quinta-feira, 21 de novembro de 2024

AS CANTORAS SE DESTACAM NA 1ª QUARTEADITA

Momento da consagração das intérpretes premiadas na Quarteadita 
1ª Quarteadita, festival para intérpretes infantojuvenis, realizou sua etapa final na noite de quarta-feira, 20 de novembro, no Theatro Fuga, em
 Porto Alegre/RS. 
Subiram ao palco 16 concorrentes representando duas categorias: Mirim e Juvenil
Ao final, a comissão avaliadora, constituída pelos músicos Daniel Torres, Adriana Sperandir e Texo Cabral definiu a premiação, dominada pelas meninas cantoras. Confiram:   
Laura Guedes

CATEGORIA MIRIM: 
Primeiro Lugar:  Laura Guedes
Música: Meu Interior
Segundo Lugar: Isabella Tramontina
Música Poema Não Escrito
Terceiro Lugar:  Maria Eduarda Konig
Música: De Arrepiar a Alma



Lara Labarte
CATEGORIA JUVENIL:
Primeiro Lugar: Lara Labarte
Música: Céu Aberto
Segundo Lugar:  Isadora Souza
Música: Horizontes
Terceiro Lugar:  Vitória Heck
Música: Nos Porões de Mim






quarta-feira, 20 de novembro de 2024

RESGATANDO O BENZIMENTO

Outro livro que recebemos e, como de costume, apresentamos aos leitores do Blog Ronda dos Festivais, tem o instigante título de Resgatando o Benzimento -
Como benzer e fazer a diferença na vida das pessoas, independentemente da sua religião, mesmo sem ter um “dom” especial.
De autoria da terapeuta, pesquisadora e professora, Juliana Gomes, dirigente espiritual mineira, a publicação pode ser conceituada como um guia completo, através do qual o leitor poderá aprender e aplicar o Benzimento imediatamente em sua vida. Seja para criar um ambiente sagrado, fazer atendimentos, ou integrar práticas espirituais no seu dia a dia, sem complicações, nem experiência.
Além disso, o compêndio disserta sobre conhecimentos ancestrais que qualquer pessoa pode aprender e praticar, independentemente de experiências anteriores.
Segundo a autora, a prática do benzimento é uma das formas mais poderosas e acessíveis de promover a cura emocional e espiritual e, até mesmo, fazer a diferença na vida das pessoas.
As práticas de Benzimento podem ser utilizadas para:
a) Aliviar situações de estresse e ansiedade
b) Melhorar nossa saúde emocional e espiritual; 
c) Ajudar amigos e familiares a encontrar paz e equilíbrio; 
d) Integrar práticas espirituais em nossa rotina diária, entre outros aspectos.
Algumas dúvidas que certamente serão dirimidas a partir da leitura do livro:
1. O que é o Benzimento? 
2. Quais os mitos e verdades sobre a Mediunidade e Benzimento?
3. Benzimento feito à distância, funciona?
4. Como se preparar para Benzer?
5. Existem aspectos essenciais da preparação de um Benzedor?
Estas são apenas alguns dos diversos questionamento que temos sobre esta antiga prática.   

Possuindo 40 capítulos, distribuídos em 210 páginas, todas de leitura agradável e cativante, Resgatando o Benzimento é um livro completo e detalhado que redescobre uma sabedoria quase esquecida, e vai te ajudar a realizar tuas próprias benzeduras
 
SOBRE A AUTORA:
Juliana Gomes é mineira de Belo Horizonte. Dedica sua vida ao estudo da espiritualidade e aos que buscam auxílio e conhecimento, bem como orienta aqueles que procuram direção espiritual e evolução pessoal.
Atuando como terapeuta, pesquisadora, professora e dirigente espiritual, empreende uma jornada dedicada à exploração das tradições espirituais e práticas ancestrais de cura, com ênfase ao Benzimento, uma arte milenar de cura através da palavra e da intenção.  Mergulhando em estudos sobre espiritualidade, religiões e práticas de cura, Juliana teve a oportunidade de aprender diretamente com mestres e benzedeiras. É uma expert no assunto. 
 
