quarta-feira, 2 de julho de 2025

4º TERRAL DA CANÇÃO GAÚCHA - INSCRIÇÕES ATÉ 04 DE AGOSTO

O 4º Terral da Canção Gaúcha acontecerá  nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, em Balneário Camboriú/SC. O festival integra a programação do Acampamento Farroupilha do município, que ocorrerá de 19 a 28 de setembro.
As composições com letra e melodias inéditas, devem ser inscritas até o dia 04 de agosto, com o preenchimento do formulário de inscrição constante no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfucRk2mQywbSyppMI0MYh0Sb6tq_VlYyHu9OtifjjsJSQtkA/viewform
Estão aptos a participar do festival compositores brasileiros e estrangeiros. 
Ao todo, 16 (dezesseis) canções serão selecionadas, sendo 12 (doze) de qualquer lugar (Fase Geral), 02 (duas) de Santa Catarina (Fase Estadual) e 02 (duas) da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Fase Regional). 

A comissão avaliadora do festival será formado pelos seguintes artistas:
Leonel Gomez: compositor, acordeonista e intérprete
Daniel Silva: intérprete e compositor  
Xiru Antunes: poeta, escritor e declamador.
Haverá ajuda de custo para classificadas, premiação em dinheiro e troféus para os vencedores do festival. 
As regras para participar do evento, valores da ajuda de custo e da premiação, estão no Regulamento do 4º Terral da Canção Gaúcha, que pode ser conferido no final desta postagem. 
Surgido em 2022, o Terral da Canção Gaúcha objetiva promover e preservar a cultura e a tradição da música regionalista do sul do Brasil, oferecendo um ambiente para que artistas locais e regionais possam exibir seus talentos. O festival é promovido pela Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC), com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Lei nº 4.822, de 22 de novembro de 2023 (Lei de Patrocínio). 
Conforme o presidente da AGETSC, Juan Daniel Isernhagen, o Terral, desde a estreia, vem crescendo ano após ano, ganhando força também com público on-line e se tornando referência entre os grandes festivais do gênero. 
Mais informações estão nos perfis @agetsc e @terraldacancaogaucha (Instagram e Facebook)
Em 2025, o Terral foi instituído pela Lei n.º 4.965, de 8 de janeiro de 2025, que o incluiu no calendário oficial do município.

Reproduzimos a seguir, alguns aspectos importantes do Regulamento do 4º Terral. Confiram:

