5 de setembro de 2018

MEMORIAL DOS FESTIVAIS


Visando levar ao grande público, um pouco mais de conhecimento sobre os festivais nativistas do Rio Grande do Sul,  a SEDACTEL, através do Arquivo Histórico do RS, realiza, de maneira muito oportuna, a exposição Memorial dos Festivais: A Música Contando a História do Rio Grande.



A atividade pode ser conferida de 06 a 30 de setembro, no segundo andar do Memorial do RS (Sala do Tesouro), com entrada franca.     
A ideia é relembrar alguns dos principais festivais que marcaram a produção artística musical do estado. O material exibido integra o acervo do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), transferido parcialmente ao Arquivo Histórico no ano passado. A mostra traz materiais gráficos, fotografias, documentos e objetos. Também serão expostos troféus e revistas sobre os festivais, do acervo do Museu Antropológico do RS, também oriundos do IGTF.  
Histórico 
Com a criação da Califórnia da Canção Nativa, em 1971, no município de Uruguaiana, por Colmar Duarte e parceiros, foi iniciada a divulgação da música regional gaúcha. A partir disso, surgiram muitos outros festivais, expandidos por todo o Rio Grande, bem como Santa Catarina e Paraná. No decorrer das décadas de 1970, 1980, 1990 até os dias atuais, são contabilizados cerca de 200 festivais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu comentário, mas por favor, te identifica. Grato e um baita abraço.