Nossos agradecimentos a escritora Juliana Gomes pela cortesia de nos presentear com um exemplar deste maravilhoso livro, cuja aquisição e leitura nós recomendamos.
Para ter acesso aos meios de aquisição do livro, basta acessar o site https://resgatandobenzimento.com.br/

VI CONVENÇÃO NATIVISTA - MÚSICAS CLASSIFICADAS

Jurados: Desidério Souza, Rogério Villagran e Cícero Fontoura
Após dois dias de intensos trabalhos, a Comissão Avaliadora da VI Convenção Nativista, composta pelos musicistas Rogério Villagran, Desidério Souza e Cícero Fontoura, finalizou, no início da noite desta quarta-feira, 20/11, a difícil tarefa de indicar as 20 composições que subirão ao palco do festival, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Júlio de Castilhos/RS.

Acompanha abaixo, as músicas selecionadas e sua ordem de apresentação:




TROPEIRISMO: UMA SÍNTESE DIDÁTICA

É com imensa satisfação que registramos o recebimento e, ao mesmo tempo, destacamos o livro intitulado Tropeirismo – Uma Síntese Didática, escrito pelos pesquisadores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli (Zoreia), dois dos mais competentes estudiosos da referida temática no sul do Brasil.
Composto por 143 páginas a publicação apresenta nove capítulos através dos quais o leitor tomará conhecimento de peculiaridades do tropeirismo de muares.
O primeiro capítulo introduz o leitor no assunto; o capitulo dois narra sobre o tropeirismo no Mundo, no Brasil e na Região Sul; o terceiro demonstra os tipos de tropas; o quarto capitulo descreve o Tropeiro e suas funções na comitiva; o quinto fala sobre as “traias”, ou seja, os equipamentos utilizados pelo tropeiro e sua forma de uso; o sexto capitulo é dedicado à alimentação e os acessórios utilizados no seu preparo; o sétimo capitulo se refere ao vestuário do tropeiro, desde os primórdios até os últimos dias; o oitavo relata as jornadas do tropeiros e os caminhos que percorriam, da colônia de Sacramento, no Uruguai até Sorocaba, em São Paulo; e por fim, o nono capítulo  evidencia o legado deixado pelos tropeiros nos segmentos econômico, social e cultural. Suas andanças fizeram surgir novas povoações, provocaram intercâmbio cultural, semearam a religiosidade, expandiram a culinária, criaram indumentárias, expandiram hábitos sociais como a roda de chimarrão, por exemplo, e até expressões e ditados foram criados pelos tropeiros.  Ou seja, esses desbravadores ofereceram uma fantástica contribuição para o progresso do sul do país.
Além dos textos qualificados, o livro é repleto de fotografias e gravuras que ilustram sobremaneira o conteúdo da obra.  Também acompanha a publicação, um mapa geral das principais rotas sulinas das tropas de mulas xucras durante o Ciclo do Muar, entre os séculos XVIII e XX.  
Não é exagerado dizer que o livro Tropeirismo – Uma Síntese Didática se configura numa aula sobre o Tropeirismo de Muares, que merece ser propagada e apreciada por todos.
Para adquiri-lo, basta fazer contato com os próprios autores através do e-mail: valterfnunes@gmail.com ou pelo whatsapp: (51) 999.725.137.
Ou então, comparecendo ao lançamento do livro, que ocorrerá na quinta-feira, dia 21 de novembro, as 19h30min, no Auditório da FACCAT, em Taquara/RS, situada na Av. Oscar Martins Rangel, 4.500 – Bairro Fogão Gaúcho.  

Os autores: 
VALTER FRAGA NUNES: 
Viamonense, biólogo, mestre em botânica e criador de asininos e muares. Milita há mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo os últimos 20 anos, dedicados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre o tema.  É autor de várias publicações, de artigos em livros, revistas e jornais relacionados ao Tropeirismo. É um dos responsáveis pelo Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Integra a Comissão Gaúcha de Folclore e é vice-diretor do Departamento de Tropeadas do MTG/RS e sócio correspondente da Academia Sorocabana de Letras. 