1. A linha do Festival é Nativista gaúcha, valorizando os temas diversos, porém preferencialmente abordando a linha campeira. Assim como os instrumentos deverão ser característicos da música nativista do Sul do Brasil.
2. As composições deverão ser inéditas. Que não possuam gravação em CD, plataformas com ISRC, gravações oficiais, individualizadas do festival ou artista, em plataformas digitais como YouTube. 
3. As composições não podem ter sido premiadas em festivais.
4. Fase Geral: Serão classificadas 12 canções de autores/compositores brasileiros e de outros países; 
5. Fase Estadual: Contemplará 02 composições de compositores da letra e melodia, assim como intérprete, deverão ser nascidos ou residentes há pelo menos 01 ano no estado de Santa Catarina. 
6. Fase Regional: As 02 canções da Fase Regional deverão ser de compositores e intérpretes da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), nascidos ou residentes há pelo menos 01 ano. 
7. Cada compositor, em seu nome ou em parceria poderão inscrever no máximo três (03) trabalhos, mesmo que em fases diferentes, o total de inscrições são 03 por autor e/ou CPF, sendo, todavia, selecionados no máximo (01) uma composição por autor; 
8. As composições deverão ser formadas por letras e músicas inéditas: 
9. Entende-se por inéditas aquelas letras e/ou músicas que não tenham gravação em CD ou Plataformas Digitais como gravação oficial, exemplo: Spotify e outros com ISRC. 
10. As músicas podem ter participado de outros festivais, desde que não tenham sido premiadas;
11. Para cada composição deverá ser enviado um arquivo de áudio, gravado em estúdio, devidamente arranjada e finalizada, com qualidade técnica para serem colocadas nas plataformas digitais, ou enviada posteriormente até a data estipulada pela organização. 
12. Não há limite de tempo de gravação de cada música, mas deve prevalecer o bom senso de cada compositor. Sendo que cada música estará entre as 16 gravações para compor áudio oficial do 4º Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú/SC, nas plataformas digitais.
13. A Comissão Julgadora selecionará dezesseis (16) composições para classificatória do Terral da Canção Gaúcha para as fases GERAL, ESTADUAL e REGIONAL, que acontecerá no dia 26 de setembro de 2025, sexta feira.
14. A grande final, com quatorze (14) composições acontecerá no sábado 27 de Setembro de 2025. 
15. As 12 (doze) músicas da Fase Geral (composições de qualquer lugar), receberão ajuda de custo de R$ 4.500,00
16. As 02 (duas) músicas da Fase Estadual (compositores e intérpretes nascidos ou residentes em SC, terão ajuda de custo de R$ 2.500,00
17. As 02 (duas) músicas da FASE REGIONAL (compositores e intérpretes nascidos ou residentes na região da ANFRI, seria a região próxima de Balneário Camboriú, Municípios da Foz do Rio Itajaí., receberão ajuda de custo de R$ 1.000,00.
18. O número de componentes por música, para fins de sua apresentação, não poderá ser inferior a 03 (três), nem exceder a 08 (oito); 
19. Cada intérprete poderá defender no máximo (01) uma composição; podendo ser instrumentista e vocal em mais uma; 
20. Os intérpretes das canções classificadas na fase estadual ou local, deverão ser nascidos ou residentes há pelo menos 01 ano nessas regiões. 
21. O intérprete que ler a canção, não disputará o prêmio de melhor intérprete. 
22. Cada instrumentista e vocal não principal poderá defender no máximo 02 (duas) composições; ou seja, nenhum artista poderá subir mais que duas vezes no palco. 
23. Nas fases regionais e locais, os músicos devem ser das regiões classificadas, inclusive para triagem.
24. Os músicos deverão trajar obrigatoriamente indumentária gaúcha.
25. A passagem de Som acontecerá no dia 26 de Setembro de 2025 (sexta-feira), no pavilhão do evento, iniciando as 10:00h com as 02 músicas classificadas na Etapa Regional, depois às 02 músicas da Fase Estadual e posteriormente as 12 da fase geral, com o tempo de 20 minutos para cada música, sem tempo extra ou atrasos, já que o evento acontece dentro de uma festividade e os horários do palco e eventos paralelos devem ser respeitados. 
26. O grupo que não passar o som será penalizado a critério da Comissão Organizadora, com perda de pontos e 500,00 reais da ajuda de custo.
27. As premiações para as canções e para os destaques individuais do 4º Terral da Música Gaúcha serão os seguintes: 
Primeiro Lugar: Troféu Terral + R$ 8.000,00
Segundo Lugar: Troféu Maravilha do Atlântico + R$ 4.000,00
Terceiro Lugar: Troféu Agetsc + R$ 2.000,00 
Música Mais Popular: Troféu + R$ 1.000,00 
Melhor Intérprete: Troféu Adriano Gomes + R$ 500,00; 
Melhor Instrumentista: Troféu Douglas Mendes + R$ 500,00; 
Melhor Letra: Troféu + R$ 500,00;
Melhor Melodia: Troféu + R$ 500,00; 
28. A premiação será depositada em conta corrente, condicionado a apresentação da documentação exigida, no prazo máximo de quinze (15) dias úteis;
29. Todos os prêmios e ajuda de custo, estarão sujeitos aos impostos pertinentes na legislação tributária e apresentação de Nota Fiscal; 
30. Em se tratando do recebimento de mais de uma premiação, todos estarão sujeitos ao imposto de renda, retido na fonte, na forma da tabela progressiva;
31. Sob pena de desclassificação das respectivas músicas, os compositores das canções selecionadas na triagem têm o prazo de até 15 dias úteis, após a publicação do resultado, para remeterem a autorização de gravações para o e-mail: terraldacancaogaucha@gmail.com , com assinatura reconhecida em cartório. 
32. Da mesma forma para a publicação e divulgação das composições em plataformas, CD e DVDs do evento, também autorizando a publicação dos áudios, imagens e audiovisuais em plataformas e todas as formas digitais, conforme decisão da organização do evento, bem como para a veiculação de imagem por quaisquer meios de comunicação; 
33. Sob pena de desclassificação das respectivas músicas, os demais músicos (instrumentistas e vocais) que defenderem as composições selecionadas têm o prazo de até uma (01) hora antes do início do Festival, na fase eliminatória, para outorgarem autorização, assinada, anexada cópia da identidade ou carteira de motorista, para divulgação, publicação e comercialização de suas participações nas composições em CDs, DVDs e Plataformas, bem como para a veiculação de imagem, audiovisuais e áudios por quaisquer meios de comunicação e plataforma digitais.

