora definirá o primeiro, segundo lugares, melhor intérprete e melhor instrumentista.
Parágrafo-terceiro: Após a divulgação das vencedoras, estas poderão fazer novamente a apresentação no palco caso a Comissão Julgadora julgue necessário.
Art. 22 – No tocante a indumentária dos concorrentes este regulamento estabelece o seguinte: LINHA RIOGRANDENSE: Os concorrentes deverão trajar a indumentária típica do RS.
LINHA LITORÂNEA: Indumentária típica do RS ou Indumentária de acordo com o tema apresentado, desde que não seja desrespeitosa ao público, aos participantes e a Comissão Organizadora do festival.
Parágrafo único: Em todas as situações serão proibidas as vestimentas e/ou adereços contendo caracteres publicitários e/ou de conotação política.
Art. 23 – Após a abertura, os concorrentes deverão estar preparados para subirem ao palco, na ordem de apresentação, sob pena de desclassificação e perda da ajuda de custo. O início do Festival está previsto para as 20h30min.
Art. 24 – Perderá automaticamente o direito ao pagamento dos Direitos Autorais e Artísticos, todo o concorrente que contrariar o disposto nos artigos 13, 17,18 e 19.
CREDENCIAMENTO – PREMIAÇÃO – DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.25 – A Comissão Central da 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA concederá credenciais aos músicos, intérpretes e autores de letra e melodia das canções participantes do Festival.
Parágrafo primeiro: Os classificados deverão enviar para o email tafonaosorio@gmail.com a relação completa dos componentes que irão defender a canção (até o dia 10/05/2016) para a confecção das credenciais e entrega na portaria, aqueles não informados deverão pagar seu ingresso no parque e não terão direito a reembolso.
Art.26 – Os prêmios instituídos pela 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA são os seguintes:)
1º LUGAR – Troféu Carlos Catuípe + R$ 4.000,00 (quatro mil reais)
2º LUGAR – Troféu Carlos Catuípe + R$ 2.000,00 (dois mil reais)
MELHOR INTÉRPRETE – Troféu Carlos Catuípe + R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais).
A apresentação do intérprete no palco valendo-se de “leitura da letra da música”, o desabilita a concorrer ao troféu “Melhor Intérprete”.
MELHOR MÚSICA NA OPINIÃO DO PÚBLICO: Troféu Carlos Catuípe  + R$ 1.000,00 (hum mil reais)
MELHOR INSTRUMENTISTA OU GRUPO: Troféu Carlos Catuípe + 1.000,00 (hum mil reais)
Parágrafo único: A melhor música na opinião do público será definida através do público no evento, a Comissão Organizadora definirá a forma de escolha.
Art.27 – Uma vez inscrito na 26ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA o concorrente autoriza a COMISSÃO ORGANIZADORA a divulgar, gravar e/ou reproduzir em caráter irrestrito a sua composição, por meio de CDs, DVDs e outras formas de divulgação, ressalvados apenas os direitos autorais pertinentes e previstos em legislação específica.
Parágrafo Único: a inscrição autoriza, ainda, o uso irrestrito de imagem dos concorrentes e músicos que o acompanham.
Art.28 – A COMISSÃO ORGANIZADORA, bem como a COMISSÃO AVALIADORA, serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.
Art.29 – A COMISSÃO AVALIADORA será constituída por 5 (cinco) pessoas de comprovada capacidade técnica e de grande expressão no cenário da música e da cultura gaúcha, podendo haver eventuais substituições desses integrantes, a critério da Comissão Organizadora do festival. Sendo vedada a participação de funcionários/associados da Associação Cultural Sesmaria e da Prefeitura Municipal de Osório.
Art.30 – Quaisquer omissões e/ou dúvidas neste REGULAMENTO serão examinadas e resolvidas, soberanamente, pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
Art 31 – É de inteira responsabilidade dos compositores, intérpretes e instrumentistas suas legalizações junto a Ordem dos Músicos do Brasil – OMB.
Art.32 – Havendo necessidade este Regulamento poderá sofrer alterações.

INFORMAÇÕES:

(51) 3663.8262 (Prefeitura)

www.rodeiodeosorio.com.br – tafonaosorio@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica.
Grato e um baita abraço.