MARCO AURÉLIO ANGELI (ZOREIA)
Natural de Taquara, é produtor rural, criador e domador de asininos e muares há mais de trinta anos. Participa como associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras e integra a Comissão Gaúcha de Folclore. É autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo.  Ministra palestras, oficinas, promove exposições, em vários eventos nacionais e internacionais sobre a temática. Também é um dos idealizadores do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Milita há mais de 50 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho, dos quais dedicou boa parte aos estudo do Tropeirismo.
Foi Coordenador da 22ª Região Tradicionalista e Conselheiro do MTG/RS, bem como Vice-Presidente da ORCAV/RS. 
 
O Blog Ronda dos Festivais agradece aos escritores Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli pela consideração e pela gentileza de presentear-nos com um exemplar desta magnífica obra, cuja aquisição e leitura recomendamos com entusiasmo.  

1ª QUARTEADITA: FINAL OCORRE NESTA QUARTA

A Etapa Final da 1ª Quarteadita, festival para intérpretes infantojuvenis,  acontecerá nesta quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 20 horas, no Theatro Fuga, situado na  Rua dos Andradas, 673, Centro Histórico de Porto Alegre/RS. 
Todos os 16 cantores e cantoras classificados nas categorias Mirim e Juvenil, disputam os troféus oferecidos pelo evento. 
Enquanto os jurados Daniel Torres, Adriana Sperandir e Texo Cabral definem o resultado, haverá o show de Pirisca Grecco.  
Os intérpretes concorrentes:  
CATEGORIA MIRIM - de 08 a 11 anos de idade:
1. Maria Eduarda Konig
Música: De Arrepiar a Alma
2. Isabella Tramontina
Música Poema Não Escrito
3. Açucena Vencato
Música: Grão Após Grão
4. Giordano Rossini
Música: Milonga Abaixo de Mau Tempo
5. Laura Guedes
Música: Meu Interior
6. Joao Gabriel Duarte
Música Na Alma e na Voz
7. Matheus Salazar Muller
Música: Mil Vidas Para Amar
8. Sofia Luísa Fleck
Música: O Jeito é Cantar
 
CATEGORIA JUVENIL - de 12 a 15 anos de idade:
1. Lara Labarte
Música: Céu Aberto
2. Vitória Heck
Música: Nos Porões de Mim
3. Isadora Siqueira de Souza
Música: Horizontes
4. Manuela Ramos
Música: O Livro
5. Bruno Santos da Rosa
Música: Clave de Lua
6. Maria Cândida Pons Martins
Música: Retrato dos Meus Pelegos
7. Davi Selayaran
Música O Jeito é Cantar
8. Cristina Bortoluzzi
Música: Na Ponta dos Dedos

terça-feira, 19 de novembro de 2024

EU PEÇO RESPEITO! - PAULLO COSTA E BAITACA.

Para ouvir Eu Peço Respeito!, clica na imagerm acima
Já está nas plataformas digitais e nos aplicativos de áudio, uma nova canção, fruto da parceria do poeta Paulo Ricardo Costa com o cantor e compositor Paullo Costa, que tem como intérpretes o próprio Paullo Costa e um convidado especial, o cantor Baitaca.

Com o sugestivo título de EU PEÇO RESPEITO!, a letra traduz a inquietação do autor diante da frequente ausência do referido sentimento nas atitudes dos seres humanos. Falta respeito ao semelhante, à natureza, aos animais e à vida, de uma maneira geral.
Segundo o poeta Paulo Ricardo Costa, o respeito é uma norma de conduta que devemos sempre preservar no mundo polarizado em que vivemos, onde todos tem opinião e, podem tê-la. Infelizmente muitos esquecem que o respeito é que faz a diferença entre aquilo que é e o que aparenta ser. 

Parabéns aos autores por abordarem este tema tão relevante, em forma de música.

Segue, abaixo, a letra da chamarra Eu Peço Respeito!, que vocês podem acompanhar ouvindo-a, basta clicar no link:  https://open.spotify.com/playlist/1ES0GIMqOWlYUGldcxZ1yX?si=3e129b38464c487b

EU PEÇO RESPEITO! 
Letra: Paulo Ricardo Costa
Melodia: Paullo Costa
Interpretação: Paullo Costa e Baitaca 

Recitado:  
O respeito é a palavra da moda... 
Eu sei que incomoda aquele que não tem,
Nos Valores e no respeito 
Continuamos sempre atuais, 
Orgulho trazemos no peito, 
De sermos todos iguais. 