Informações:
Juan Daniel Isernhagen (47) 98495 9996
Bebeto Martins (47) 99648 1670
E-mail oficial para documentações posteriores: terraldacancaogaucha@gmail.com

1º PEÇUELO DA CANÇÃO NATIVA - INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE JULHO

O 1º Peçuelo da Canção Nativa de Erechim vai acontecer, provavelmente, no dia 06 de agosto, quarta-feira. 
O prazo para inscrições de músicas inéditas vai até o dia 30 de julho.
No ato da inscrição, o autor deverá mandar a Ficha de Inscrição e uma cópia da letra. Não precisa mandar o áudio. 
O material deverá ser enviado para Marcelo Kururu, através do whatsapp número (54) 999.471.162. 
Não haverá ajuda de custo aos participantes, tampouco premiação em dinheiro para os melhores do festival, somente troféus.
Os troféus serão entregues aos seguintes destaques:
Primeiro Lugar
Segundo Lugar
Terceiro Lugar
Melhor Intérprete
Melhor Instrumentista
Melhor Letra
Melhor Melodia
Mais Popular

1º PEÇUELO DA CANÇÃO NATIVA DE ERECHIM

FICHA DE INSCRIÇÃO


Título da composição:                                                                                                

Ritmo:                                                                                                                        

Autor da Letra:                                                                                                        

Autor da Melodia:                                                                                                    

Nome do Intérprete:                                                                                                

Responsável pela obra:                                                                                            

Fone/Whats:                                                                                                             

Data:   _________________, ________ de julho de 2025.                                                                                                          
Junto com a Ficha de Inscrição, anexar 3 cópias da letra. 

Informações: 
Marcelo Kururu - Presidente - (54) 999.471.162
Evandro Oliveira - Vice-Presidente - (54) 984.101.003

JOCA MARTINS SE APRESENTA DOMINGO EM PORTO ALEGRE

No dia 06 de julho, domingo, a partir das 18 horas, o cantor Joca Martins, um dos maiores nomes da música regional gaúcha, estará no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, apresentando um show especial, comemorativo aos seus 39 anos de carreira artística.  
A apresentação única, integra o projeto Cantando os Clássicos do Nativismo, que reúne grandes sucessos do gênero.
No repertório da apresentação musical, estão obras  como:  Veterano, Guri, Tropa de Osso, Tertúlia, Recuerdos da 28, entre outras que que marcaram gerações
O espetáculo terá participações dos convidados especiais:
César Oliveira & Rogério MeloJuliana Spanevello e do Projeto Taureando, fato que reforça o caráter celebrativo do evento.