Eu peço respeito àquele que acha, 
Que não é a bombacha que faz a tradição, 
Eu peço respeito ao homem do campo, 
Que segue ao tranco, na paz do galpão, 
Eu peço respeito àquele que pensa... 
E não vê diferença entre o peão e o patrão, 
Eu peço respeito àquele que canta... 
E traz na garganta a sua própria razão! 

O respeito é a palavra da moda... 
Eu sei que incomoda aquele que não tem, 
Mas vamos aceitar os defeitos... 
Pois a verdade e respeito faz um homem de bem! 
Nem sempre aquele que cala, concorda com a fala, 
Sem ver seus direitos... Eu te digo com sincerid
ade, 
Só é homem de verdade quem tiver respeito. 

Eu peço respeito aos mais antigos, 
Aos velhos amigos, mulheres e crianças, 
Eu peço respeito a todas as crenças, 
E sem indiferença no tempo que avança, 
Respeito à quem sofre calado 
E vive massacrado sem a luz da esperança... 
Respeito com fé e carinho, 
Que é longo o caminho e a estrada nos cansa. 

Eu peço respeito a quem calça espora, 
Ou apenas ignora, um campeiro montado... 
Respeito a quem vive da encilha, 
Ou apenas entropilha algum verso rimado, 
Respeito a quem se ressente... 
E pensa diferente do mais letrado, 
Respeito a quem desconhece, 
Que todos merecem, seu lugar sagrado.

4º LEGADO PIÁ - INTÉRPRETES CONCORRENTES

O 4º Legado ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. 
Além da mostra competitiva de canções inéditas, o 4º Legado da Canção Gaúcha de Santo Ângelo também realiza um festival para intérpretes, com idades entre 07 e 25 anos, contemplando três categorias etárias. É o Legado Piá que tem como concorrentes os seguintes cantores e cantoras:   

CATEGORIA PIÁ - 07 a 12 anos de idade: 
1. LAURA GUEDES

Música: Meu Interior
Autor: Chico Saratt
2. MURIEL KIRST
Música: Cancha
Autor: Mauro Moraes
3. ALICE CARDOSO
Música: Nas Varandas da Saudade
Autores: Tulio Souza/Arison Martins
4. VALE MAZUÍ
Música: Carta de Outono
Autores: Delci Oliveira/João Bosco Ayala
5. LIANA PEICHE
Música: Flor de Aquarela
Autor: Danilo Kuhn
6. JULIA SCHUCH
Música: Catedral
Autores: Lisandro Amaral/Guilherme Collares

CATEGORIA PIAZOTE - De 13 a 17 anos de idade:
1. JOÃO MICUIM

Música: Sonho Pitanga
Autores: Rafael Machado/Roberto Borges
2. ARTHUR VIEIRA
Música: Por Entender a Vida
Autores: Piero Ereno/Nilton Ferreira
3. NATIELLY GONÇALVES
Música: A Despedida da Casa Velha
Autores: Rodrigo Bauer/Fabrício Secatto
4. IZA CORRÊA
Música: Um Mate Para o Pai
Autor: Nilton Junior da Silveira
5. EVA SOFIA
Música: Dez Artoches e Um Segredo Missioneiro
Autoras: Bianca Bergman/Aline Ribas
6. EMANUELL CORRÊA
Música: O Espelho
Autores: Colmar Duarte/Pirisca Grecco

CATEGORIA PIÁ VÉIO - De 18 a 25 anos de idade:
1. BIA GARCIA
Música: Cantigas Para Meninas Tristes
Autor: Cleiber Rocha
2. HENRY RAMOS
Música: No Silêncio da Memória
Autores: Diógenes Lopes/Juliano Moreno
3. AMANDA NUNES
Música: Carpideira
Autor: Arthur Boscatto
4. PAULO JUNIOR
Música: O Sol, a Terra e a Lua
Autores: Rodrigo Bauer/Pirisca Grecco
5. KÁSSIA SHUQUEL
Música: No Rancho de Madalena
Autores: Matheus Costa/José Augusto Ferreira
6. GABY FERRAZ
Música: Por Ser Lágrima Assim Sou
Autores: Henrique Fernandes/Felipe Goulart