JOCA MARTINS:
Reconhecido por sua trajetória dedicada à valorização da cultura do sul do Brasil, Joca Martins iniciou sua carreira em 1986 e, desde então, tem marcado presença em festivais e palcos dentro e fora do país. Com uma discografia premiada, é vencedor do Troféu Guri do Grupo RBS (2017), do Prêmio Teixeirinha de Melhor Cantor (2005) e do Prêmio Açorianos de Música como Melhor Intérprete (2012). 
Também acumula dois Discos de Ouro, pelos álbuns Cavalo Crioulo e Clássicos da Terra Gaúcha.
Internacionalmente, já levou sua música a países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, onde participou do Encontro da Federação Americana de Tradicionalismo. 
Em 2018, foi homenageado em sua cidade natal, Pelotas, com o título de Cidadão Emérito.

SERVIÇO:
Show:      Joca Martins - “Cantando os Clássicos do Nativismo”
Data:       06 de julho de 2025 (domingo)
Horário: 18h
Local:     Teatro Simões Lopes Neto (Multipalco do Theatro São Pedro)
Ingressos: Entre R$ 40,00 e R$ 100,00.

Os ingressos podem ser adquiridos através do link abaixo: 

RICARDO COMASSETO APRESENTA O PROJETO "CORDEONA"

Para assistir "Rincão dos Maciel", basta clicar na imagem acima
Um dos mais brilhantes acordeonistas do Rio Grande do Sul, Ricardo Comassetto, apresenta o projeto Cordeona, iniciativa dedicada à valorização da música gaúcha e do folclore sul-americano, tendo como protagonista o acordeon, ou cordeona, instrumento que ele executa com orgulho, respeito e grande talento.
Mais do que exibir e propagar temas musicais, a série audiovisual pretende ser um espaço de preservação e homenagem aos compositores e gaiteiros que eternizaram, através de suas obras, a alma da gente gaúcha, junto a tantos amigos que a cordeona lhe proporcionou.
No primeiro episódio, Comassetto mostra a vaneira Rincão dos Maciel, de autoria do mestre Reduzino Malaquias, um dos grandes nomes da música missioneira, crioulo do interior de São Nicolau.  Sua obra traduz a essência de uma cultura profundamente ligada à terra, à história e às raízes do povo das missões. Para assistir "Rincão dos Maciel, basta clicar na imagem acima.
Outras músicas, instrumentais e cantadas, serão veiculadas a cada 15 dias, por Ricardo Comassetto no seu canal no YouTube.

Na execução deste projeto Ricardo Comasseto contou com as importantes atuações dos músicos Yuri Menezes no violão e Carlos de Césaro no contrabaixo.
Na equipe técnica, participaram: 
Guilherme Valladas: Direção Audiovisual
Soma Music Hub: Captação de Áudio
Rafael Siqueira: Técnico de Gravação
Yuri Menezes: Mixagem e Masterização
Apoio Cultural:  Onilx e La Jineteada

23ª CASILHA DA CANÇÃO - INSCRIÇÕES ATÉ 1º DE AGOSTO

A
Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, lançou na segunda-feira, 30 de junho, a 23ª Casilha da Canção Farrapa, festival de canções inéditas programado para os dias 28, 29 e 30 de agosto, no CTG Rincão da Cruz.
As inscrições devem ser encaminhadas até o dia 1º de agosto de 2025.
Os interessados podem se inscrever pelo site www.itaqui.rs.gov.br clicando no link https://www.itaqui.rs.gov.br/?action=estatico&eId=20 , ou de forma presencial, na sede da SMECULT, anexa ao Teatro Prezewodowski, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Confiram a seguir, algumas normas importantes do regulamento da 23ª Casilha:
1. Poderão participar do festival, autores, músicos e intérpretes de todo o país, desde que obedecidas as normas do Regulamento.
2. Serão aceitas as letras em língua nacional;
3. As inscrições serão ilimitadas e não será cobrado taxa de inscrição;
4. Somente 02 (duas) composições, por autor, individual ou em parceria, poderão ser classificadas
para subir ao palco;
5. Só tomarão parte no evento composições inéditas, entendendo-se por “inéditas” aquelas que não participaram de nenhum festival, ou que se participaram, não lograram classificação, gravada, premiada, etc.;
6. Cada composição deverá ser enviada à direção do festival, gravada em estúdio com boa qualidade técnica de áudio, podendo ser enviada através de CD ou gravação MP3;
7. Devem ser enviadas 01 (uma) cópia digitada da letra, constando o nome da composição e gênero musical, sem identificação de autoria;
8. As composições não deverão ultrapassar o limite de 04 minutos e 30 segundos de duração;
9. O bom nível da gravação é condição fundamental para a triagem;
10. A Comissão de triagem selecionará 16 (dezesseis) composições, 08 (oito) de cada linha, que serão apresentados no palco do festival na noite classificatória, divididas em dois grupos;
11. As 16 músicas classificadas na triagem (8 de cada linha) receberão R$ 1.350,00 como ajuda de custo;
12. Os instrumentistas e os intérpretes, não poderão defender mais de 02 (duas) composições em cada Linha (Nativista Campeira e Temática Farroupilha);
13. Os grupos musicais não poderão se apresentar com menos de 03 (três) nem com mais de 07 (sete) componentes;
14. A Comissão Julgadora, composta de no mínimo 03 (três) pessoas, de reconhecidos conhecimentos sobre a história da Revolução Farroupilha e da Música Nativista Campeira Rio-grandense, classificará 05 (cinco) composições de cada linha temática para a final, a ser realizada no sábado, dia 30 de agosto de 2025;
15. O julgamento da melhor composição sobre o tema, onde contemplará todas as composições inscritas na linha Temática Farroupilha;
16. O julgamento da música mais popular, será feito pela avaliação Comissão Julgadora, levando em consideração a reação do público presentes na 23ª Casilha da Canção Farrapa;
17. O julgamento do prêmio CASILHA DOURADA, será feito pela comissão julgadora, entre a composição campeã na linha Temática Farroupilha e a campeã na linha Nativista Campeira;
18. O julgamento das premiações individuais, será feita pela comissão julgadora;
19. PREMIAÇÃO:
Temática Farroupilha:
Primeiro Lugar: R$ 2.500,00 + Troféu;
Segundo Lugar: R$ 1.500,00 + Troféu;
Terceiro Lugar: R$ 1.250,00 + Troféu;
Nativista Campeira:
Primeiro Lugar: R$ 2.500,00 + Troféu;
Segundo Lugar: R$ 1.500,00 + Troféu;
Terceiro Lugar: R$ 1.250,00 + Troféu;
Melhor Letra Sobre a Temática Farroupilha: Troféu
Música Mais Popular: Troféu
Melhor Intérprete: Troféu
Melhor Instrumentista: Troféu
Revelação do Festival: Troféu

Casilha Dourada: R$ 1.500,00 + Troféu Jesus Pahim

20. Haverá retenção do Imposto de Renda na Fonte sobre as premiações, considerando as tabelas progressivas previstas para o ano-base (calendário) de 2025, disponibilizadas pela Receita Federal do Brasil;
21. A premiação será paga através de nota de empenho, em até 20 (vinte) dias úteis após o Festival, sendo efetuado o depósito em conta corrente ou poupança do titular responsável pelo recebimento do valor, indicado na ficha de inscrição, com dados do banco, agência e nº da conta.
22. Mais informações: (55) 999.793.883 – Tales dos Anjos

Cronograma
- Inscrições: Até 1º de agosto
- Triagem das composições: Dias 7 e 8 de agosto
- Divulgação das classificadas: Até 11 de agosto
- Festival: Dias 28, 29 e 30 de agosto, no CTG Rincão da Cruz