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

4º LEGADO DA CANÇÃO GAÚCHA - MÚSICAS CLASSIFICADAS

A Comissão Avaliadora, integrada por Juliano Moreno, Maikel Paiva e 
Robledo Martins, selecionou 18 (dezoito) composições inéditas para concorrerem no 4º Legado da Canção Gaúcha, festival programado para os dias 14 e 15 de dezembro, em Santo Ângelo/RS.
Confiram:
Classificadas 4° Legado da Canção Gaúcha Geral
1. ÚLTIMO QUARTO DE NOVA
Ritmo: Milonga
Letra: Lau Melgarejo 
Melodia: Matheus Leal 
2. SEPULCRO CAIADO
Ritmo: Carnavalito
Letra: Igor Silveira
Melodia: Igor Silveira
3. EU, ÍNDIO
Ritmo: Canção
Letra: Xirú Antunes
Melodia: Fábio Peralta/Igor Mastroiano
4. O CAMPO SANTO DO VERSO
Ritmo: Milonga
Letra: Otavio Severo
Melodia: Zulmar Benitez 
5. A SINA DE DOM RAMÃO
Ritmo: Milonga
Letra: Déio Morais/Mauro Dias
Melodia: Regis Reis
6. NO QUARTO AZUL DE UM CÉU SEM COR
Ritmo: Milonga
Letra: Lisandro Simões/Carmem Giongo
Melodia: Marcelo Oliveira
7. PRETO E BRANCO
Ritmo: Milonga
Letra: Átila Duarte
Melodia: Rui Carlos Ávila
8. CANÇÃO DA MADRUGADA
Ritmo: Milonga
Letra: Sérgio Carvalho Pereira
Melodia: Gabriel Jardim
9. O ACENO E O ABRAÇO
Ritmo: Canção
Letra: Alex Moreira
Melodia: Alex Moreira/João Pinheiro
10. MEU FILHO ADOÇA O MEU SANGUE
Ritmo: Milonga
Letra: Rodrigo Bauer
Melodia: Nirion Machado/Cristiano Fantinel
11. METAMORFOSE
Ritmo: Canção
Letra: Carlos Hahn
Melodia: Emerson Boca
12. DO POR DO SOL QUE INCENDEIA AS VIDRAÇAS          
Ritmo: Mazurca
Letra: Antônio Guadalupe
Melodia: Mauro Marques 
13. CANÇÃO DA INDECISA ESTRELA
Ritmo: Canção
Letra: Juarez Machado de Farias
Melodia: Antônio Guadalupe
14. VARAL
Ritmo: Milonga
Letra: Douglas Diehl 
Melodia: Jader Duarte 
15. TRANÇA
Ritmo: Milonga
Letra: Matheus Costa
Melodia: Ingrid Dohrs/Bruno Arruda 
16. RIMA MATREIRA
Ritmo: Milonga
Letra: Matheus Costa
Melodia: Matheus Leal 
17. SAN ÁNGEL
Ritmo: Milonga
Letra: Nelci Muller
Melodia: Rubilar Ferreira 
18. MÃOS VAZIAS
Ritmo: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Melodia: Danilo Kuhn 