23ª CASILHA DA CANÇÃO FARRAPA
FICHA DE INSCRIÇÃO

Título da composição: ______________________________________________
Ritmo____________________________   Linha_________________________
Autor(es) da letra _________________________________________________
Assinatura:_______________________________________________________
RG:_______________________________ CPF:_________________________
Autor(es) da melodia: ______________________________________________
Assinatura:_______________________________________________________
RG:_______________________________ CPF:_________________________
Intérprete: _______________________________________________________
Grupo: __________________________________________________________
Cidade: _________________________________________________________
Declaramos conhecer o regulamento da Casilha da Canção Farrapa – 23ª Edição, o qual nos
comprometemos a observar sem restrições. Outrossim, desde já, cedemos ao referido evento, todos os direitos autorais sobre a(s) música(s) de minha/nossa autoria, que porventura venha(m) a ser incluída(s) nas mídias digitais do Festival.                                         Itaqui-RS, _______ de _______________________ de 2025.

Responsável pelo recebimento de premiação e ajuda de custo:
Nome: ___________________________________________________________
RG:_______________________________CPF:__________________________
Nome do Pai: _____________________________________________________
Nome da Mãe: ____________________________________________________
Data de Nascimento: _______________________________________________
Estado Civil:______________________________________________________
Profissão_________________________________________________________
Telefone: ________________________Celular: _________________________
Endereço:________________________________________________________
Bairro: _____________________________________CEP:________________
Município:________________________________________________________
Banco: _______ Agência c/ dígito:______________ Nº Conta: _____________

Endereço para postagem das inscrições realizadas pelos Correios: Prefeitura de Itaqui – RS Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo Teatro Prezewodowski Rua Bento Gonçalves, 337 Telefone: (55) 3432-1100 ou (55) 999793883 – Tales dos Anjos
Itaqui – RS – CEP: 97650-000

terça-feira, 1 de julho de 2025

3º PORTEIRA DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 09 DE AGOSTO

O 3° Festival Porteira da Poesia está confirmado para o dia 11 de outubro, a partir das 20 horas, no CTG Porteira do Rio Grande, em Vacaria. 
As inscrições  de poemas inéditos serão recebidas, impreterivelmente, até o dia 09 de agosto de 2025, através do e-mail: porteiradapoesia@gmail.com

Reproduzimos a seguir, alguns aspectos fundamentais do Regulamento do Festival:
1. Poderão participar poetas e declamadores de qualquer parte do Brasil, desde que  respeitada a  proposta  do 3°  Festival  Porteira  da  Poesia;
2. As poesias inscritas no 3° Festival Porteira da Poesia, deverão  atender  ao  quesito  ineditismo,  isto  é,  não  constarem  em  publicações impressas e/ ou plataformas virtuais, gravadas e/ou premiadas em eventos do gênero;
3. As  poesias  não  terão  seu  tempo  limitado,  assim  os  temas poderão ser apresentados livremente em palco;
4. Cada  Poesia  Inédita,  sem  identificação do  autor,  deverá  ser acompanhada  de  sua respectiva Ficha  de  Inscrição devidamente preenchida;
5. A Comissão Avaliadora, após o encerramento das inscrições, selecionará as 10 (dez) Poesias Inéditas que serão apresentadas no palco do Festival, mais 02 (duas) Poesias Suplentes;
6. Após  a  seleção,  os  autores classificados  serão  notificados  em  tempo  hábil, através  de  imprensa,  e-mail  ou  telefone  fornecidos  na  ficha  de  inscrição;
7. As apresentações dos trabalhos classificados acontecerão no dia 11 de outubro de 2025, a partir das 20 horas;
8. No  concurso  de  Poesias  Inéditas,  cada  concorrente  deverá  estar acompanhado  do(s)  seu(s)  próprio(s)  instrumentista(s),  que  estarão concorrendo ao prêmio de melhor amadrinhador;
9. Cada  declamador  poderá  interpretar  apenas  01(uma)  Poesia  Inédita, podendo  ser de  sua autoria ou  não;
10. A Poesia pode ser defendida por um ou mais declamadores;
11. O declamador PODERÁ LER a Poesia durante sua apresentação, sendo que este NÃO CONCORRERÁ AO PRÊMIO DE MELHOR DECLAMADOR, entretanto a Poesia e o amadrinhador concorrerão da mesma forma em igualdade de condições com os demais;
12. O  (a)  Declamador(a)  e  o  Amadrinhador(a)  deverão  estar  tipicamente pilchados;
13. Cada uma das 10 (dez) Poesias Inéditas classificadas, receberá um cachê no valor de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais), para ajuda de custo que será pago através de transferência eletrônica para a pessoa e conta bancária indicada na ficha de inscrição.
14. Os  prêmios  instituídos  pelo  3°  Festival  Porteira  da  Poesia  são  os seguintes:
POESIA:
Primeiro Lugar: Troféu
Segundo Lugar: Troféu
Terceiro Lugar: Troféu
MELHOR DECLAMADOR:
Primeiro Lugar: Troféu
Segundo Lugar: Troféu
Terceiro Lugar: Troféu
MELHOR AMADRINHADOR: 
Primeiro Lugar: Troféu
Segundo Lugar: Troféu
Terceiro Lugar: Troféu

3º FESTIVAL PORTEIRA DA POESIA - CONCURSO DE POESIAS INÉDITAS

FICHA DE INSCRIÇÃO 

Título do poema:                                                                                                        

Autor(a):                                                                                                                    

Endereço:                                                                                                                    

E-mail:                                                                                                                         

Telefone:                                                  CPF:                                                             

Favor indicar o nome da pessoa autorizada a receber os valores relativos à premiação pelo poema classificado para a final do III FESTIVAL PORTERIA DA POESIA.

Responsável:                                                                                                                    

Telefone:                                                  CPF:                                                                 

Conta Corrente n.º ou CHAVE PIX:                                                                                

Ao encaminhar essa ficha por e-mail, anexa ao trabalho, declaro sob minha responsabilidade
que as informações contidas aqui são verdadeiras e que aceito as condições estabelecidas
no regulamento do III FESTIVAL PORTEIRA DA POESIA.


    ______________________________, ___________  de  ___________________ de 2025.



INFORMAÇÕES POR TELEFONE:
Marcia Nunes: (54) 984.045.317
Denisson Monks:  (54) 991.606.759
 
CRONOGRAMA:
Período de inscrições: 01/07/2025 até 09/08/2025.
Resultado da Triagem: 01/09/2025
Envio das informações autor(a)/declamador(a)/amadrinhador(a) até: 10/09/2025
Apresentações no palco: 11/10/2025.
 
O 3º FESTIVAL PORTEIRA DA POESIA integra um projeto cultural executado e promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande e Ministério da Cultura por meio da Lei 14017/2020 Política Nacional PNAB Aldir Blanc. 




38ª MOENDA RECEBE NÚMERO CONSIDERÁVEL DE INSCRIÇÕES

No dia 29 de junho, esgotou-se o prazo para inscrições à 38ª Moenda da Canção e à 14ª Moenda Instrumental, festivais de canções inéditas, e também para a 4ª Moendinha da Canção, certame para intérpretes infantojuvenis. 
Segundo a comissão organizadora, foram registradas ao todo 1.217 inscrições, assim direcionadas:
38ª Moenda da Canção: 1.063 músicas com letra
14ª Moenda Instrumental: 107 composições
4ª Moendinha: 47 interpretações.

Este volume considerável de inscrições já está sendo  examinado detalhadamente pelos integrantes da comissão avaliadora,  desde o início do mês de junho, à medida que as obras são cadastradas.
Participam da Triagem Virtual os jurados: 
Bianca Bergman
Gujo Teixeira
Kauany Klein
Robledo Martins
Samuca do Acordeon

A relação das 14 canções, das 6 músicas instrumentais e dos 8 intérpretes classificados, será divulgada no dia 10 de julho, durante a atividade de lançamento oficial da Moenda, em Porto Alegre. 

A 38ª Moenda, a 14ª Moenda Instrumental e a 4ª Moendinha serão realizadas de 8 a 10 de agosto, no Ginásio Caetano Tedesco, em Santo Antônio da Patrulha.