CÉSAR & ROGÉRIO: 25 ANOS DE ESTRADA

Depois de rodar boa parte do Brasil, já ter recebido indicação para o Grammy Latino, César Oliveira & Rogério Melo voltam às suas origens para comemorar 25 anos de uma exitosa parceria. 
Para celebrar uma data tão simbólica e importante para a dupla, César e Rogério gravam DVD na sua terra, São Gabriel, dentro da programação do Festival de Arte e Cultura do Pampa Gaúcho, que acontece de 22 a 24 de novembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, no município que viu a dupla despontar para a música regional e nacional.
O evento, que terá, em três dias, o melhor da gastronomia, artesanato, música e dança do Rio Grande do Sul, trará shows de outros nomes da música gaúcha, como Mano Lima, Gaúcho da Fronteira, Os Fagundes, Luiz Marenco, Renato Borghetti, Quarteto Coração de Potro, Ênio Medeiros, Grupo Carqueja, Elton Saldanha, Maria Alice, Luiz Cardoso, Projeto Taureando, André Teixeira e Edilberto Bergamo
Nestes 25 anos, César e Rogério se consolidaram não só como referências na música regional, mas abriram caminho para um nicho pouco explorado nestes pagos: o diálogo entre a música do campo e da cidade. A dupla é ardorosa defensora da cultura gaúcha, das tradições, mas sempre dialogando com diversas vertentes da música feita no Rio Grande do Sul, nos mais variados gêneros. 
Na gravação do disco, que marca um momento histórico para a dupla, estarão faixas que César e Rogério transformaram em novos hinos do cancioneiro regional, como  Paleteada, Lá na Fronteira, Apaysanado, Os "Loco" Lá da Fronteira, Depois da Lida e uma canção inédita, Eu, Mais Ela e o Tostado.
Sobre a dupla:
Discos: 17 CDs e 3 DVDs lançados.
Cinco indicações para o Prêmio da Música Brasileira;
Vencedores do Prêmio da Música Brasileira em 2008, como Melhor Dupla Regional do Brasil;
Três indicações ao Prêmio Açorianos
 CD e DVD de Ouro pelo trabalho "Pátria Pampa", em 2015.

Sobre o evento:
O quê: César Oliveira e Rogério Melo comemoram 25 anos de carreira no Festival de Arte e Cultura do Pampa Gaúcho
Quando: de 22 a 24 de novembro
Onde: Parque de Exposições Assis Brasil, em São Gabriel - 
Av. Manoel Antônio de Macedo, 1906
Ingressos (limitados):  R$ 20 (pista), R$ 50 (passaporte para os três dias) e R$ 180 (camarote).
Onde comprar: sympla.com.br ou na loja New Life, em São Gabriel 
O festival tem patrocínio do Banrisul.

sábado, 16 de novembro de 2024

OS PREMIADOS NO 15º CANTO MISSIONEIRO E NO 14º CANTO PIÁ

César Gomes e Ângelo Franco: Autores e Intérpretes da música vencedora
Número expressivo de personagens do nativismo gaúcho esteve reunido nos dias 14, 15 e 16 de novembro em Santo Ângelo, para vivenciar as emoções do 15º Canto Missioneiro da Música Nativa, festival de músicas inéditas promovido pela prefeitura municipal da Capital das Missões.
Ao todo, 22 canções concorreram nas Fases Local e Geral, dentre as quais, a comissão avaliadora formada por Analise Severo, Araken Maicá, Érlon Péricles, Francisco Brasil e Ricardo Comassetto, destacou 13 (treze) para disputarem, neste sábado, 16, os prêmios definidos no regulamento da mostra competitiva
Tão logo findou-se a apresentação das músicas finalistas, os jurados retiraram-se para local isolado, a fim de determinar o resultado do festival. Enquanto isso, o público que ocupou a praça em frente à Catedral Angelopolitana, pode apreciar ao espetáculo do cantor campeiro Walther Morais. 
Ao final conquistaram premiações os seguintes concorrentes:

Primeiro Lugar: 
PELA ENCILHA DO CAVALO JÁ SE CONHECE O SUJEITO
Letra: Cesar Gomes
Melodia: Ângelo Franco
Interpretação: Ângelo Franco e César Gomes

Segundo Lugar: 
MISSÕES
Letra: João Sampaio/Mauro Augusto Santos
Melodia: Guilherme Castilhos
Interpretação: Lincon Ramos

Terceiro Lugar: 
NO GALPÃO DA MINHA INFÂNCIA
Letra: Túlio Souza 
Melodia: Arison Martins
Interpretação: Flávio Hanssen
Melhor Instrumentista: MARINÊS SIQUEIRA
Marinês Siqueira: Melhor Instrumentista
Música: Mulher Missioneira
Instrumento: Gaita
Melhor Letra: MERCADO DE FRUTOS
Autor: Lau Melgarejo 
Melhor Melodia: MISSÕES
Autor: Guilherme Castilhos
Melhor Tema Missões: CANTO ÍNDIO
Letra: Su Paz 
Melodia: Carlos Moeller
Interpretação: Su Paz
Música Mais Popular: ALMA RUBRA
Letra: Luis Gustavo de Oliveira
Melodia: Ivanhoé Ferreira Júnior
Interpretação: Vilson Maicá
Flávio Hanssen: Melhor Intérprete

Melhor Intérprete: FLÁVIO HANSSEN
Música: No Galpão da Minha Infância












ETAPA LOCAL:
Primeiro Lugar: 
ALMA RUBRA
Letra: Luis Gustavo de Oliveira
Melodia: Ivanhoé Ferreira Júnior
Interpretação: Vilson Maicá
Segundo Lugar: QUEM SOMOS
Letra: Gustavo Meneghetti
Melodia: Gustavo Meneghetti
Interpretação: Gustavo Meneghetti, Ezequiel Paiva e Fábio Oliveira
Terceiro lugar: MULHER MISSIONEIRA
Letra: Maria Olivia Antunes de Melo 
Melodia: Marinês Siqueira/Celso Braz
Interpretação: Marinês Siqueira

14º CANTO PIÁ MISSIONEIRO:
Antes da grande final do 15º Canto Missioneiro, foi realizado o 14º Canto Piá Missioneiro, festival para intérpretes infantojuvenis.  Reproduzimos a seguir o resultado do certame:

Categoria JUVENIL: 
Primeiro Lugar: EVA SOFIA DA SILVA 
Música: Dez Artoches e um Segredo Missioneiro
Autoras: Bianca Bergman/Aline Ribas
Segundo Lugar: GABRIEL SABADINI PRESTES 
Música: Poema da Quinta Lua
Autores: Sergio Carvalho Pereira/Cristian Camargo
Terceiro Lugar: ANITA RODRIGUES 
Música: Bondade
Autores:  José Ricardo Nerling

Categoria MIRIM:
Primeiro Lugar: 
MURIEL KIRST 
Música: Cancha
Autor: Mauro Moraes
Segundo Lugar: MANUELA RAMOS 
Música: Parti
Autores: Diego Müller/Guilherme Castilhos/Lucas Ferrera 
Terceiro Lugar: DHAYRA CESARINO
Música: Pandorga
Autores: Humberto Gabbi Zanatta/Nelson Canário

PROGRAMA GENTE GAÚCHA: MAIS MÚSICA, MENOS PROSA


Já está galopeando nas "ondas" das rádios parcerias, a  edição mais recente do Programa Gente Gaúcha, produzido e apresentado semanalmente pelo comunicador Jairo Reis,  
com edição do músico e técnico de áudio Germano Reis. 
Com duas horas de duração, o PGG apresenta quatro blocos, ou invernadas, durante as quais os ouvintes poderão apreciar músicas de qualidade, poesias de fundamento e diversas informações sobre o nativismo e a cultura regional gaúcha.    
Nesta olada, por recomendação médica, o condutor do programa reduziu sua participação oral, colocando mais músicas pra rodar. 
primeira invernada contou com o talento dos cantores: LUIZA BARBOSA & JOÃO LUIZ CORRÊA,  JULIANO JAVOSKI & CESAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO, JOÃO DE ALMEIDA NETO E JOSÉ CLÁUDIO MACHADO, CÉSAR PASSARINHO, ALEMÃO DO BORORÉ, NENITO SARTURI.
segunda invernada foi inaugurada pelo GRUPO RENASCENÇA. Em seguida antecipamos o Quadro Ronda dos Festivais que, além de informar sobre os eventos previstos para novembro, divulgou o resultado e repercutiu o resultado do 39º Ponche Verde de Dom Pedrito, rodando as músicas premiadas no festival realizado no final de semana passado. Na parte musical, os ouvintes puderam conferir as interpretações de: PATRÍCIA PEDROZO, RAINERI SPOHR & JULIANO MORENO, LUCAS GROSS & MAURO SILVA, NILTON FERREIRA.
O quadro Ronda dos Festivais prossegui na terceira invernada, desta feita repercutindo e mostrando as músicas premiadas no 8º Acorde do Pampa em Canção, realizado nos dias 08 e 09 de novembro, em Rosário do Sul. No rol de intérpretes aparecem:  ALINE BOSA, IGOR TADIELO, CLÁUDIO VARGAS , FELIPE COELHO.  Na abertura da terceira invernada, teve o gaitaço do conjunto OS TIRANOS.
Na quarta e derradeira invernada o Programa Gente Gaúcha dedica a seus ouvintes uma seleção musical de fundamento, estrelada pelos cantores: LUIZ MARENCO & JARI TERRES, DÉLCIO TAVARES, PEPEU GONÇALVES, NARDEL SILVA 
Para prestigiar o Programa Gente Gaúcha, basta sintonizar uma das rádios parceiras, elencadas abaixo, ou então sintonizar o Canal Chasque Gaúcho no YouTube. https://www.youtube.com/@chasquegaucho

EMISSORAS PARCEIRAS: 
Amizade FM 87.9 - Foz do Iguaçu/PR - Domingo: 8h
Ampére AM 1460 - Ampére/PR -Domingo:14h15m
Aragana Web - Porto Alegre - Domingo: 7h - Segunda-feira: 20h
Araucária FM 104.9 - São José Ouro - Sábado:6h     
Bagual.Com - Blumenau/SC - Domingo:12h
Cadeira Cativa - Santo Ângelo - Domingo: 5h
Campeiro FM - Cruzeiro do Sul - Sexta:19h
Campereada do Sul - Rodeio Bonito - Terça:09h
Campo Afora – Santo Antônio da Patrulha - Domingo: 15h
Campos Neutrais - Santa Vitória Palmar - Terça:20h -Quinta:10h - Sábado:6h
Canal 8 FM 104,9 - Mariópolis/PR - Sábado: 17h
Chimarrão - Caxias do Sul - Domingo:8h
Cidade Web - Tangará da Serra/MT - Domingo:8h e 14h
De Pátria Querência - Parobé - Sábado - 17h - Terça-feira - 19h30
Dumassa FM 98,5 - São Borja - Segunda:11h
Embalo Jovem - Goioxim/PR - Domingo: 05h
Expressão - Canoas - Domingo: 15h
Fidelidade FM 104,9 - Cambará do Sul - Domingo:10h - Segunda:14h
Fronteira Sonora - Passo Fundo - Terça: 20h - Quinta: 20h
Fronteira.Web - Jaguarão - Sábado 18h - Domingo: 14h
Fundo da Grota - Camboriú/SC - Sábado:8h
Gaudéria – Palhoça/SC - Terça:12h e 22h
Genuína - Cruz Alta - Sábado: 8h30 e 17h - Domingo: 8h30m e 14h 
Itapuã FM 87.9 – Viamão - Domingo:12h
M'Ysa – Ijuí - Sábado:12h
Maria Rosa FM 104.9 - Curitibanos/SC - Segunda: 20h
Nossa Web Radio - Santo Augusto - Domingo:11h
Pampeana - Chapecó/SC - Segunda:15h - Sexta:11h
Papareia – Balneário Cassino – Rio Grande/RS - Sábado:9h
Pátria Gaúcha - Itajubá/MG - Segunda:22h
Periquitos Web - Carazinho - Domingo:18h - Quarta-feira - 17h
Portal da Tradição - Passo Fundo - Domingo:18h
Querência Farrapa – Viamão - Domingo: 6h
Rio Grande Digital - Sapiranga -  Sábado:7h30 - Terça:19h30min
Seminário Web - Chapecó/SC - Sábado: 17h - Domingo: 21h15
Som da Serra - Campestre da Serra
Terra Gaúcha - Santa Cruz do Sul - Sexta: 19h
Terra Nova Digital - São Francisco de Assis - Sábado: 08h
Tio Prenda - Florianópolis/SC - Sábado:10h
Tropeiros - Curitibanos - Domingo:15h
Upacaraí AM 1330 - Dom Pedrito - Sábado:13h
Vozes do Sul - Canoas - Sábado - 10h - Domingo:10h
WWG - Jaraguá do Sul/SC - Sábado: 20h - Domingo:20h